Escolha uma Página

Panquecas saudáveis com compota de maçã

Receitas
2 Fev, 2014

BrunchTenho algo a confessar: tenho um “fraquinho” por domingos. Gosto de todos os dias e não sou o tipo de pessoa que passa toda a semana ansiando pela sexta-feira, mas os domingos têm algo de sedutor. O acordar sem despertador, o poder ficar na cama até que a preguiça decida ir-se embora, andar a manhã toda em pijama e, principalmente, dedicar-me à arte de não fazer nada. Ou melhor, à arte de fazer apenas (e exclusivamente) aquilo que me apetece – que maioritariamente consiste em “preguiçar” pela casa.

Outro aspeto que me faz morrer de amores pelos domingos são os “brunch”. Adoro a ideia de misturar o pequeno-almoço e o almoço no mesmo prato. Torna-se num momento de criatividade em que tudo vale. Apenas sigo algumas regras, como os “gostos” e “não gostos” do meu corpo e as combinações de alimentos. Para além disso, não só é menos uma refeição que tenho de preparar, como são menos pratos que tenho de lavar e mais tempo que tenho para fazer…nada.

Uma das comidas favoritas dos apaixonados por “brunch” são as panquecas. Aquele sabor neutro que tanto dá para ser combinado com o doce como com o salgado, fazem com que as panquecas sejam um prato obrigatório nestas refeições, digamos, diferentes. Mas o que mais gosto é sem dúvida a consistência – adoro mastigar panquecas!

Como já deves ter percebido, eu não sou defensora dos alimentos processados. Gosto (e o meu corpo concorda) da ideia de comer os alimentos tal como vieram da Terra.

Quanto mais próximo um alimento se encontra do seu estado natural, mais facilmente é reconhecido pelo nosso corpo e mais nutritivo é para as nossas células.

O problema das panquecas convencionais é o facto de conterem leite de vaca, farinha refinada de trigo, manteiga, açúcar e fermento. Nenhum destes ingredientes beneficia o teu corpo e até acabam por ser prejudicias – pois provocam inflamação, fermentação e acidez. O segredo não está em deixar de comer panquecas, mas sim em substituir estes ingredientes – processados – por ingredientes que não só não irão prejudicar o teu organismo, como também irão nutri-lo.

Esta receita de panquecas não contém glúten, açúcar refinado, manteiga ou leite de vaca. O único ingrediente que não consigo substituir é o fermento (“baking powder“). Mas o facto de todos os outros serem saudáveis já compensa ; )
A compota de maçã foi inventada, por mim, no momento. Espero lembrar-me direitinho das medidas dos ingredientes!

PANQUECAS COM COMPOTA DE MAÇÃ
1 chávena de farinha de trigo sarraceno
1/2 chávena de farinha de côco/aveia/millet/arroz
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
1 colher de sopa de fermento (“baking powder“)
2 colheres de sopa de açúcar de côco
2 chávenas de leite de aveia/arroz
manteiga/óleo de côco para fritar as panquecas
4 maçãs, cortadas aos cubinhos
1 mão cheia de uvas passas
1 colher de café de canela
1/4 de colher de café de baunilha

Preparação das panquecas
– Mistura as farinhas + o açúcar de côco + fermento + as sementes de linhaça moídas;
– Junta o leite, mexe bem e deixa a massa repousar durante cerca de 10 minutos;
– Unta a frigideira com manteiga de côco e frita cerca de 2 colheres de sopa/panqueca. Uma vez que esta massa não contém trigo (que é bastante elástico), faz com que as panquecas se partam facilmente. Logo tens de espalhar a massa, na frigideira, delicadamente.

Preparação da compota de maçã
– Coloca cerca de 1/2 chávena de água a ferver numa panela pequena;
– Junta as uvas passas e deixa cozinhar cerca de 5 minutos;
– Adiciona as maçãs + a canela + baunilha e cozinha até que as maçãs estejam tenrinhas;
– Tritura tudo com a varinha mágica.

compota-de-maca

Para além da compota de maçã, podes cobrir as panquecas com ingredientes como rodelas de banana, frutos secos, chocolate preto derretido, manteiga de amêndoa, doce sem açúcar. No caso de te estar a apetecer comer algo salgado, podes optar por colocar uns vegetais grelhados + umas rodelas de abacate por cima das panquecas ou então barrá-las com húmus + umas rodelas de tomate + oregãos secos. Yum!

Partilha esta receita no Facebook para que mais pessoas conheçam esta versão tão mais saudável de panquecas!

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

 

logo - ORGANII

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes

Share This