O mito dos superalimentos

Saúde Menstrual

superalimentosUltimamente tem havido um boom relativamente aos superalimentos – como o cacau, as bagas de goji, o camu camu, a spirulina, chlorella, maca, etc. Não sei se te tens dado conta, mas estes “pózinhos mágicos” parecem ter chegado para ficar e sem dúvida que estão a marcar uma nova tendência uma vez que prometem mundos e fundos. Mas será que é mesmo assim?

Apesar de qualquer tipo de publicidade ou argumentos que possam existir à volta destes “superalimentos”, há algo que deves saber e que talvez te vá desiludir:

nenhum destes superalimentos irá verdadeiramente transformar o teu corpo e dar-te a energia que tu tanto procuras.

As pessoas estão a começar a despertar para o facto de que existe uma maneira melhor de se sentirem e de viverem. Já se sentem cansadas de não estarem satisfeitas com o seu próprio corpo, de se sentirem permanentemente cansadas, doentes, com falta de energia, falta de desejo sexual, desmotivadas com a vida e tantas outras queixas. Este desconforto começa a despertar uma consciência diferente fazendo com que cada vez mais gente procure ajuda e outro tipo de alternativas. E por falta de conhecimento, acabam por, muitas vezes, procurar a “solução mágica” nos lugares errados. Soluções que são temporárias, superficiais e que, inclusivamente, podem provocar mais dano do que benefício.

Vivemos numa sociedade que quer e exige “soluções imediatas”. “Eu não andei a cuidar do meu corpo como devia e agora que me dou conta disso, quero-me sentir bem já e agora por isso vou ali ao ervanário comprar uns “superalimentos” porque ouvi dizer que são super fantásticos”. Pois, meu amor, mas se realmente te queres sentir melhor do que nunca e ter um corpo que se encontra leve e cheio de energia, a solução não está nem nuns “pózinhos” nem em qualquer outro tipo de suplemento – por mais promissores que possam parecer.

Os “superalimentos” carecem da vitalidade que as células necessitam. Aliás, podes experimentar consumir apenas estes “superalimentos” e ver como te sentes. Sim, talvez consigas sobreviver mas, com toda a certeza, não irás prosperar nem sentir-te cheia de energia. E porquê? Porque os verdadeiros superalimentos não consistem em alimentos que – por mais nutritivos que até  possam ser – foram processados e transformados em pó, ou seja, estão “mortos”.

Se te queres sentir viva e enérgica, come alimentos que estejam vivos e cheios de energia

Esta vitalidade tão desejada encontra-se em alimentos que absorveram a poderosa energia do sol e que estão ricos em oxigénio e enzimas, ou seja, alimentos que se encontram vivos – fruta, vegetais, germinados, sementes e frutos secos. E estes são os verdadeiros superalimentos. Alimentos estes que têm o poder de desintoxicar cada célula do teu corpo, de remover qualquer bloqueio que esteja a impedir a tua energia de fluir e nutrir-te com todos os nutrientes que necessitas. E, acima de tudo, que te vão dar energia, vitalidade, beleza, juventude, elegância, brilho e saúde. Quem é que não quer tudo isto?!

Os “superalimentos” poderão ter o seu lugar nalgum caso que necessite de uma ajuda extra, mas não são para serem consumidos frequentemente e muito menos como substituto da alimentação que o teu corpo verdadeiramente te pede. Para atingires um estado ótimo de saúde, energia, juventude e beleza necessitas de transformar a bioquímica de cada célula do teu corpo através de uma alimentação extremamente nutritiva e desintoxicante.

Partilha este artigo no Facebook.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."