Tikka Masala de tofu + fotos da minha viagem à Índia

Receitas, Viagens
5 Set, 2014

Tikka MasalaO meu primeiro impacto quando cheguei sozinha à Índia, em 2011, foi “isto é horrível e eu quero ir-me embora, já!”.

Eu já tinha viajado por vários países com culturas diferentes da nossa, mas o choque cultural que senti ao chegar àquela terra foi muito forte. A confusão, a poluição e sujidade nas cidades, o barulho constante, o acentuado contraste entre a riqueza e a pobreza e, claro, a comida. Passadas umas semanas, o meu estômago já chorava. Não havia maneira de os fazer entender o significado de “not spicy”!

                                Se quiseres sobreviver na Índia, tens que aprender a jogar com as regras deles.

Passei o primeiro mês num retiro de yoga, no norte da Índia, e todos os dias dizia a mim mesma que “assim que isto terminar, eu mudo o meu bilhete de avião e regresso para Portugal e não volto a pôr cá os pés!”. Mas é claro que isso não aconteceu. Apesar da minha resistência, a Índia conseguiu derreter o meu coração, por vezes teimoso, e fazer com que me apaixonasse – sim, mesmo com a confusão e o barulho e a comida “very spicy”.

Apaixonei-me de tal maneira pela Índia, e principalmente pelas pessoas, que estou sempre a pensar na minha próxima viagem, que espero ser em breve e, desta vez, a Kerala. Até lá, vou lendo romances passados neste país, livros sobre medicina ayurveda (medicina tradicional indiana) e deliciando-me com pratos indianos que vou preparando (“not spicy”, claro).

Esta receita de Tikka Masala foi inspirada no filme que vi esta semana, “A viagem dos cem passos”. Um filme encantador que conta uma história, passada no esplendor de uma aldeia no Sul de França, entre uma família indiana recém-chegada à aldeia e a dona de um famoso restaurante local. As comidas preparadas, no filme, são tão apetitosas que eu saí do cinema com desejos de especiarias! Assim que cheguei a casa, fui logo pesquisar uma receita que satisfizesse esse meu desejo e que pudesse, também, partilhar convosco.

O prato indiano tradicional Tikka Masala é feito com galinha, embora os vegetarianos costumem substituir por paneer (um queijo típico indiano à base de leite de vaca). No entanto, como eu não como lacticínios de vaca, e também não os recomendo, eu decidi substituir por tofu, pois é um alimento neutro e versátil que combina com quase tudo.  Também optei por substituir o arroz basmati branco por integral e os típicos cajus por amêndoas. Apesar de ter muitos ingredientes, principalmente especiarias, é uma receita muito fácil e rápida de preparar. Ah, e é deliciosa e “not spicy“! ; )

TIKKA MASALA DE TOFU

(Receita adaptada do site Epicurious)

(2 pessoas)

1 chávena de arroz basmati integral, demolhado em água durante a noite

250gr de tofu

2 colheres de chá de coentros secos

1/2 colher de chá de cardamomo em pó

1 1/2 de chá de cominhos

1/4 de colher de chá de canela

1 1/2 colher de chá de noz-moscada

1 1/2 colher de chá de paprika

1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado

Sal q.b.

4 colheres de sopa de ghee (manteiga clarificada) ou manteiga de côco

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

1 chávena de polpa de tomate (sem conservantes)

2 chávenas de água

2/3 chávena de natas de côco/aveia/arroz

1/4 chávena de coentros frescos picados

1/4 chávena de amêndoas palitadas, ligeiramente tostadas na frigideira

– Escorre a água onde o arroz se encontra a demolhar, lava-o bem debaixo de água corrente e coloca numa panela a cozer em água e sal (lembra-te que o arroz integral cozido é mais rijo do que o branco);

– Num outro tacho, prepara um refogado com o ghee/manteiga de côco + cebola. Quando a cebola começar a ficar translúcida, junta o alho e o gengibre e deixa saltear durante cerca de 1 minuto;

– Adiciona a polpa de tomate, as natas, todas as especiarias, sal e mexe bem;

– Junta o tofu e deixa a cozinhar até que o molho se encontre quente (e a casa a cheirar a Índia ; );

– Coloca o arroz num prato com o molho por cima, ou ao lado, e polvilha com os coentros e amêndoas;

Bom apetite!

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This