Escolha uma Página

Como cuidares de ti nas diferentes fases do ciclo menstrual

Saúde
9 Nov, 2018

Tu tens algum destes sintomas?

Recordo-me que há uns anos atrás, pouco tempo após ter parado de tomar a pílula, eu experienciei um episódio de dores menstruais tão intenso, que tiveram de me levar em braços para o hospital mais próximo.

Durante a consulta de urgência, a médica fez-me uma ecografia abdominal e disse-me “a Francisca tem os ovários repletos de microquistos. De momento, este quadro de sintomas não apresenta riscos para a sua saúde, no entanto, poderá vir a ter dificuldade em engravidar”.

Nessa altura eu tinha 23 anos, tinha acabado de me mudar para Barcelona e a ideia de ter filhos não era sequer um projeto. Contudo, eu sentia que algo de errado se passava no meu corpo.

A duração dos meus ciclos era totalmente irregular, sendo que havia meses em que não menstruava de todo. Tinha dores constantes nos ovários e as cólicas menstruais provocavam-me enxaquecas terríveis e até mesmo desmaios. Para além de tudo isto, o acne nunca tinha estado tão ativo, chegando a ter quistos inflamados e dolorosos por toda a minha face.

A sugestão da ginecologista que me atendeu nesse dia, foi, e como já deves especular, voltar a tomar um contraceptivo hormonal. Porém, eu nessa altura já tinha o conhecimento suficiente para saber que a pílula apenas seria capaz de suprimir estes sintomas, não os resolvendo de todo. 

A prova disso residia no facto de que eu já a tinha tomado no passado, precisamente com o objetivo de solucionar o acne e a irregularidade dos meus ciclos, e sem qualquer resultado – no dia em que deixei de tomar a pílula, todos estes sintomas regressaram e com ainda mais força. 

Mas e então o que preciso de fazer agora de maneira a trazer o meu corpo de volta ao equilíbrio?

 

A tua saúde menstrual é um reflexo da tua saúde em geral

Acredito que a repressão, que muitas vezes exercemos sobre a nossa condição natural de mulher, quer através da toma de contraceptivos hormonais quer por não cuidarmos devidamente da nossa saúde feminina, esteja a manifestar-se através de um rol de desequilíbrios do foro reprodutor.

Endometriose, síndrome do ovário poliquístico, amenorreia (ausência de menstruação), dismenorreia (dores menstruais) e infertilidade são alguns dos sintomas que expressam uma clara dificuldade, por parte do corpo, em desempenhar devidamente o papel para o qual foi desenhado.

Aliás, é rara a mulher que não sofra, ou já tenha sofrido, de algum problema relacionado com o seu sistema reprodutor e isto é alarmante!
Nós não temos o conhecimento necessário para sabermos cuidar da nossa saúde feminina. Isto não nos foi ensinado na escola, nem mesmo em casa. Porém, é da nossa responsabilidade, enquanto mulheres, procurarmos sabê-lo.

 

Como cuidares de ti nas diferentes fases do Ciclo Menstrual

A razão pela qual tu poderás vivenciar menstruações desconfortáveis e dolorosas, reside frequentemente na maneira como te cuidaste nos Ciclos Menstruais anteriores.
Isto significa que a tua menstruação de hoje, espelha a tua história, as tuas emoções, as tuas vivências, mas, acima de tudo, a forma como tu te cuidaste durante os meses que a antecederam.
De maneira a ser-te possível experienciar menstruações livres de dores e desconfortos, e Ciclos Menstruais saudáveis, equilibrados e sem grandes alterações de humor, tu precisas aprender a cuidar de ti.

CLICA AQUI E FICA A CONHECER O TEU CICLO MENSTRUAL

Após o lançamento do ebook Como prevenir uma gravidez naturalmente, eu e a Bárbara Yu Belo (co-autora deste ebook)  apercebemo-nos que, de maneira ajudar-te a conseguir uma maior soberania não só sobre a tua fertilidade, mas também sobre a tua saúde menstrual, nós precisávamos de aprofundar ainda mais o tema do Ciclo Menstrual.

Aquilo de que nos demos conta foi que há uma clara falta de conhecimento sobre o Ciclo Menstrual. A maioria das mulheres não conhece o seu corpo, nem o seu ciclo, nem mesmo como cuidar de si em cada uma das suas fases. Aliás, muitas nem sabem sequer o número ou nome das fases que existem no Ciclo Menstrual, muito menos o que acontece em cada uma delas!

Deste modo, eu e a Bárbara voltámos a juntar-nos para escrever um guia que te ajudará a conhecer o teu corpo, a cuidares dele durante cada uma das diferentes fases do teu Ciclo Menstrual e a compreender porque motivo ele poderá não estar em equilíbrio.

Neste ebook tu irás aprender:

    • a conhecer as diferentes fases do teu Ciclo Menstrual e os fenómenos que acontecem em cada uma delas (tu precisas familiarizar-te com os acontecimentos que ocorrem no teu corpo!)
    • de que maneira as flutuações hormonais afetam o teu humor (é perfeitamente natural tu sentires-te em êxtase num dia e super cansada no outro)
    • quais os 3 fatores capazes de desequilibrar o teu Ciclo Menstrual (e que podem estar presentes no teu dia-dia)
    • quais os 3 alimentos que deves priorizar durante todo o Ciclo Menstrual 
    • quais os alimentos que deves priorizar em cada uma das diferentes fases do Ciclo (tudo aquilo que tu comes poderá beneficiar ou prejudicar a tua saúde menstrual)
    • de que maneira o teu sono poderá afetar a tua fertilidade e saúde do teu Ciclo Menstrual
    • qual o tipo de exercício físico mais adequado a cada uma das fases menstruais 
    • quais os 3 cuidados femininos específicos que recomendamos que tu tenhas, de maneira a que o teu Ciclo Menstrual seja equilibrado e saudável

CLICA AQUI E FICA A CONHECER O TEU CICLO MENSTRUAL

Naquele dia em fui de urgência para o hospital, eu tomei consciência do quão desconectada eu me encontrava do meu próprio corpo.

Eu sentia uma profunda tristeza em saber que algo não estava bem. Contudo, reconheço que aquele foi um momento precioso, pois catalisou toda a transformação que se desenrolou em seguida.

Percebi que a solução não se encontrava em reprimir as tentativas que o meu corpo fazia em comunicar-me a sua condição, mas sim em permitir que os sintomas pudessem respirar para que, de uma vez por todas, eu pudesse trazer o meu corpo de volta ao equilíbrio.

Esta jornada, de regresso ao estado de Harmonia, passou por eu aprender a cuidar de mim e, acima de tudo, da minha saúde menstrual.

O meu desejo é que este guia te ajude a ter ciclos menstruais equilibrados e saudáveis, a permanecer tranquila e cheia de energia durante todo o mês e a realizar que ser Mulher é uma verdadeira honra.

Em amor e respeito,

Francisca

 

APROVEITA A PROMOÇÃO!

Ebook_Como prevenir uma gravidez naturalmente + Como cuidares de ti nas diferentes fases do ciclo menstrual

Ebook Como prevenir uma gravidez naturalmente

+

Ebook Como cuidares de ti nas diferentes fases do ciclo menstrual

 

CLICA AQUI E APROVEITA A PROMOÇÃO

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 
 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo -
 conasi

logo - Natures Invitation

logo - ORGANII

Share This