Húmus de beterraba + bolachas salgadas de amêndoa (s/glúten)

Receitas

IMG_0088As minhas receitas preferidas são aquelas que são saborosas (claro!), cujo tempo e dificuldade de preparação é mínimo e que conseguem conservar-se durante alguns dias. Parece perfeito, não é?

Para quem não tem muito tempo para cozinhar, este tipo de receitas é fantástico! Preparas a receita hoje, comes na hora e guardas o que sobrar para comer amanhã, por exemplo. No entanto, é importante deixar claro que esta não é a solução ideal!

O ideal, sim, é comer “comidinha” fresca e caseira a todas as refeições. Os nutrientes encontram-se presentes em maior quantidade, e também qualidade. Para além disso, estaremos a tirar um maior proveito da energia proveniente dos alimentos – comida que foi cozinhada, arrefecida, refrigerada e reaquecida, não terá a mesma energia que a comida recém preparada. Contudo, eu sei que nem sempre é possível preparar refeições frescas, pois, por vezes, o tempo é escasso e o cansaço abunda.

A minha sugestão é que priorizes as refeições frescas, preparadas na hora, mas que tenhas sempre um “s.o.s.”. Ou seja, na eventualidade de regressares tarde a casa e não teres tempo ou energia para cozinhares, sabes que, pelo menos, tens algo que possas comer (e que não seja pão com manteiga ou leite com cereias!).

Os vegetais são os alimentos que mais deves evitar preparar e comer mais tarde, pois os seus micronutrientes (vitaminas e minerais) podem ir deteriorando-se e perdendo a sua vitalidade. No entanto, alimentos como cereais integrais (arroz integral, quinoa, millet, massa integral, aveia, trigo sarraceno, etc), oleaginosas (amêndoas, nozes, avelãs, castanha do brasil), sementes e leguminosas conseguem ter uma maior durabilidade e, assim, serem mais indicados para preparar e ir comendo, ao longo de alguns dias.

Estas bolachinhas salgadas e este húmus são uma combinação magnífica de sabores, cores e, também, de ingredientes que se conseguem conservar durante algum tempo. São fáceis de preparar e servem como aperitivo, como acompanhamento de uma sopa de legumes ou salada, lanche ou até mesmo pequeno-almoço.

 

 HÚMUS DE BETERRABA

1/2 chávena de grão-de-bico cozido

2 beterrabas médias descascadas e cortadas aos pedaços

1 dente de alho descascado

2 colheres de sopa de pasta de sésamo/tahini

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

2 colheres de sopa de sumo de limão

2 colheres de chá de raspa de limão

Sal marinho grosso q.b.

– Coze as beterrabas em água até que estejam tenras (cerca de 15 minutos);

– Mistura todos os ingredientes num processador de comida até que tenha uma textura cremosa (se necessário, podes adicionar um pouco de água para ajudar a triturar).

Conserva no frigorífico até 3-4 dias.

 

 

BOLACHAS SALGADAS DE AMÊNDOA

(cerca de 24 bolachas)

 

1 chávena de farinha de amêndoa/amêndoa ralada

1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno

1/2 chávena de farinha de arroz integral

2 colheres de sopa de sementes de papoila (opcional)

2 colheres de chá de sal grosso marinho

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

1/2 chávena de água

– Aquece o forno a 170ºC;

– Numa taça, junta a farinha de amêndoa, a farinha de trigo sarraceno, a farinha de arroz, as sementes de papoila e o sal;

– Numa outra taça, mistura o azeite, a água e depois adiciona à mistura das farinhas. Mexe bem;

– Estende uma folha de papel vegetal suficientemente comprida para cobrir o tabuleiro do forno;

– Coloca a massa por cima do papel vegetal e cobre-a com outra folha de papel vegetal do mesmo tamanho;

– Com um “rolo de massa”, estende a massa das bolachas, que se encontra entre ambos os papéis, até que tenha cerca de 0,5 cm de espessura;

– Retira a folha de papel que está por cima e corta a massa com formas de bolachas ou com uma faca ou com um copo, de maneira a moldar as bolachas;

– Estende outra folha de papel vegetal sobre o tabuleiro do forno e passa as bolachas, já moldadas, para este papel;

– Leva ao forno cerca de 10-12 minutos, até que estejam crocantes e douradas.

Assim que tiverem arrefecido, coloca as bolachas num recipiente fechado, de preferência sem vácuo. Conservam-se durante 1-2 semanas.

 

Partilha esta receita aqui.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."