O perigo de fazer um detox

Saúde

Perigo detoxApós ter sido contactada por várias pessoas que me escreveram devido a efeitos secundários de um “detox” que fizeram, eu decidi que era altura de desmistificar este tema e partilhar a minha opinião sobre esta nova tendência – sim, não passa de uma tendência.

As desintoxicações, mais conhecidas por “detox”, tornaram-se populares em várias partes do mundo e agora parece ter chegado a vez de Portugal. Ora são os “detox” de sumos, ou de superalimentos, ou de suplementos, ou limpezas de fígado e de tantas outras coisas que já perdi a conta.
As pessoas adoram a ideia de se verem livres das toxinas provenientes dos excessos cometidos no dia-a-dia, então decidem embarcar nestes “detox” achando que após uns dias todos os bolos, álcool e bolachas estarão já noutro planeta. Hhhhmmm…pois.

O que as pessoas não sabem é que estes métodos de desintoxicação podem não ser os mais adequados para o seu organismo e podem provocar mais dano do que benefício.

O que significa “detox”?

Uma desintoxicação consiste na remoção de toxinas e para que isto aconteça necessitam existir dois passos fundamentais:

  1. Magnetização da toxicidade
  2. Eliminação dessa toxicidade

Através de substâncias com uma carga iónica negativa, extremamente alcalinos e cheias de água, toda a acidez e toxinas são magnetizadas das células. Estes resíduos permanecem na corrente sanguínea até serem eliminados pelos principais canais de eliminação (cólon, rins, pele, pulmões). Para que esta eliminação seja eficaz, métodos complementares como a hidroterapia do cólon, saunas e outros poderão ser recomendados.

Quanto maior for o nível de toxicidade e acidez no teu organismo, mais forte será a desintoxicação e mais gradual este processo necessita acontecer. O facto de que as toxinas irão sair das células, significa que vão ficar a circular, ativas, na tua corrente sanguínea. Como eu costumo dizer às minhas clientes, é necessário despertar o “monstro” muito devagarinho.

Pode realmente tornar-se perigoso ativar uma grande quantidade de toxicidade de uma só vez, principalmente quando não está a ser devidamente eliminada. Isto porque, para além dos sintomas desagradáveis, estas toxinas podem depositar-se em orgãos e tecidos criando problemas a longo prazo.

Quando o organismo se encontra sobrecarregado e uma desintoxicação é forçada, uma grande acumulação de toxinas pode ser magnetizada ao mesmo tempo. Enquanto essas toxinas estiverem a circular no sangue, e até serem eliminadas, podem provocar sintomas como: dores musculares, borbulhas, gases e barriga inchada, irritabilidade, diarreia, prisão de ventre, enjoos, dores de cabeça, tonturas, cansaço, falta de energia. Tudo isto pode ser evitado se for realizado de modo gradual e sempre de acordo com a resposta do organismo.

O nosso corpo está desenhado para estar em constante processo de desintoxição. No entanto, a exposição frequente a níveis altos de toxicidade (ar impuro, comidas processadas, stress, cafeína, álcool, medicamentos, contracetivos orais, radiação, etc) faz com que haja uma sobrecarga tão grande que se torne complicado o organismo conseguir desempenhar a sua função. E aí, sim, concordo que, vivendo nesta era tão exigente e desgastante, seja necessário darmos uma ajuda extra ao nosso querido corpo.

No entanto, é muito importante saber exatamente como fazê-lo. E, minha querida, garanto-te que não são uns “suminhos” ou uns “pózinhos” que possas tomar durante uns dias que vão limpar a “porcaria” que possa existir, há décadas, dentro do teu organismo. Aliás, até podem chegar a provocar um caos ainda maior.

Se tiveres uma alimentação “limpa”, nutritiva e desintoxicante e um estilo de vida que suporte essa desintoxicação natural, não há necessidade de submeteres o teu corpo a procedimentos mais extremos.

Da mesma maneira que tomas banho todos os dias, também o teu corpo necessita de limpar as suas células diariamente. E para isso, nada melhor do que lhe dares as ferramentas que ele verdadeiramente necessita – uma alimentação rica em nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes, enzimas.

Partilha este artigo no Facebook para que mais pessoas conheçam o perigo de fazer um detox!

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."