Escolha uma Página

Os 4 tipos de alimentos saudáveis que nunca devem faltar na tua cozinha

Receitas, Saúde
11 Out, 2015

Ter uma alimentação saudável nunca foi tão fácil como nos tempos que correm. Aliás, atrevo-me mesmo a dizer que, atualmente, só não é saudável quem não quer. Não sei se já reparaste, mas há lojas e supermercados biológicos a abrirem por todo o lado (até mesmo online!), livros de receitas a caírem das prateleiras das livrarias, secções de alimentos saudáveis em supermercados convencionais, já para não falar na quantidade de informação que se encontra espalhada pelos vários meios de comunicação, comprovando que a “alimentação saudável” é realmente uma tendência, que espero ter vindo para ficar.

Apesar de todas estas facilidades, apercebo-me que ainda existem dois aspetos em concreto que impedem as pessoas, talvez até tu mesma, de conseguirem preparar refeições saudáveis no seu dia-a-dia:

  1. Não saber o que cozinhar. Solução: lê o artigo “Como planear menus saudáveis para quem não tem tempo” + a secção de Receitas
  2. Não ter os ingredientes necessários em casa. Solução: continua a ler.

Tão importante como ter uma boa fonte de receitas à mão, como um livro ou blog, é ter os ingredientes necessários no frigorífico e dispensa. “Tchii, esta receita de hambúrgueres de lentilhas com salada de quinoa tem um aspeto maravilhoso! Ah, pois, mas não tenho lentilhas e, ups, nem quinoa”. Seguramente isto já te aconteceu, certo?

O truque para evitares chegar à cozinha, às 8 ou 9 da noite, e dares-te conta de que não tens metade dos ingredientes que precisas para cozinhar, é teres sempre em casa os 4 tipos de alimentos saudáveis que considero serem imprescindíveis em qualquer cozinha. Aqui estão eles:

1.VEGETAIS E FRUTA

Faz uma lista dos vegetais e frutas que mais gostas e assegura-te que os tens sempre em casa. Tem em conta que vegetais como cebolas, batatas, alho, cenouras, curgete, brócolos são muito versáteis – tanto servem para sopas, como para estufados, cozidos e salteados. Fruta como maçãs e bananas, por exemplo, também são uma ótima opção, uma vez que tanto podes levá-las na carteira para o trabalho como também podes fazer um batido ou sobremesa.

2.CEREAIS INTEGRAIS

Os cereais integrais são uma excelente fonte de hidratos de carbono, fibra, vitaminas e minerais, sendo que os considerados mais saudáveis são o millet, quinoa, trigo sarraceno, arroz integral, aveia e amaranto, uma vez que não contêm glúten – uma proteína que se encontra presente em certos cereais, como por exemplo o trigo, e que, em certas pessoas, pode desencadear uma inflamação a nível intestinal. Tenta ter sempre um frasco de cada um dos cereais que mais gostas, pois são muito fáceis de cozinhar e combinam com quase tudo.

3.LEGUMINOSAS

As leguminosas – como as lentilhas, feijão e grão-de-bico – são uma boa fonte de proteína vegetal, fibra, vitaminas e minerais. No entanto, várias pessoas parecem evitá-las, ou porque não sabem prepará-las ou porque lhes causam, hhmm…, gases – já agora, aqui fica uma dica para evitar que esta situação desconfortável aconteça: coloca sempre as leguminosas a demolhar em água durante a noite e coze-as com um pouco de alga kombu. As leguminosas que são mais rápidas de preparar e que não precisam de demolhar são as “lentilhas vermelhas”. Aqui fica uma receita deliciosa: Creme de beterraba e lentilhas vermelhas.

4.ESPECIARIAS E TEMPEROS

As especiarias e temperos são sempre aquela pitadinha de magia capaz de transformar uma receita tão simples numa receita maravilhosa. Os que considero serem fundamentais em qualquer cozinha são: sal grosso marinho, pimenta preta, ervas frescas, como salsa, coentros, orégãos, manjericão; ervas secas, azeite e limão.

De cada vez que fores ao supermercado, lembra-te sempre destes 4 tipos de alimentos saudáveis essenciais, principalmente quando não levas uma lista de compras contigo! Desta maneira, será mais fácil recordares-te de todos os alimentos que precisas de comprar, para que não fique nenhum em falta.

Boas compras e bons cozinhados!

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 
 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo -
 conasi

logo - Natures Invitation

logo - ORGANII

Share This