Escolha uma Página

Os 12 alimentos que deves sempre comprar biológicos

Antiaging
14 Jun, 2013

The-dirty-dozen-470x470Desde há uns anos que as pessoas têm ganho uma maior consciência acerca da importância de consumir alimentos livres de toxinas, tanto a nível do ambiente como de saúde. No entanto, existem alguns alimentos que são particularmente essenciais de consumir biológicos devido aos altos níveis de pesticidas.

O biológico é melhor?
Existem muitos estudos realizados sobres este tema que provam os benefícios de comer alimentos que estão livres de pesticidas. A verdade é que o nosso corpo não consegue lidar com os níveis de toxicidade que são acumulados ao longo dos anos. Todos os quimícos que se encontram em produtos não-biológicos – uma vasta variedade de pesticidas, antibióticos, hormonas, metais pesados – acumulam-se e a longo prazo as suas consequências começam-se a manifestar. Problemas como: falta de energia, asma, alergias, queda de cabelo, unhas quebradiças, eczema, acne, gripes, irritabilidade são alguns dos sintomas típicos de um excesso de toxicidade no organismo.

Após 51,000 testes, realizados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, nos alimentos convencionais mais comuns, o Environmental Working Group (EWG) identificou o grupo de frutas e vegetais mais propensos a conterem os níveis mais elevados de pesticidas, e chamou-o: “Os doze sujos”.

OS DOZE SUJOS

Os vegetais e frutas mais contaminados por pesticidas.

  1. Maçãs
  2. Aipos
  3. Pepinos
  4. Morangos
  5. Tomates
  6. Uvas
  7. Cerejas
  8. Nectarinas
  9. Pêssegos
  10. Batatas
  11. Espinafres
  12. Pimentos

Os resultados dos testes destes doze items revelaram, pelo menos, 47 tipos diferentes de pesticidas e nalguns dos casos 67!

No caso de estares a questionar sobre quais os alimentos mais seguros de comprar convencionalmente, aqui está o segundo grupo criado pelo EWG: “Os quinze limpos”.

OS QUINZE LIMPOS

Têm pouca, ou nenhuma, quantidade de pesticidas uma vez que possuem uma camada externa protetora que impede os pesticidas de ultrapassarem a pele.

  1. Espargos
  2. Pêra-abacate
  3. Couve
  4. Meloas
  5. Milho
  6. Beringelas
  7. Toranjas
  8. Kiwis
  9. Mangas
  10. Cogumelos
  11. Cebolas
  12. Papayas
  13. Ananás
  14. Ervilhas
  15. Batata doce

Podes diminuir a ingestão de pesticidas substancialmente evitando as frutas e vegetais mais contaminados – Os Doze Sujos. Por isso no caso de não poderes comprar todos os alimentos biológicos podes, pelo menos, comprar estes items e o resto comprar convencionalmente.

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes