Como ficar rapidamente em forma após o parto

Exercício físico
14 Out, 2016

Depois dos longos meses de gestação, ficar em forma após o parto é uma das principais preocupações das mulheres.

Se já tiveste filhos, sabes que o corpo que tinhas antes de engravidar não é o mesmo que tens agora – jamais será.

O teu corpo, que antes era apenas um corpo de mulher, agora é também um corpo de mãe, que naturalmente apresenta as suas marcas – são as “marcas de guerra”, como a minha querida doula, Carla Silveira, costuma dizer.

Durante 9 meses, o teu corpo, forte e inteligente, gerou uma vida dentro de si. Ele deu vida ao teu bebé; ele acolheu-o, nutriu-o e forneceu-lhe tudo aquilo de que ele necessitou, desde que era apenas um pequenino embrião até se ter transformado num bebé lindo e saudável.

E só por isso, mãe, peço-te que pares agora mesmo e que lhe demonstres a tua gratidão.

Mais do que apontar tudo aquilo que desgostas, no teu novo corpo de “mãe guerreira”, é essencial que lhe estejas grata.

Esse corpo maravilhoso deu-te o maior dos tesouros e se, durante a “batalha”, ficou com algumas “cicatrizes”, tudo bem. Certamente que a guerreira que há em ti não se importará. 

Não é só o teu corpo que não é o mesmo, também tu não és a mesma.

Tudo mudou.

De um momento para o outro, tudo está diferente, inclusivamente o teu corpo. Creio que a isso se chama “maternidade”, não?!

As intensas alterações – físicas, psicológicas e emocionais -, que aconteceram ao longo de toda a gravidez, naturalmente tiveram um impacto no teu corpo.

O aumento do peso corporal; as tantas alterações hormonais; a retenção de líquidos; o parto, que pode ter deixado alguma sequela, como uma cicatriz no abdómen ou no períneo; as estrias, entre outros, são fatores que resultam numa transformação corporal.

O teu corpo está diferente. E em primeiro lugar é preciso que o aceites e aprendas a amá-lo tal como ele é, neste momento. 

E, mais, é necessário também que confies nele e na sua capacidade de recuperação e regeneração.

Esta aceitação, do teu novo corpo de “mãe guerreira”, não te impede que faças exercício físico, independentemente se a motivação se baseia na estética ou na saúde e bem-estar.

Contudo, é muito importante que tenhas certos cuidados, uma vez que o teu corpo ainda está a recuperar, quer da gravidez quer do parto. Para além disso, é também necessário que tenhas em conta a fase de vida em que te encontras – adaptação a uma rotina diferente, em que tudo é uma novidade; estás mais cansada, vulnerável, com sono, etc.

O teu corpo precisa de descanso e carinho, de maneira a fazer uma boa e rápida recuperação. Deste modo, é essencial que o escutes e respondas às suas necessidades.

“Hhmmm….tenho uma hora disponível, pois o bebé está a dormir. Apetece-me comer, dormir, arrumar a casa ou fazer exercício físico?”

Se a resposta for “fazer exercício físico”, calça os ténis e siga!

 

De modo a teres uma orientação mais concreta e profissional, sobre como ficar em forma após o parto, pedi à prof. Rita Fragoso, responsável pelas aulas de “pós-parto” do Clube VII, para esclarecer algumas questões.

 

prof. Rita Fragoso

prof. Rita Fragoso

Rita, após o nascimento, quando é que se pode voltar a treinar?

 

Assim que a/o médica (o) permitir a puérpera deve voltar a treinar, normalmente passado 1 mês após parto normal e  1,5 a 2 meses após cesariana, mas acontece com frequência começarem após 3 semanas no primeiro caso.

Com a actividade física dentro e /ou fora de água é mais fácil para a mãe recuperar o peso, aliviar a retenção de líquidos, para além dos efeitos psicológicos positivos e diminuição de eventual depressão e stress.

Os exercícios do pavimento pélvico podem e devem ser feitos assim que a mulher se sinta preparada, podendo ser realizados no conforto da sua casa. O regresso às aulas dentro de água tem os mesmos requisitos que em terra, só ter em atenção que enquanto houver sangramento não deve ir, por forma a evitar qualquer infecção.

Qual o tipo de exercício físico que se deve fazer de maneira a recuperar a forma após o parto?

A puérpera deve fazer trabalho de força, como anteriormente referenciado e trabalho cardiovascular. A intensidade será ditada pela sua condição de momento.

Também na água este é o trabalho a ser feito,  tendo os benefícios de ajudar no retorno venoso, a pessoa ficar mais leve pela acção da gravidade e de se conseguir momentos de relaxamento muito profundos.

No entanto, é importante dosear expectativas e compreender e aceitar que o pré e o pós parto fazem parte de um processo, são 9 meses de alterações corporais ao longo da gravidez e também o pós parto pode demorar esses 9 meses para recuperação, podendo haver alterações que ficarão para o resto da vida dessa mulher.

Tudo varia e é importante relembrar e aceitar que todas somos diferentes e que por isso o processo de uma mulher não é o processo da outra. O mais importante é que a mulher volte a ter uma rotina de exercício físico de forma progressiva e que seja confortável para ela e que vá “escutando o seu corpo”.

Quais os cuidados que se devem ter no regresso ao treino físico?

De início os abdominais são contra-indicados, pois a diastese abdominal (aumento do espaço entre os retos abdominais) é proeminente. Esta  tende a ser maior após a 1a gravidez, mas também em mulheres sedentárias.

É importante que haja um respeito pelo corpo e por todas as alterações que sofreu e ter um regresso progressivo. Outra questão é o cansaço desta mãe, portanto uma parte fundamental da aula será o relaxamento.

 

As aulas de pós-parto da prof Rita Fragoso são realmente fantásticas, divertidas e, sem dúvida, ajudam a ficar rapidamente em forma após o parto!

Às 2as e 4as-feiras, no Clube VII, das 16h-17h, lá se reúnem as mães com os seus bebés (sim, podes levar o teu bebé!). O grupo é pequeno e acolhedor, o que torna possível um cuidado mais personalizado por parte da prof. Rita.

Clube VII está a oferecer 10 CONVITES GRATUITOS para ires experimentar uma aula pós-parto com a prof. Rita Fragoso.

Clica aqui e reserva o teu lugar!

 

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This