O melhor presente que podes dar a alguém (e a ti!)

Beleza Interior

Imagem: Google  “As pessoas irão esquecer o que tu disseste,

as pessoas irão esquecer o que tu fizeste,

mas as pessoas nunca irão esquecer como tu as fizeste sentir.”

Maya Angelou

 

Há uns dias atrás tropecei num vídeo promocional que me deixou incomodada.

Este vídeo enfatizava a importância de estarmos presentes, aqui e agora, para nós e para os outros. Explicava como esta era tecnológica veio criar uma separação que está a afetar a relação que estabelecemos com nós próprios e com os outros.

A sério?! Chegamos mesmo ao ponto em que necessitamos de campanhas publicitárias que nos relembrem da importância de estarmos presentes uns para os outros?!

Este mundo está louco!

Quando foi a última vez que estiveste verdadeiramente presente para outra pessoa, escutando-a e sentindo-a?

E quando foi a última vez que estiveste presente para ti mesma, escutando-te e sentindo-te?

As pessoas estão cada vez mais desconectadas de si mesmas e da realidade e cada vez mais conectadas com a “m*#%*” do telemóvel, ipad, computador, televisão (está-me a faltar mais algum objeto?), ignorando que este é um dos comportamentos que mais lhes traz solidão, ansiedade, medo, infelicidade e falta de sentido na vida. Elas esqueceram que a união consigo mesmas, com o momento presente, com a Natureza e com os outros é o segredo para a paz, contentamento e amor que tanto buscam (nos lugares errados).

Este cenário perturba-me:

Ver a beleza dos pequenos milagres a acontecerem, a todos os instantes, enquanto que os “inteligentes” dos seres humanos estão de nariz enfiado no telemóvel a ver o último feed do Facebook e a queixarem-se que nada de bom lhes acontece na vida.

Este cenário também me perturba:

Observar jantares de amigos (ou pior, família!) em que está toda a gente agarrada ao telemóvel. Isto é mesmo perturbador – para além de uma grande falta de educação!

De cada vez que ouço alguém perguntar “o que será que devo dar de presente de Natal à minha mãe, ao meu pai, ao meu irmão, ao cão, ao gato, etc.?”, eu pergunto-lhes:

Queres oferecer-lhes algo que eles nunca irão esquecer?

Um presente original e que, provavelmente, mais ninguém lhes irá dar?

Algo que lhes irá criar uma sensação maravilhosa de pertença e que ainda por cima é grátuito?

Dá-lhes este presente:

a TUA presença.

Desliga o telemóvel e dá-lhes o teu tempo. Escuta-os, presta-lhes atenção, tenta compreendê-los e, principalmente, disfruta do momento presente com eles, sem distrações.

 

Partilha esta ideia (tão original) com mais pessoas. Pode ser que, pouco a pouco, consigamos ajudar a “desenlouquecer” este mundo.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."