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Como aumentar os níveis de concentração

Antiaging, Saúde
19 Fev, 2015

IMG_2644Atualmente os níveis de atividade mental a que estamos submetidos são muito elevados, comparativamente aos dos nossos antepassados. Aliás, segundo o Dr. Charles Folk, diretor do departamento de ciência cognitiva da Universidade de Villanova, “nunca houve outra altura na história em que houvesse tanta distração como a de hoje”.

Os tempos estão exigentes, principalmente a nível mental. E a capacidade para responder a essa elevada fasquia é cada vez menor. Desde que desperta até que volta a adormecer, o nosso cérebro não pára. Está constantemente a receber, processar e enviar informação de variadas fontes e a rapidez com que o tem que fazer provoca um maior desgaste e uma maior dificuldade em manter a concentração.

O nosso cérebro é realmente uma máquina fantástica. Topo de gama. É o Ferrari do corpo humano. No entanto, é necessário saber “conduzi-lo”.

Aqui estão 10 dicas que te vão ajudar a aumentar os teus níveis de concentração:

1. FAZ UMA TAREFA DE CADA VEZ (S/ INTERRUPÇÕES!)

O cérebro trabalha melhor quando se encontra focado numa tarefa de cada vez. Se a cada 20-30 minutos paras para ir ver o telemóvel, facebook, email ou fazer outra coisa qualquer, retornar ao ritmo mental em que te encontravas será difícil, acabando por demorar muito mais tempo a terminar essa tarefa. Aliás, investigadores defendem que pode demorar cerca de 15 minutos a recuperar a concentração após nos termos distraído. Logo, estabelece uma lista das tarefas que tens a fazer e cumpre-a, sem distrações.

2. REMOVE POTENCIAIS FONTES DE DISTRAÇÃO

De maneira a conseguires concentrares-te numa tarefa de cada vez, precisas de remover possíveis fontes de distração. Isto significa desligar o telemóvel, facebook, email, televisão, skype e qualquer outra coisa que te possa vir a distrair, principalmente se te encontras a fazer um trabalho criativo ou que exija muita concentração.

3. FAZ UMA LISTA DAS TAREFAS QUE TENS A FAZER E SUBLINHA AS PRIORITÁRIAS

Eu adoro listas e sempre que as deixo apenas a flutuar na minha cabecinha, dá asneira! Há que passá-las para um papel e colocá-lo na tua secretária de maneira a que possas ir analisando tudo. Não só as listas ajudam a que não te esqueças de nada, como também ajudam a que executes tudo com mais rapidez. Para além de fazer uma lista, é importante que dês destaque às três tarefas que são prioritárias e que, se possível, as realizes em primeiro lugar.

4. REALIZA AS TAREFAS MAIS EXIGENTES E CRIATIVAS EM PRIMEIRO LUGAR

De manhã, e se dormiste bem, o teu cérebro encontra-se fresco, descansado e cheio de energia. Logo, este é o momento ideal para realizares as tarefas que são mentalmente mais exigentes, deixando as mais fáceis para depois. As manhãs são os momentos mais adequados para te dedicares a tarefas criativas.

5. FAZ PAUSAS CURTAS

O nosso cérebro pode ter dificuldade em concentrar-se por longos períodos de tempo, logo é importante que faças intervalos curtos (5-10 minutos) de hora a hora, por exemplo, de modo a dar-lhe um pequeno descanso. Nesses minutos, podes ir beber um chá, apanhar um pouco de ar, fazer alguma chamada, ouvir música, meditar. Acima de tudo, que seja algo que te relaxe e que, aqui sim, distraia.

6. FAZ EXERCÍCIO FÍSICO

Para além da atividade física contribuir para uma melhor oxigenação do cérebro, desencadeia também alterações bioquímicas que o fortalecem e rejuvenescem, principalmente as áreas relacionadas com a memória e a aprendizagem. O ideal é que faças um bom treino todos os dias, mas no caso de não teres disponibilidade, aqui estão alguns programas simples e curtos que podes fazer em casa.

7. CONSOME ALIMENTOS RICOS EM OMEGA 3

O ácido docosahexaenóico (DHA), que é um tipo de omega 3, é um nutriente essencial à função cerebral, chegando a ser mesmo considerado “o alimento do cérebro”. A carência deste nutriente é muito comum, interferindo com os níveis de concentração. Aliás, vários estudos conseguiram demonstrar que o défice de atenção e hiperatividade nas crianças se encontrava relacionado com o défice de DHA que estas apresentavam. Este ácido gordo essencial encontra-se presente em altas concentrações no salmão, sardinhas, ovos, óleos de peixe e em alguns suplementos de DHA formulados a partir de algas (gosto muito da marca Royal green).

8. RESPEITA OS TEUS LIMITES

Há dias em que simplesmente “não temos cabeça para trabalhar”. Isto não significa que tenhas problemas de concentração, apenas significa que és um ser humano! Nestas alturas, o ideal é mesmo parares. Permite-te “não estar com cabeça para trabalhar” e vai fazer o que te apetecer. Vais ver que quando regressares ao trabalho, já mais fresca, os teus níveis de concentração estarão mais elevados.

9. DORME

Eu sei que parece óbvio, mas vocês não têm ideia da quantidade de pessoas que parece esquecer-se da sua importância. De maneira a estar fresco e cheio de energia, o nosso cérebro precisa descansar. Quanto maior o desgaste, mais tempo necessita para recuperar. O ideal é dormires 7-9 horas/noite, embora seja indicado dormires mais no caso do teu corpo (e cérebro) pedir. Outro truque que ajuda imenso é fazeres umas mini-sestas, principalmente após o almoço.

10. BEBE CHÁ MATCHA

O chá matcha é um tipo de chá verde japonês que apresenta um alto teor em antioxidantes – 20x mais do que mirtilos (considerado um dos alimentos mais ricos em antioxidantes). Para além disso, este chá matcha contém um aminoácido, o L-tianina, que aumenta os níveis de concentração. Os monges japoneses bebiam diariamente uma chávena deste chá afirmando que os auxiliavam grandemente nas suas práticas de meditação. Hoje em dia, estudos mostram a sua veracidade. Podes beber uma chávena deste chá logo pela manhã (evita beber à tarde pois poderás ter dificuldade em dormir à noite). Eu adoro a marca ChaCamelia.

 

Partilha aqui estas dicas com quem aches que precisa aumentar os seu níveis de concentração!
Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

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