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Porque fazer sauna deve fazer parte da tua rotina semanal

Antiaging, Beleza, Saúde
26 Mar, 2015

SaunasHá milhares de anos que as saunas são utilizadas, em várias partes do mundo, devido aos benefícios magníficos que aportam, quer para a saúde quer para a beleza corporal. No entanto, parece que este hábito  de frequentar saunas caiu em desuso, talvez pelo conhecimento acerca dos seus efeitos se ter perdido ao longo das gerações.

A princípio, as saunas, tradicionalmente utilizadas na Finlândia, tinham como principal objetivo o relaxamento e purificação do corpo e mente. Após um longo dia de trabalho, sobretudo no campo, os finlandeses reuniam-se numa sauna, geralmente exterior, onde podiam relaxar os músculos e articulações, aliviar o cansaço e também conviver com outras pessoas. Contudo, hoje em dia sabe-se que os benefícios das saunas vão mais além do que o mero relaxamento corporal e mental.

Alguns dos principais benefícios das saunas:

1. DESINTOXICA O ORGANISMO

O princípio basilar das saunas assenta na capacidade que estas têm de gerar um forte calor interno, resultando num aumento substancial da sudorese (suor/transpiração). Ao contrário do que possas pensar, transpirar não só é essencial como também apresenta variados benefícios para a tua saúde, começando pelo facto de que ajuda enormemente o teu organismo a expulsar toxinas que lhe são prejudiciais e que não conseguem ser eliminadas através dos naturais métodos de desintoxicação do corpo (recomendo que leias o artigo “Os perigos dos desodorizantes convencionais“). Logo, uma vez na sauna, a temperatura corporal começa a aumentar e as glândulas sudoríparas, que se encontram distribuídas ao longo do corpo, são estimuladas a produzir suor, iniciando-se assim uma profunda desintoxicação interna.

2. NUTRE, LIMPA E REJUVENESCE TODA A PELE DO CORPO

A humidade das saunas, quando utilizado vapor, promove a abertura dos poros, fomentando a limpeza de impurezas  presentes à superfície da pele. O consequente aumento do aporte sanguíneo às superfícies cutâneas leva a um maior fornecimento de oxigénio e nutrientes, ajudando a nutrir e rejuvenescer as células epidérmicas (da pele).

3. ALIVIA O STRESS E AJUDA A INDUZIR O SONO

Um dos efeitos mais notórios que se sente após frequentar uma sauna é o profundo relaxamento, físico e mental. A maneira como a energia interna se move durante aqueles minutos em que nos encontramos na sauna, promovem uma tranquilidade interior tão intensa capaz de espantar qualquer insónia, principalmente se a causa desta for o stress.

4. FORTALECE O SISTEMA IMUNITÁRIO

As altas temperaturas a que estamos expostos quando fazemos sauna criam uma hipertermia (aumento da temperatura corporal) que se assemelha a um estado febril. Este estado irá então ativar os mecanismos naturais de cura existentes no nosso organismo, estimulando uma maior produção de glóbulos brancos e anticorpos.

5. LIMPA AS VIAS RESPIRATÓRIAS

Quando usado vapor, as saunas servem de uma grande ajuda a desobstruir, descongestionar e suavizar as vias respiratórias. Se costumas sofrer de rinite, sinusite, asma ou bronquite, as saunas são altamente indicadas (mas tem que ser utilizado vapor). Sempre que sentires que uma constipação poderá estar a surgir, faz uma sessão de sauna (com vapor) e nota como o alívio dos sintomas é quase imediato.

6. ALIVIA DORES MUSCULARES E ARTICULARES

O calor que a sauna gera leva o corpo a segregar endorfinas, hormona que, entre outros, tem um efeito tranquilizante e minimizador das dores muculares e articulares. Os mecanismos naturais de cura, acionados pelo aumento da circulação sanguínea, também contribuem para o alívio da dor.

 

DICAS PARA UMA BOA SESSÃO DE SAUNA

1. Toma um banho de chuveiro de maneira a removeres bactérias, presentes na pele, que possam reproduzir-se rapidamente em ambientes quentes. É importante que utilizes apenas sabão/gel-de-banho totalmente natural, pois os poros irão estar mais dilatados e os químicos presentes nos géis e sabões convencionais irão ser facilmente absorvidos pela pele;

2. Entra na sauna, assegurando-te que não tens lentes de contacto (pois correm o risco de derreter ou até mesmo queimar os olhos) nem nenhum acessório metálico (brincos, pulseiras, colares, relógios), uma vez que poderão desencadear uma queimadura. Permanece lá dentro entre 5-10 minutos. Durante este tempo, podes aproveitar para meditar ou simplesmente relaxar. Cuidado, não adormeças!;

3. Volta ao chuveiro e passa-te por água fria (o mais frio que aguentares), de maneira a aumentar os benefícios relacionados com o fortalecimento do sistema imunitário, ação antioxidante, melhoramento da circulação sanguínea, recuperação pós-treino;

4. Regressa à sauna e permanece mais uns 5-10 minutos;

5. Volta a passar-te por água fria;

6. Após terminares a sessão de sauna, é recomendado que bebas bastante água de modo a reestabeleceres os níveis de fluídos, minerais e eletrólitos;

7. É importante que descanses nas horas seguintes, logo fazer uma sessão de sauna ao final do dia ou num dia em que tenhas uma agenda mais tranquila é o mais indicado;

Em geral, pelo menos uma sessão semanal de sauna é o mais aconselhado.

ATENÇÃO!

Não deverás frequentar saunas se:

– estiveres grávida;

– sofreres de hipotensão ou hipertensão;

– estiveres em jejum;

– sofreres de problemas cardiovasculares e/ou renais;

– estiveres com febre;

– se te encontrares com algum tipo de infeção;

Na dúvida, o ideal será consultares o teu médico.

Existem diversos tipos de saunas que, de acordo com a sua qualidade, irão oferecer menores ou maiores benefícios à saúde e beleza. Assim, é essencial que frequentes uma sauna de alta qualidade e que tenha sido construída tendo em conta a tecnologia mais avançada, assim como todas as regulamentações e recomendações de segurança.

A sauna que eu frequento e confio é a do Clube VII. Esta sauna foi fabricada por uma prestigiada marca finlandesa, que conservou a tradição e princípios das saunas originais dando ao mesmo tempo um acabamento moderno e com tecnologia inovadora. Para além da função original, esta sauna também oferece a possibilidade de criar vapor dentro da cabine, podendo assim usufruíres dos benefícios da humidade.

Se quiseres experimentar uma sessão gratuita nesta sauna do Clube VII, assim como conheceres todo o espaço, escreve um comentário abaixo deste artigo, com nome e email (este será apenas visualizado por mim). As primeiras 10 pessoas a escreverem ganham um convite de entrada. Aproveita a oportunidade e escreve já!

 

Partilha este artigo aqui com quem achares que gostasse de usufruir de uma sessão de sauna (gratuita!).

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

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