Escolha uma Página

Como esta especiaria te vai fazer jovem e saudável

Antiaging, Beleza
26 Jul, 2013

Turmeric-article-470x311Já ouviste falar sobre uma especiaria chamada “curcúma”? (Sim, a conhecida curcuma que encontras em qualquer supermercado). Pois imagina que esta especiaria tão simples e barata é um superalimento fantástico que facilmente podes introduzir na tua alimentação.

A curcuma pertence à família do gengibre e tem propriedades medicinais devido ao seu ingrediente ativo – a curcumina. Existem muitas pesquisas a serem realizadas sobre esta substância e os resultados tem sido surpreendentes. Posso-te dizer que para além de dar um sabor excelente a um prato de lentilhas, esta especiaria é a bomba, miúda!

A curcuma tem dezenas de benefícios (como antiviral, antibacteriano, antioxidante, anti-envelhecimento, antifúngico, anticarcinogénico, anti-inflamatório, antimutagénico) mas os que quero que tu saibas são:

ANTI-ENVELHECIMENTO
A curcuma é considerada a melhor especiaria anti-envelhecimento devido ao seu alto conteúdo em antioxidantes. Uma das principais razões que leva ao envelhecimento precoce do corpo é um nível elevado em radicais livres, por isso se começares a ter mais antioxidantes do que radicais livres, o processo de envelhecimento irá fortemente desacelerar. Entendes-te?! Para este propósito, podes tomar um copo de água morna + sumo de 1/2 limão + 1 colher de chá de curcuma em pó logo ao acordar.

ALIVIA AS DORES MENTRUAIS
Querida, esta especiaria está prestes a tornar-se na tua melhor amiga! Uma das muitas propriedades da curcuma é a antiespasmódica o que significa que acalma os espasmos que aparecem durante o período. Uma vez que nesta altura do mês o útero está inflamado, as fortes propriedades anti-inflamatórias da curcuma desempenham um papel importante no alívio de todo o desconforto. Se costumas ter dores menstruais, toma um chá/copo de água + 1 colher de chá de curcuma em pó 2 vezes/dia 2 semanas antes de te vir o período.

AJUDA A DIGESTÃO
A curcuma é fantástica no tratamento de distúrbios digestivos como dores de estômago, gás, diarreia e inchaço. Também melhora a digestão das gorduras (ajuda na perda de peso). Por isso se andas a ter algum destes sintomas ou sabes que vais comer comidas “gordurosas” (eu sei que não, mas… ; ) toma 1 colher de chá de curcuma em pó dissolvida num copo de água 20 minutos antes das refeições.

DESINTOXICANTE DO FÍGADO
Este orgão vital fica bastante sobrecarregado quando bebes álcool, tomas medicamentos or quando tem demasiadas toxinas ou gorduras. Uma boa ajuda que lhe podes dar é bebendo 1 copo de água morna + sumo de 1/2 limão + 1 colher de chá de curcuma em pó logo ao acordar.

A curcuma é a verdadeira “rainha das especiarias” que vai agitar o teu lindo corpinho e eu recomendo que a tomes diariamente. É muito fácil de a tomar e o impacto na tua juventude e saúde é mesmo fantástico.

Nota: não tomes curcuma no caso de teres úlceras de estômago ou algum tipo de doença na vesícula biliar.

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes