Escolha uma Página

Pizza saudável e que não engorda (nem provoca gases!)

Receitas
5 Dez, 2013

PizzaToda a gente adora pizza, certo? Aliás, estou segura de que é uma das comidas preferidas das crianças e, também, de muitos adultos. É fácil de fazer, saborosa e o facto de se poder comer com as mãos faz com que seja ainda mais apelativa.

O grande “senão” de comer pizza é o facto de engordar e provocar gases. Apesar de ser muito yummy, a pizza é uma comida pesada o que acaba por contribuir para o “pneuzinho” e por deixar a tua barriguinha cheia de gases, o que não é nada agradável nem para ti nem para os outros!

O que as faz as pizzas serem tão difíceis de digerir é o facto de juntar a farinha de trigo branca – que por ser refinada torna-se num “açúcar que engorda” – e o queijo – que tem demasiada gordura. Para além disso, a farinha de trigo contém bolhinhas de ar que se libertam uma vez digerida e, também, glúten.

Para quem não sabe, o glúten é uma proteína que se encontra no trigo, centeio e cevada. Esta substância irrita as paredes intestinais e provoca inflamação. De acordo com alguns especialistas, todos os seres humanos são intolerantes ao glúten podendo manifestar variados sintomas. A verdade é que todas as minhas clientes notam diferenças – a nível digestivo e energético – quando deixam de o consumir. Experimenta deixar de comer todos os alimentos que contenham esta proteína durante umas 3-4 semanas e vê como te sentes. Uma coisa é certa, o inchaço abdominal que tantas mulheres se queixam diminui e, em certos casos, chega mesmo a desaparecer.

Esta receita de pizza não contém trigo nem qualquer outro tipo de farinha, o que a torna muito ligeira. A base é feita com couve-flôr (não te preocupes porque não se sente o seu sabor) + queijo de cabra + ovos. Quem me conhece sabe que, por vários motivos, não sou defensora de consumir proteína animal. No entanto, neste caso os ovos e o queijo de cabra (desde que sejam biológicos) acabam por ser uma opção melhor em relação à farinha, e necessários para unir a massa. O facto de a proteína do leite de cabra ser mais pequena – relativamente ao da vaca – faz com o teu organismo a digira mais facilmente. Apenas uma nota muito importante: os ovos e o queijo de cabra devem ser biológicos – penso que não queres antibióticos e hormonas químicas a circularem no teu organismo.

PIZZA DE COUVE-FLÔR

Base
1 cabeça de couve-flôr
1/2 caneca de feta de cabra biológico
1 ovo biológico, ligeiramente batido
1 colher de chá de oregãos secos

Molho de tomate
2 colheres de azeite
4 dentes de alho, picados
1 cebola média, picada
2 pimentos vermelhos, cortados às tirinhas
3 tomates, descascados e cortados aos cubinhos
1 colher de sopa de oregãos
2 folhas de louro
Sal grosso e pimenta

Preparação da base
– Ligar o forno a 200ºC e colocar uma folha de papel vegetal sobre um tabuleiro de ir ao forno;
– Triturar, num processador de comida, as “florzinhas” da couve-flôr até que se tornem uma espécie de côco ralado. Não triturar demasiado para não ficar uma mistura pastosa;
– Misturar todos os ingredientes da base numa taça e colocar a massa sobre o papel vegetal em forma de círculo e com uma espessura de cerca de 2cm;
– Colocar no forno e deixar a cozer durante 25-30 minutos;
– Quando a base estiver firme, retirar do forno e deixar arrefecer;

Preparação do molho de tomate
– Aquecer o azeite numa caçarola;
– Juntar o alho e saltear durante 1 minuto;
– Adicionar a cebola, os pimentos e cozinhar até que estejam tenrinhos;
– Juntar os tomates, as ervas secas e deixar a cozinhar durante cerca de 20 minutos. Ir mexendo.
– Temperar com sal grosso e pimenta;

Preparação da pizza
– Colocar o molho de tomate sobre a base de couve-flôr + vegetais a gosto (beringela, courgette, cogumelos, tomatinhos cherry, azeitonas) e levar ao forno durante aproximadamente 10 minutos.

Esta pizza não é tão crocante como a de trigo, mas o facto de ser tão ligeira – e de não provocar gases – faz com que se torne num prato favorito. Já a levei várias vezes para jantares de amigos e toda a gente ficou rendida.

 

Partilha esta receita de pizza saudável no Facebook.

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

 

logo - ORGANII

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes