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Como evitar comer em demasia durante as festividades

Beleza
25 Nov, 2019

Chegou aquela altura do ano que, embora mágica e especial, tanta preocupação e nervosismo pode trazer às mulheres.

Ora são as decorações de natal, ora a lista de presentes a comprar, ora a preocupação com os excessos alimentares que facilmente acontecem durante estas festividades natalícias.

Reunir amigos e família à volta de uma mesa de comida é uma tradição antiga, bonita e a preservar. Contudo, as comidas tradicionais, principalmente os doces de natal que são oferecidos ao longo de vários jantares e lanches de convívio, não são realmente os mais saudáveis, nem muito menos os que contribuem para um corpo elegante.

No entanto, isto não significa que necessites de evitá-los de todo!

O problema não se encontra em comer um doce ou outro, mas sim em comê-los em demasia!

Nesta época de Natal, em que as refeições acabam por ser o centro das atenções, a tendência em comer em demasia aumenta.

Sinais como hei, já chega de comida! são abafados entre conversas, gargalhadas e dificuldade em estar presente no ato de comer.

Para evitares que isto aconteça, aqui ficam algumas dicas:

1. COME SÓ QUANDO SENTES FOME

Em momentos de convívio, muitas vezes podes acabar por comer, mesmo sem tendo fome.

Esta sensação surge quando o teu organismo necessita de nutrientes para poder gerar energia. Se naquele momento não tens fome, é porque o teu corpo não está a precisar de alimento, logo, não comas.

2. SERVE-TE DE COMIDA UMA ÚNICA VEZ E APENAS A QUANTIDADE QUE CABE NAS TUAS MÃOS JUNTAS

O estômago tem aproximadamente o tamanho do teu punho ou das tuas mãos juntas (em concha), por isso esta é uma boa referência para saberes se a quantidade de comida que estás a colocar no teu prato é pouca, suficiente ou muita.

O ideal é que em vez de te servires várias vezes e pouco, uma vez que acabas por perder a noção da quantidade total, te sirvas apenas uma única vez e de uma quantidade que consideres suficiente para alimentar o teu corpo – usa a dica das “mãos em concha” 😉

4. COME O MAIS DEVAGAR POSSÍVEL

Quanto mais rápido tu comeres, maior a probabilidade de comeres em demasia.

São precisos cerca de 20 minutos para o estômago comunicar ao cérebro que já se encontra saciado, fazendo com que este pare de enviar o sinal de fome.

Se demoras apenas 5 minutos a comer, é normal que o teu cérebro continue a pedir comida uma vez que ainda não teve tempo de se aperceber que o teu estômago já está cheio. Tenta demorar, no mínimo, 30 minutos a comer uma refeição principal.

5. ESCUTA E RESPEITA O TEU CORPO DIZER “CHEGA”

Não é fácil escutar o corpo dizer chega, principalmente quando comes muito rápido, quando estás a ter um ataque de gulodice ou quando estás com companhia, uma vez que facilmente te distrais.

Contudo, o facto de não estares a prestar atenção ao ato de comer, e a sentir o teu corpo dar sinal de que já está saciado, faz com que continues a comer até que o desconforto seja tão intenso que se torne impossível de ignorar.

6. EM VEZ DE “ATACARES” OS DOCES, DEGUSTA-OS APENAS

Se te apetecer comer uma rabanada, bolo rei ou leite creme, come. No entanto, em vez de comeres uma dose inteira, come apenas uma colher ou outra, como se fosse uma espécie de degustação, apenas para satisfazer a gula e saboreares estas delícias.

A vida é feita de pequenos prazeres e se esporadicamente, como é o caso do Natal, sentes vontade de comer um doce, não deixes de o fazer. E mais, fá-lo sem culpa!

A época natalícia é maravilhosa, mágica e deverá ser desfrutada na sua totalidade. A proximidade que traz entre as pessoas, nos vários jantares e almoços, é algo muito bonito de vivenciar, por isso não deixes que a comida se torne num motivo de preocupação. Desfruta destes momentos precisos, mas sem nunca deixares de estar presente e escutar o teu corpo.

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

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