Escolha uma Página

Um dos alimentos que mais acelera o envelhecimento

Antiaging
20 Jan, 2016

Ter um corpo jovem, elegante, sensual e bonito, por muito e muito tempo, é com certeza um dos desejos mais protegidos, e até talvez secretos, das mulheres – seguramente teu também. A vontade de cuidares e preservares a tua beleza e juventude é algo absolutamente natural e intrínseco à tua feminidade – nasceu contigo, faz parte da história da mulher e, principalmente, parte do “ser mulher”. É um desejo absolutamente legítimo e que jamais deveria ser percepcionado como “vaidade” – desde quando é que cuidares de ti mesma, e do corpo que te permite viver, significa seres vaidosa?!

Porém, nos dias de hoje, conseguir um corpo jovem e bonito não é tarefa fácil. O estilo de vida tão frenético, e em total desarmonia com a natureza do nosso ser, cria um desgaste físico e mental que, naturalmente, leva a um aceleramento do envelhecimento, manifestando-se no aparecimento precoce de rugas, pele flácida, cabelos brancos, falta de energia, etc.

Um dos fatores que mais peso tem no envelhecimento/antienvelhecimento é aquilo que comes, ou seja, a tua alimentação. Da mesma maneira que existem alimentos que promovem o rejuvenescimento das células do teu corpo, também existem alimentos que promovem o seu envelhecimento, sendo que um dos que mais o acelera é algo que talvez até comas diariamente – o açúcar.

De que maneira o açúcar acelera o envelhecimento?

Sempre que ingeres um alimento, as suas moléculas irão reagir bioquimicamente com as células do teu corpo. No caso do açúcar, a reação que acontece no teu organismo quando o ingeres, e que contribui para o aceleramento do envelhecimento, chama-se glicação.

A glicação acontece quando uma molécula de açúcar, presente nos hidratos de carbono, se liga a um aminoácido, presente nas proteínas, levando à formação de AGE’s (advanced glycation ending products). Por sua vez, estes compostos promovem o envelhecimento celular através do desencadeamento de uma resposta inflamatória crónica e, também, do enrijecimento das células, tornando-as disfuncionais. Aliás, esta rigidez celular é um dos fatores responsáveis pelo aparecimento de rugas, uma vez que afeta as proteínas de colagénio e elastina, encarregues pela estrutura e elasticidade da pele.

O teu corpo precisa de açúcar, ou hidratos de carbono, de maneira a ter energia e conseguir funcionar devidamente. Contudo, o segredo está no tipo de açúcar que ingeres e em que quantidades.

Quais os restantes alimentos que aceleram o envelhecimento e quais os que rejuvenescem?

De maneira a partilhar contigo tudo o que precisas de saber acerca dos alimentos que promovem o envelhecimento/rejuvenescimento, assim como tantas outras dicas baseadas num estilo de vida que verdadeiramente fomenta a juventude e longevidade – e te pode ajudar a conseguir um corpo jovem, elegante, bonito e cheio de energia – eu convido-te a participares no Workshop de Antiaging e Longevidade (clica aqui para veres as datas e locais das próximas edições).

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes