Escolha uma Página

Matcha: um chá com fortes propriedades antiaging

Antiaging
15 Mai, 2015

 “O chá é o último dos simples prazeres que nos resta”
Oscar Wilde
Dirk Niepoort e Nina Gruntkowski

Dirk Niepoort e Nina Gruntkowski

O costume de beber chá não faz parte da nossa tradição – o típico português continua a preferir a meia de leite com torrada a um bom chá acompanhado de biscoitos. Contudo, o consumo desta bebida milenar tem vindo a aumentar no nosso país, devido aos variados efeitos que apresenta.

Apesar do aumento do consumo de chá ser um aspeto positivo, há algo que me preocupa: nem todos os chás que se encontram no mercado são de boa qualidade. O processo de produção de chá é complexo e de modo a tornar-se num bom chá, as plantas necessitam ser as mais adequadas e da mais alta qualidade.

Assim que experimentei o chá matcha, que tem fortes poderes antiaging, da ChaCamelia, e após ter feito alguma pesquisa acerca da marca, apercebi-me que estava diante de um verdadeiro chá de qualidade. O seu aroma tão peculiar; a maneira como é produzido e conservado; e a origem das suas plantas faz com que o chá matcha da ChaCamelia seja a bebida antiaging perfeita para quem procura a juventude, energia e longevidade.

De modo a dar-te a conhecer esta recomendada marca de chá, aqui fica a entrevista que fiz à sua fundadora, Nina Gruntkowski, que neste momento tem uma plantação de chá em Portugal!

No final da entrevista, a Nina partilha uma receita de um chá frio matcha perfeito para os dias quentes.

1. COMO SURGIU A IDEIA DE FAZER UMA PLANTAÇÃO DE CHÁ EM PORTUGAL?
 Desde sempre que eu e o meu marido Dirk Niepoort (produtor de vinho) somos grandes apreciadores de chá e há muito tempo que sonhava em produzi-lo. Quando me mudei da Alemanha para Portugal, há 8 anos atrás, ainda trabalhava como jornalista freelance para a rádio alemã e recordo-me que, durante um programa acerca do chá verde, fiquei a saber que a planta do chá é uma espécie de Camélia (Camellia sinensis) – espécie esta que existe no litoral norte de Portugal. Assim que consegui arranjar uma destas plantas, na Suíça, comecei a sonhar com a minha plantação. Uma vez que esta primeira Camélia sobreviveu ao seu primeiro inverno, decidimos plantar mais, aumentando assim o tamanho da nossa plantação de chá, que neste momento conta com 1400 plantas.

O processo de crescimento da planta do chá é demorado, sendo necessários 5 anos até se poder fazer a primeira colheita. E uma vez que a sua produção é também delicada, tenho estado a aprender com o casal Morimoto, no sul do Japão, pois são os melhores produtores de chá que atualmente distribuímos.

2. QUAL A FILOSOFIA DA CHACAMELIA?

Parar, contemplar e desfrutar…

O nosso tempo é de muita correria e o chá proporciona precisamente o contrário. Beber um chá convida a pessoa a sentar-se e desfrutar o momento, fazendo uma infusão atrás da outra, relaxando e conversando com calma. O chá em si ajuda-nos a concentrar e os seus aromas delicados só são descobertos se os bebermos com calma e alma.

Estamos fascinados com o facto de que a partir de apenas uma planta (Camellia sinensis) seja possível produzir-se todas as variações de chás (verde, preto, branco, vermelho, etc.). Trabalhamos somente com chás biológicos e, desta maneira, a nossa plantação é também biológica e com espírito biodinâmico, tentando respeitar a natureza em tudo o que fazemos.

3. QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONSUMIRMOS UM BOM CHÁ?

Um bom chá pode mudar tudo. Para mim, um dia sem um bom chá, é um dia perdido. E o que distingue um bom chá de um mau chá? Um bom chá tem alma própria, que nos dá prazer através da complexidade dos seus aromas finos.

Por exemplo, muitas pessoas acham que qualquer tipo de chá verde encontra-se cheio de benefícios, mas isto não é verdade. Aliás, dependendo da sua origem, o chá poderá encontrar-se cheio de pesticidas. Um chá mal armazenado perde também os seus benefícios, ou seja, quando permanece muito tempo aberto pode oxidar, o que resulta em aromas menos agradáveis e num menor número de benefícios (daí as embalagens da ChaCamelia serem de vácuo, para manter a máxima qualidade até o cliente a abrir).

4. O CHÁ MATCHA É UM DOS CHÁS COM MAIOR PODER ANTI-ENVELHECIMENTO. PORQUÊ?

Os polifenóis (antioxidantes) do chá verde são de grande importância. Encontramos estas substâncias em todos os chás verdes e, no Matcha, em quantidades elevadas. Além disso, o chá verde é uma boa fonte de vitaminas e minerais. Os seus feitos antioxidantes são considerados relevantes no seu efeito “anti-aging” e na prevenção do cancro.

Este tipo de chá é produzido a partir das folhas mais jovens, cultivadas à sombra e depois moídas até atingirem uma textura extremamente fina. É usado desde o século XII pelos monges budistas para aumentar a concentração durante a meditação e é servido na cerimónia do chá, desenvolvida no fim do século XV, com base na filosofia Zen. Hoje em dia também é bebido devido aos benefícios que apresenta para a saúde.

De maneira a usufruirmos dos nutrientes do matcha, é importante que a água utilizada não se encontre muito quente. Para o Verão temos uma alternativa muito prática, que é o Dashi: Mistura de folhas finas de Primavera com algum Matcha, em saqueta triangular, para preparar direitamente em água fria. Este chá é uma bebida isotónica, que fornece mais rapidamente nutrientes ao corpo. Não há bebida mais refrescante e saudável para o Verão!

(Podem ler mais acerca dos benefícios do chá aqui.)

 5. ONDE É QUE AS PESSOAS PODEM ENCONTRAR OS PRODUTOS DA CHACAMELIA?

Neste link, encontram os vários pontos de venda existentes em Portugal.

 

RECEITA DE CHÁ MIZUDASHI COM MATCHA

dashi

– coloca uma saqueta de chá matcha dashi numa jarra de água;

– adiciona cerca de 500ml de água filtrada e deixa a saqueta lá dentro durante 10 minutos;

– com uma colher de pau, pressiona a saqueta de chá de modo a ajudar a libertar o pó do matcha;

– mexe bem o chá e bebe.

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes