Escolha uma Página

Vídeo TEDxOporto – Francisca Guimarães

8 Mai, 2014Antiaging, Beleza, Saúde

O vídeo da minha apresentação no TEDxOporto “O que está a envelhecer a mulher moderna”, já está publicado!

Ver este vídeo fez-me relembrar as tantas emoções que senti quando subi ao palco e partilhei, com um público de aproximadamente 1000 pessoas, esta mensagem tão importante nos dias que correm. O vídeo apenas mostra os 11 minutos de discurso, mas a verdade é que existiram muitos outros momentos que jamais irei esquecer.

Recordo-me que após o jantar de oradores, que aconteceu na noite anterior ao evento e onde tive a honra de ficar sentada ao lado do Henrique Cymerman, eu regressei ao hotel e, estranhamente, adormeci de imediato. Às 4 da manhã despertei e algo muito estranho aconteceu. Estava eu deitada, com os olhos fechados e, de repente, todo o discurso começou a passar pela minha cabeça, vezes sem conta, como que relembrando-me de cada palavra.

Quando finalmente o despertador tocou, 3 horas mais tarde, eu já tinha discursado, lá em cima do palco, repetidas vezes. A apresentação já tinha acontecido, algures na minha consciência, agora apenas tinha que materializá-lo.

Eu fui a primeira oradora e lembro-me de ter recebido uma salva de palmas por parte dos restantes oradores, pois estava num lugar que nenhum deles desejava! Mas cá entre nós, eu até preferi assim – o público estava fresco, atento, motivado e eu nem tive tempo para me “stressar”!

Wow, que sensação a de estar, apenas eu, em palco a falar para tanta gente! Só existia o silêncio e a minha voz. Até houve momentos em que tive a sensação de estar a discursar sozinha – como tinha feito tantas vezes em casa.

Quando terminei o discurso e desci as escadas, de volta à plateia, senti uma sensação de contentamento e relaxamento indescritível – pudera, depois da descarga de adrenalina que tinha tido! Tinham sido semanas de preparação (nem imaginas o trabalho que está por detrás daqueles 11 minutos!) e a hora “H” tinha chegado.

Eu recebi muitos comentários de “parabéns”, “que discurso fantástico”, “estiveste muito bem”, etc. No entanto, e mesmo tendo sido eu a apresentá-lo, os “louros” não me pertencem apenas a mim. Por detrás desta apresentação, existiram pessoas sem as quais nada disto teria sido possível. E uma vez que lhes estou tão agradecida, faço questão de o fazer publicamente.

Um forte agradecimento…

à equipa do TEDxOporto, não só pelo convite mas também pelo apoio constante que me deram, antes e durante o evento.

À SOAP, por ter acreditado em mim e ter feito uma apresentação gráfica incrível! Um verdadeiro exemplo de profissionalismo!

Aos Toastmasters de Algés, por me terem ensinado tudo o que sei sobre public speaking.

À minha família e amigos pelo apoio incondicional que me deram. Adoro-vos!

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

 

logo - ORGANII

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes