Como teres mais sucesso no trabalho (sem necessitares de trabalhar mais!)

Beleza Interior

As pessoas que têm mais sucesso no trabalho, sabem que este fenómeno não aconteceu de um dia para o outro e que certamente também não se deveu a fatores como a mera sorte. Mas então como é que elas o conseguiram atingir?

Acredito que estas pessoas, admiradas pelos seus talentos e feitos, tenham implementado, consciente ou inconscientemente, alguns dos princípios que considero serem fundamentais para se alcançar o tão desejado sucesso.

Mas antes de partilhar contigo estes princípios, que creio estarem subjacentes ao sucesso no trabalho, gostaria que refletisses um pouco sobre o seguinte:

O que significa para ti ter sucesso no trabalho?

Uma das minhas escritoras preferidas, Marianne Williamson, explica que “o sucesso é irmos para a cama todas as noites sabendo que os nossos talentos e dons foram utilizados em prol dos outros”. E eu não poderia estar mais de acordo.

Diria que a maioria de nós utiliza métricas como o estatuto e o retorno financeiro para determinar se certa pessoa é ou não bem sucedida. Frequentemente excluímos outro tipo de fatores como a alegria que sentimos ao realizar o nosso trabalho, a quantidade de amor que lhe dedicamos, o êxtase que desperta em nós quando utilizamos os nossos talentos e habilidades, a sensação de contentamento ao servirmos os outros e o legado que deixaremos no mundo; a nossa contribuição para o mais alto bem de todos os seres.

Não importa qual é a tua profissão ou atividade de trabalho; o que importa sim é a atitude que tu escolhes ter enquanto a exerces. De que serve seres médica ou advogada, por exemplo, se nem sequer te dignas a olhar os teus pacientes/clientes nos olhos, muito menos a sentir uma profunda compaixão pela situação delicada em que se possam encontrar?! Qual o propósito de ganhares fortunas pelo trabalho que fazes, se não sentes qualquer tipo de paixão ou entusiasmo pelo projeto em causa?!

 

O segredo que uma das pessoas mais bem sucedidas que já conheci me contou sobre o seu sucesso

O seu nome era Sissy. Ela era uma mulher negra, de meia idade e que trabalhava como cozinheira no centro de acolhimento a crianças de rua, onde eu trabalhei como voluntária numa favela da África do Sul.

Todos os dias, a Sissy preparava dezenas de refeições para alimentar crianças e adolescentes que habitavam as ruas daquela favela. Eles não tinham família nem casa e a sua sobrevivência dependida daquele centro, que funcionava através de donativos e voluntários.

Estas crianças não respeitavam ninguém excepto uma pessoa, a Sissy. E não porque ela lhes gritava ou batia. Nada disso! Ela simplesmente estava lá para eles, oferecendo a sua majestosa presença e emanando uma serenidade como eu nunca antes tinha sentido. Raramente sorria e poucas vezes a vi abraçar alguma daquelas crianças, mas a sua atitude, a sua energia, a sua presença, ah… eram de puro Amor.

Certa vez entrei na cozinha do centro, sentei-me ao seu lado e perguntei-lhe: “Sissy, como é que tu consegues ter tanto sucesso com estas crianças? Qual é o teu segredo?”, ao que ela me respondeu: “eu posso fazer coisas aparentemente pequenas, como servir comida a crianças de rua, mas eu faço-o com amor e respeito; elas sentem isso e retribuem”.

A Sissy não frequentou a escola e toda a sua vida foi cozinheira naquele lugar. E, para mim, ela é uma das pessoas mais espirituais e mais bem sucedidas que eu alguma vez conheci. Ela pegou nos seus dons e talentos e usou-os para servir os outros com amor, respeito e dedicação.

 

4 dicas que te irão ajudar a sentir mais sucesso no trabalho (sem necessitares de trabalhar mais!)

 

# 1 – Reformula a maneira como percepcionas o sucesso

E se em vez de medires o teu sucesso no trabalho, baseado no teu salário ou no estatuto que tens dentro da tua empresa, tu o avaliares de acordo com outro tipo de métricas como a satisfação e diversão que sentes ao realizá-lo ou o impacto positivo que este tem noutras pessoas?

Aqui fica a minha sugestão: experimenta medires o teu sucesso no trabalho segundo a quantidade de amor, dedicação e profissionalismo que tu depositas em tudo aquilo que fazes, mesmo nas coisas mais simples como escrever um email, atender uma chamada ou levar uma chávena de chá a uma das tuas colegas.

Já agora, aqui fica uma outra sugestão: transmite amor e compaixão a todas as pessoas com quem te cruzas no trabalho (colegas, clientes, seguranças, funcionários de limpeza, chefe insuportável, se for o caso… ;). Tu podes fazê-lo através de um mantra ou oração em silêncio. Por exemplo, eu tenho por hábito dizer mentalmente um mantra a todas as pessoas que me escrevem, quer sejam leitores ou potenciais parceiros. Eu faço-o dizendo “que estejas bem, que estejas em paz”.

# 2 – Dá aquilo que desejas receber

A Lei Universal da Dádiva explica que o que tu desejas ser-te-á dado no momento em que te dispuseres a dar o que procuras receber.

Queres ter mais sucesso no trabalho? Ajuda outras pessoas a conseguirem-no. Ajuda os teus amigos, familiares e colegas a alcançarem o seu próprio sucesso. Fala com eles, conhece os seus sonhos e objetivos e ajuda-os a concretizá-los – haverá benção mais bonita do que esta?!

Empresários de grande sucesso como Tony Robbins e Richard Branson afirmam que a sua maior motivação, e que deu origem ao seu sucesso no trabalho, foi a vontade em ajudar os outros a realizarem os seus sonhos e a atingirem o seu máximo potencial de sucesso. O foco deles é “dar, dar, dar” e, apenas depois, “receber”.

O que é que tu tens de único e que pode fazer a diferença na vida dos outros? Quais são os teus dons e talentos que poderão contribuir para o bem-estar do próximo?

E, atenção, não necessita ser nada de extraordinário como encontrar a cura para uma doença ou a solução para a crise económica! Aliás, o segredo encontra-se precisamente nas pequenas coisas como ajudar um colega numa fase difícil da vida, felicitar os outros e a ti mesma pelos pequenos sucessos do dia-a-dia ou até mesmo sorrires para todos os que se cruzarem contigo.

# 3 – Realiza o teu trabalho com paixão

Para mim, este é sem dúvida um dos principais segredos para o sucesso! Quando tu sentes amor, paixão, entusiasmo e sentido de missão pelo trabalho em causa, milagres acontecem. E creio que isto ocorra precisamente porque o estás a realizar desde um lugar de verdade. Tu acreditas no projeto, apaixonaste-te por ele e então a satisfação, diversão e entusiasmo que sentes ao realizá-lo – e que para mim refletem o verdadeiro sucesso -, faz com que te sintas a pessoa mais abençoada e bem sucedida do mundo.

Eu realmente acredito que a nossa missão, o nosso dever, seja o de realizarmos o nosso trabalho da maneira mais apaixonada, dedicada, íntegra e profissional possível, tendo sempre em vista o mais alto bem dos outros seres. Depois, o resultado, retorno e reconhecimento que possam provir desse empenho, esse já não está nas nossas mãos; mas sim nas do Universo.

Nem sempre o sucesso, como é commumente conhecido, depende da nossa vontade e esforço. E, por vezes, nem sequer é explicável. Aliás, recordo-me de ter escutado recentemente uma entrevista com o autor da música revelação “Despacito”, em que a jornalista lhe perguntava a que se tinha devido aquele sucesso imenso, e de ele ter respondido: “a verdade é que eu não sei responder à tua pergunta. Eu simplesmente fiz o que mais prazer me dá fazer que é cantar”.

# 4 Coloca-te ao serviço dos outros

Creio que a principal finalidade do nosso trabalho e da nossa profissão deva transcender o simples objetivo de “pagar as contas” e sentir “realização profissional”. Sim, é preciso ganhar dinheiro e também é maravilhoso sentirmo-nos realizados. Ok, tudo bem, mas ainda assim continuo a defender que o principal intuito deva encontrar-se mais além destas motivações.

Acredito que, acima de tudo, o mais alto propósito do nosso trabalho consista em prestar serviço aos outros. Ajudar, dentro da medida do possível, as outras pessoas a encontrarem a sua felicidade, o seu bem-estar e a paz interior.

Quando o teu foco está no “dar”, mais do que no “receber”, a probabilidade de insucesso é de facto remota. Isto porque quando tu dás, tu estás a fazer algo que é absolutamente natural em ti e que se encontra em perfeita harmonia com a tua verdade – que, entre outras coisas, consiste em ajudar o próximo.

Deste modo sugiro que te questiones:

Como é que eu posso dar mais aos outros?

De que maneira é que me posso colocar ainda mais ao serviço dos outros?

Como é que eu posso ajudar as outras pessoas a sentirem-se bem?

Para terminar, partilho contigo uma das minhas orações favoritas, e que coloca precisamente esta intenção de estar ao serviço do próximo.

Deus, faz de mim um instrumento da tua paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

Onde houver escuridão, que eu leve a Luz.

Faz com que eu procure mais consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe, 

é perdoando que se é perdoado,

e é morrendo que se vive para a vida eterna.

São Francisco de Assis

 

Feliz rentrée!

 

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."