Escolha uma Página

Os 12 alimentos que deves sempre consumir biológicos

Saúde
19 Set, 2016

O consumo de produtos biológicos tem vindo a crescer velozmente. Cada vez mais as pessoas optam por frequentar supermercados biológicos, encomendar cabazes a produtores locais e idas ao mercadinho biológico da zona, já se tornaram em programa de fim-de-semana.

O facto é que a consciência acerca da importância de se consumir produtos biológicos tem vindo a aumentar. As pessoas têm vindo a ganhar uma maior sensibilidade acerca do impacto positivo que a produção biológica tem, quer a nível da saúde quer ambiental, motivando-as a deixar os alimentos convencionais de parte e a optar unicamente pelos biológicos.

Para teres uma ideia, os químicos que se encontram em produtos não-biológicos – como pesticidas, antibióticos, hormonas sintéticas, metais pesados – podem acumular-se no teu organismo e, a longo prazo, começarem a manifestar uma série de distúrbios.  Aliás, sintomas como falta de energia, asma, alergias, queda de cabelo, unhas quebradiças, eczema, acne, gripes e irritabilidade podem ser resultado de um excesso de toxicidade no teu organismo, em parte devido aos tóxicos que poderão existir nos alimentos convencionais que consomes.*

O ideal é baseares a tua alimentação exclusivamente em produtos biológicos, contudo, existem alguns alimentos que são particularmente essenciais consumir biológicos, devido aos altos níveis de pesticidas que apresentam.

Anualmente, a Environmental Working Group (EWG), que é uma organização sem fins lucrativos, publica um relatório – baseado em testes realizados nos alimentos convencionais mais comuns – que lista os 12 alimentos que têm uma maior propensão a conter os níveis mais elevados de pesticidas – “the dirty dozen” – e que, por esse motivo, deves consumir sempre biológicos. Aqui fica a lista de 2016:

 

OS 12 ALIMENTOS QUE DEVES CONSUMIR BIOLÓGICOS

1.Morangos

2. Maçãs

3. Nectarinas

4. Pêssegos

5. Aipo

6. Uvas

7. Cerejas

8. Espinafres

9. Tomates

10. Pimentos vermelhos

11. Tomates cherry

12. Pepinos

 

A EWG partilha também a lista dos 15 alimentos convencionais que apresentaram, nos testes realizados, a menor quantidade de pesticidas – “the clean fifteen”. Aqui está a lista de 2016:

1.Abacates

2. Milho doce

3. Ananás

4. Couve coração

5. Ervilhas congeladas

6. Cebolas

7. Espargos

8. Mangas

9. Papaias

10. Kiwis

11. Beringelas

12. Meloas

13. Toranjas

14. Melão

15. Couve-flôr

 

Consumir alimentos biológicos é seguramente um dos passos mais importantes que podes dar em direção à preservação da tua saúde e do ambiente. Se não te for possível ter uma alimentação exclusivamente biológica, pelo menos tenta ter em conta a lista dos 12 alimentos que deves sempre consumir biológicos.

No caso de precisares de referências de locais que vendam produtos biológicos, aqui ficam os meus preferidos:

 

Porto

Mercatu

IdealBio

Mercado biológico do Parque da Cidade – sábados de manhã

 

Lisboa

Quinta do Arneiro – entrega de cabazes em casa

Mercado Biológico Alfazema

Miosótis

Brio

Mercado biológico do Príncipe Real – sábados de manhã

 

Algarve

Pé de Salsa

Espírito da Terra

Mercearia Bio

Mercearia Saruga

 

 

 

*- Aqui está um estudo  muito interessante, realizado pela Pan-Germany, que apresenta uma série da factos acerca do problema dos pesticidas para a saúde e ambiente.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 
 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo -
 conasi

logo - Natures Invitation

logo - ORGANII

Share This