Escolha uma Página

Os 3 tipos de panelas que nunca deves usar + 3 alternativas seguras

Saúde
16 Out, 2018

Costumas utilizar algum destes 3 tipos de panelas que apresentam diversos riscos para a tua saúde?

 

A consciência sobre o impacto que a alimentação tem no nosso corpo e saúde em geral, tem aumentado a olhos vistos. São cada vez mais as pessoas que optam por consumir alimentos naturais, frescos e biológicos, deixando de parte os processados e que pouco ou nenhum conteúdo nutricional apresentam.

Apercebo-me também que há um maior cuidado no que diz respeito ao desperdício de lixo, diminuição na utilização de plásticos e tóxicos presentes nos cosméticos. Contudo, noto que ainda se fala muito pouco sobre os tóxicos que se encontram nos utensílios de cozinha, nomeadamente nas panelas convencionais.

Os níveis de toxicidade, presentes nas panelas que provavelmente tu utilizas para cozinhar, são tão importantes de considerar como os que poderão estar presentes nos alimentos que tu consomes. Pouco adianta tu comprares alimentos saudáveis e provenientes de produção biológica, se depois chegas a casa e os cozinhas em panelas que se encontram repletas de tóxicos.

Os tóxicos que são libertados pelas panelas, e outros utensílios de cozinha, quando expostos a altas temperaturas, podem ser inalados ou absorvidos para a corrente sanguínea podendo vir a desencadear, a longo prazo, uma série de desequilíbrios na tua saúde.

 

3 tipos de panelas que nunca deves utilizar

Aqui fica uma lista dos tipos de panelas, mais comuns nas cozinhas portuguesas, e que deves evitar usar devido ao seu alto conteúdo em toxicidade.

1.PANELAS ANTIADERENTES ou TEFLON

Este tipo de panelas é considerado o mais perigoso, devido à presença de dois tóxicos em especial: o TEFLON e o PFOA.

O Teflon consiste num polímero sintético hidrofóbico. Isto significa que é capaz de repelir substâncias que contenham moléculas de água, daí o seu poder antiaderente. Uma panela com revestimento Teflon, tem a capacidade de atingir altas temperaturas, o que de acordo com um estudo, publicado na US National Library of Medicine, “liberta variados gases e químicos que apresentam uma toxicidade moderada a gravepara a saúde. (2, 3, 4)

O PFOA (ácido perfluorooctanóico) é utilizado no fabrico de Teflon e, segundo um estudo publicado na American Cancer Society, este tóxico “tem o potencial de ser uma preocupação para a saúde, porque pode permanecer no ambiente e no corpo humano por longos períodos de tempo”. Aliás, esta mesma fonte acrescenta que “estudos descobriram que se encontra mundialmente presente, a níveis muito baixos, no sangue de quase todas as pessoas”, provavelmente devido à utilização diária de panelas constituídas por esta substância. (6, 7, 8, 9, 10)

Os efeitos nocivos destes materiais, quer o Teflon quer o PFOA, tornam-se num perigo acrescido quando a cobertura de Teflon é aberta, ou riscada, uma vez que os seus tóxicos conseguem passar, ainda mais facilmente, para o ar que respiras e alimentos que ingeres.

2. PANELAS DE ALUMÍNIO

O alumínio consiste num metal pesado com propriedades neurotóxicas. Em quantidades naturais e muito reduzidas, este elemento que abunda à crosta da Terra, não apresenta ameaças para a saúde. O problema surge quando nos encontramos diariamente expostos ao alumínio e em quantidades acima das normais.

Esta sobreexposição ao alumínio pode dever-se a diversos fatores tais como: a poluição atmosférica, que se manifesta também na água e no solo; desodorizantes; vacinas; assim como também pela sua ingestão através de alimentos cozinhados em panelas de alumínio, alimentos embalados em papel de alumínio e alimentos conservados em latas de alumínio, entre outros.

Diversos estudos, como é o caso deste, apontam para a relação entre o alumínio e a doença de Alzheimer. Numa entrevista dada ao jornal britânico The Telegraph, Christopher Exley, professor de química bioinorgânica na Universidade de Keele no Reino Unido, afirma que “não há curas nem tratamentos eficazes para a doença de Alzheimer. O papel do alumínio na doença de Alzheimer pode ser prevenido pela redução da exposição humana ao alumínio e pela remoção do alumínio pelo organismo através de meios não-invasivos”.

Apesar da maioria das panelas de alumínio conterem uma cobertura, esta pode facilmente quebrar, permitindo que este metal pesado passe para os alimentos.

3. PANELAS COM COBERTURA DE CERÂMICA

As panelas cobertas a cerâmica parecem uma alternativa segura, contudo, elas apresentam riscos semelhantes aos das panelas de alumínio.

Este tipo de cobertura de cerâmica costuma ser muito fraca e quando abre, ou risca, partículas de chumbo, alumínio e cádmio, metais pesados frequentemente presentes na própria cobertura, podem facilmente passar para os alimentos e, posteriormente, para o teu organismo.

O excesso de toxicidade por parte do chumbo é muito grave, nomeadamente para as crianças como a Organização Mundial da Saúde explica neste estudo.

Deixo-te também aqui um outro estudo que apresenta os tipos de metais pesados, e suas quantidades, encontrados em diversos utensílios de cozinha convencionais.

 

3 alternativas seguras às panelas convencionais

Apesar das panelas convencionais serem fáceis de adquirir e práticas de utilizar, especialmente no caso das antiaderentes Teflon, estas demonstram diversos riscos para a tua saúde devido ao alto teor de toxicidade que podem apresentar.

No entanto, existem alternativas criadas por marcas que têm em mente o objetivo de serem:

  1. práticas de utilizar
  2. duradouras
  3. antiaderentes
  4. fabricadas com substâncias que não apresentem riscos para a saúde

Aqui ficam as 3 marcas que, após um longo tempo de procura e experimentação, considero serem as melhores em qualidade e isenção de toxicidade.

1.PANELAS ESCHENBACH

As panelas Eschenbach são feitas 100% de porcelana, um material totalmente inócuo, livre de tóxicos e capaz de tolerar altas temperaturas.

Estas panelas são resistentes, duradouras e podem ser utilizadas em fogões a gás, fogões elétricos, indução, vitrocerâmica, microondas, forno e congelador.

CLICA AQUI para acederes à loja das panelas Eschenbach.

Utiliza o código CNS-MISSKALE para teres 5% de desconto sobre este produto.

 

2. PANELAS 100% CERÂMICA

As panelas de cerâmica Emile Henry são constituídas totalmente por cerâmica esmaltada. São livres de tóxicos, não porosas e não absorvem cheiros e sabores. São ideais para cozinhares de maneira tradicional.

CLICA AQUI para acederes à loja das panelas de cerâmica Emile Henry.

Utiliza o código CNS-MISSKALE para teres 5% de desconto sobre este produto.

 

3. PANELAS E FRIGIDEIRAS SKK

As panelas SKK são as minha favoritas, devido às suas potentes propriedades de antiaderência. Apesar de serem antiaderentes, estas panelas são totalmente livres de tóxicos, nomeadamente metais pesados, Teflon e PFOA (dois tóxicos presentes na maioria das panelas antiaderentes convencionais).

Estas panelas e frigideiras SKK são constituídas por uma base metálica e 100% cerâmica, uma camada anticorrosiva, uma camada Hi tech e múltiplas camadas antiaderentes (livres de tóxicos). Podem ser utilizadas em todo o tipo de fogões.

Encontras mais informação sobre as panelas SKK aqui.

Na minha procura por panelas que reunissem as características de antiaderência, durabilidade e isentas de tóxicos, eu encontrei estas 3 marcas. Optei por comprar uma frigideira e uma panela da marca SKK e estou absolutamente encantada. Após 2 anos de utilização, elas continuam como novas. Outro motivo que me faz gostar muito desta marca, é a sua característica antiaderente – eu chego a fazer panquecas na frigideira SKK sem utilizar qualquer gordura e ficam fantásticas!

CLICA AQUI para acederes à loja das panelas SKK.

Utiliza o código CNS-MISSKALE para teres 5% de desconto sobre este produto.

 

 

Deixo-te aqui também a minha referência de uma marca de utensílios de cozinha de silicone platino, também ecológico e isento de tóxicos – Lurch.

 

Uma das principais causas de desequilíbrios, agudos e crónico, que se podem desenvolver no teu organismo é o excesso de toxicidade que poderá existir no teu corpo. Eliminar por completo este mal é praticamente impossível, uma vez que já se encontra espalhada no ar que respiras, água que bebes e solo que fornece os alimentos que consomes.

Porém, tu podes sim reduzir os níveis de toxicidade presentes no teu organismo. Um dos passos para o conseguires é precisamente preparando os teus alimentos em panelas, e com utensílios de cozinha, que se encontrem livres de tóxicos.

 

 

Eu costumo comprar todos os meus utensílios de cozinha na loja online espanhola Conasi. Conheci esta loja há uns anos atrás e desde então que sou uma cliente fiel.

Eles são uma equipa extremamente simpática e profissional, têm produtos que apenas encontro na sua loja e até hoje estou muito satisfeita com tudo o que lá comprei. Para além disso, o tempo entre a compra e a entrega é apenas de aproximadamente 2-3 dias.

É sem dúvida a minha loja de referência de utensílios de cozinha saudável e ecológica!

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 
 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo -
 conasi

logo - Natures Invitation

logo - ORGANII

Share This