Escolha uma Página

Envelhecimento precoce: 4 sinais de que o teu corpo está a envelhecer demasiado rápido

Antiaging
3 Nov, 2015

O envelhecimento precoce está a tornar-se numa grande preocupação para as mulheres modernas. Os primeiros sinais de que o corpo está a envelhecer surgem cada vez mais cedo e em idades ainda muito tenras. Aliás, se prestares atenção, facilmente encontras jovens adultas já com pequenas linhas na testa, pele baça e queixando-se de falta de energia. Lamento informar-te, mas isto é grave!

Apesar do processo de envelhecimento ser algo absolutamente natural, este não tem porque acontecer prematuramente nem muito menos manifestar efeitos secundários tão devastadores, como é o caso da menopausa precoce, depressão, excesso de peso, Alzheimer, entre outros. No entanto, o estilo de vida tão desarmonioso que a maioria de nós vive nos dias que correm, naturalmente resulta num cenário que tanta tristeza traz a muitas jovens mulheres: um corpo prematuramente envelhecido.

O teu corpo possui uma sabedoria imensa e uma excelente capacidade para comunicar contigo, expressando todas as suas necessidades a todos os instantes. Contudo, será que o escutas?

Mais importante do que a tua idade cronológica, é a idade biológica, ou seja, a idade metabólica que o teu corpo apresenta. Cronologicamente podes ter 35 anos, mas biologicamente o teu corpo pode apresentar uma idade de 45! E, uma maneira muito simples de ires avaliando a tua idade biológica, assim como um potencial envelhecimento precoce, é através dos sinais que vão surgindo na parte externa do teu corpo, ou seja, pele, cabelo, olhos, unhas e forma corporal.

Aqui ficam os 4 principais sinais de envelhecimento precoce.

#1. RUGAS E LINHAS FINAS

À medida que vais envelhecendo, a tua pele vai perdendo elasticidade devido à diminuição da produção de colagénio e elastina – proteínas que dão estrutura e elasticidade às células da pele – levando ao aparecimento das famosas rugas. As principais causas que se encontram por detrás desta redução da síntese de colagénio e elastina são: diminuição dos níveis de estrogénio, relacionados com a menopausa; tabaco, desidratação, falta de sono, maus hábitos alimentares, exposição solar e stress.

#2 PAPOS NOS OLHOS E PÁLPEBRAS DESCAÍDAS

O inchaço que aparece por baixo dos olhos pode dever-se a variadas causas, tais como falta de sono (uma das principais causas do envelhecimento precoce!), problemas na tiroide e/ou glândulas suprarenais, alergias e retenção de líquidos. Este sinal demonstra que algo poderá não estar a funcionar muito bem dentro do teu organismo a nível metabólico o que, consequentemente, poderá estar a desencadear um envelhecimento precoce. As pálpebras descaídas manifestam a presença de stress oxidativo, o que significa que existe um desequilíbrio na relação entre radicais livres e antioxidantes – este últimos deverão estar presentes em maior quantidade de modo a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e aparecimento de diversas doenças crónicas.

#3 CABELOS BRANCOS

As conhecidas “brancas” começam a surgir quando os melanócitos – células responsáveis pela pigmentação – deixam de produzir cor. As principais causas subjacentes a este sinal, que deixa tantas mulheres em pânico, são toxicidade, genes, alterações no sistema endócrino, carências de certas vitaminas e minerais e stress.

#4 PELE FLÁCIDA

À medida que o processo de envelhecimento vai avançando, a pele vai perdendo elasticidade e volume, quer por danos nas fibras de elastina como também pela diminuição dos níveis de gordura que se encontram nas camadas mais profundas da pele – daí pessoas que perdem peso demasiado rápido ficarem muitas vezes com um aspeto envelhecido. Geralmente, a pele flácida começa a surgir à volta das “maçãs do rosto”, pescoço, pálpebras e, mais tarde, à volta do nariz e da boca. Esta flacidez da pele pode dever-se ao envelhecimento em si, a danos solares, genética, oscilações de peso, maus hábitos alimentares, nomeadamente carência de gorduras.

Estes são alguns dos sinais que caracterizam o processo de envelhecimento, algo que naturalmente faz parte do ciclo de vida de um corpo humano. Contudo, o problema surge quando estes sinais começam a aparecer demasiado cedo, demonstrando que um envelhecimento precoce e rápido está a acontecer no teu corpo, o que claramente aporta consequências estéticas, mas muito mais grave, consequências a nível da saúde.

O QUE PODES FAZER PARA REVERTER O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO PRECOCE?

O teu corpo tem uma capacidade incrível de se regenerar. E, embora não seja possível parar o envelhecimento em si, é possível desacelerá-lo e até mesmo revertê-lo, ou seja, rejuvenescer. Deste modo, torna-se essencial que conheças, o quanto antes, as ferramentas que tornam possível este rejuvenescimento.

De maneira a ensinar-te tudo aquilo que precisas de saber, acerca do envelhecimento vs. rejuvenescimento, para poderes aplicar no teu dia-a-dia, convido-te a participares no Workshop de Antiaging e Longevidade (clica aqui para veres as datas e locais das próximas edições).

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes