Como te transformares na mulher que desejas ser*

Beleza Interior, Saúde Menstrual

Image: Google“A nossa alma é como uma borboleta…existe um momento em que uma voz nos diz que chegou o momento de nos transformarmos”.

Rubem Alves (filósofo brasileiro)

A poção, a fórmula, o caminho que te irá conduzir à transformação interior, àquela pessoa e mulher que tu tanto ambicionas ser, reside já num lugar, especial e aconchegante, que te tem acolhido desde o início da tua história – a Natureza.

Uma borboleta não foi sempre uma borboleta. Antes de ser uma borboleta, linda e fascinante, ela era uma larva. Foram necessários várias ciclos, várias metamorfoses, para que uma simples larva se transformasse numa esplêndida borboleta.

Nós não somos borboletas ou larvas, mas as transformações que sofremos ao longo da vida, desde os tempos em que éramos criança até ao momento em que nos transformamos numa linda mulher, assemelham-se às metamorfoses que ocorrem na Natureza, simplesmente porque fazemos também parte Dela.

As oportunidades para que a “larva” em nós se possa converter em “borboleta” estão sempre presentes, em cada sol, em cada gota de chuva, em cada estrela, em cada estação, em cada instante. A “borboleta” já existe, mais além, no final das metamorfoses que inevitavelmente necessitam acontecer. E, da mesma maneira que a larva teve que alinhar-se e fluir com os ciclos da Natureza para que a sua transformação acontecesse, também nós precisamos fazê-lo a fim de nos tornarmos na mulher que estamos destinadas a ser.

Entrar em sintonia com as leis e ciclos da Natureza não significa necessariamente deixarmos uma vida moderna e citadina e mudarmo-nos para o campo, comermos o que plantamos e vivermos ao sabor do vento (embora esta seja uma opção altamente apelativa, pelo menos para mim!). A Natureza não se encontra apenas nas florestas, selvas, rios e mares, mas sim em tudo. É uma força que habita em todas as formas de vida, que dá origem à noite e ao dia, à chuva e ao sol, à morte e à vida, às lágrimas e aos sorrisos, ao Inverno e à Primavera.

A Natureza encontra-se em toda a parte e o primeiro passo em direção a conectarmo-nos com Ela, e permitirmos que potencie a nossa “metamorfose”, consiste apenas em decidirmos fazê-lo e depois deixarmo-nos fluir nos seus braços. A Sua intervenção poderá atuar através de diversas manifestações como, por exemplo, a necessidade de adotar um determinado estilo de vida e alimentação, que se encontre mais em sintonia com os seus ciclos; sincronicidades, desafios e obstáculos que nos serão apresentados; mudanças súbitas de gostos e preferências; infindáveis dúvidas que, de repente, nos farão questionar tudo; momentos de uma alegria e paz nunca antes experimentados; momentos de uma tristeza, solidão e desespero nunca antes vivenciados. Todas estas fases são naturais e fazem parte do curriculum da “metamorfose humana”. Lembra-te que para que a larva se pudesse transformar em borboleta, ela teve que passar por uma fase, no casulo, onde tudo era escuro e em que se encontrava apertada e desconfortável, desconhecendo o que a esperava no momento seguinte.

Cada instante oferece a oportunidade para que esta transformação interior ocorra. Contudo, existe uma altura do ano que naturalmente a potencia – a Primavera. Esta estação, caracterizada pelo “recomeço”, “renascimento”, “desabrochar”, em que a neve, já velha, derrete, dando origem às flores, à erva verde e fresca e aos dias longos e cheios de luz, é a fase mais propícia para também nós, humanos, despirmos a energia que já não nos serve e vestirmos uma que nos aproxime do “estado de borboleta”.

Existem vários pontos de partida que nos conduzem a essa transformação, sendo que um deles é através do corpo, de uma mudança que irá alterar a bioquímica de cada célula nele presente. Uma vez que somos constituídos por corpo/mente/espírito, em que todas estas componentes se encontram indissociáveis e interconectadas, a mudança energética numa delas, irá afetar todas as outras. Isto significa que ao transformarmos a energia do nosso corpo, estaremos, automaticamente, a transformar a energia da nossa mente e espírito, e vice-versa.

Uma maneira eficaz, rápida e direta de alterarmos e elevarmos a energia do nosso corpo é através da alimentação e estilo de vida. A comida que ingerimos tem um impacto direto nas nossas células. Cada alimento tem uma frequência vibratória própria, que poderá ser mais alta ou mais baixa do que a do corpo. Ao ingerirmos esse alimento, a sua energia passará a coexistir com a nossa, elevando ou diminuindo a nossa energia vital. Com certeza conseguirás imaginar o impacto que, por exemplo, um pacote de batatas fritas ou uma salada de fruta terá no nosso nível energético – é claro que um irá diminuí-lo e outro aumentá-lo.

Entrarmos em sintonia com a Natureza, e usufruirmos da consequente elevação energética, implica a adoção de uma alimentação e estilo de vida que se encontrem alinhados com os seus ciclos. Alguns exemplos desta prática poderão ser: despertar com o nascer do sol; ingerir apenas alimentos fornecidos pela Terra, eliminando todos os alimentos processados; fazer a maior refeição do dia ao almoço, à hora em que o sol se encontra no seu pico; dormir entre 7-9 horas, todas as noites; e, claro, mudar certos parâmetros da alimentação e estilo de vida de acordo com cada estação do ano, de modo a fornecer ao organismo as ferramentas de que ele necessita ao longo das várias estações.

A fim de te oferecer as ferramentas de que necessitas para poderes embarcar nesta transformação que apenas a Primavera proporciona, eu e a Joana Limão, autora do blog de receitas saudáveis “Lemonaid”, criámos um mini-ebook, que contém informação prática, sobre alimentação e estilo de vida, apropriada a esta estação. Neste mini-ebook poderás aprender sobre:

  • qual o impacto que a Primavera tem no nosso organismo;
  • a importância de mudares a alimentação nesta altura do ano;
  • quais os alimentos que deves priorizar nesta estação;
  • qual a rotina ideal que deves seguir durante a Primavera;
  • exercícios que te vão ajudar a conectar contigo mesma;
  • 15 receitas (pequenos-almoços, almoços, jantares e snacks) indicadas para a Primavera;
  • um bónus surpresa!

Guia Primavera saudável

CLICA AQUI PARA VERES UMA AMOSTRA DO LIVRO

* – Este artigo é da minha autoria e foi escrito para a nova revista de empreendorismo feminino BMAG, que por sua vez me autorizou a publicá-lo no Miss Kale.

Partilha aqui este artigo com quem sintas que se encontra em processo de transformação : )

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."