Escolha uma Página

4 dicas para recuperares dos excessos alimentares da Páscoa

Saúde
31 Mar, 2018

Comer em demasia é muito comum nas épocas festivas como o Natal e a Páscoa. Porém, como recuperar desses excessos alimentares nos dias que se seguem?

Os longos almoços e jantares à volta de mesas repletas de doces e outras comidas tornam difícil resistir à tentação de comer, comer e continuar a comer. Esta tendência torna-se ainda mais acentuada para quem é guloso e adora sobremesas tradicionais!

Tu comes para alimentar o teu corpo ou comes por gulodice?

Essencialmente tu comes por duas razões: sobrevivência e prazer.

De maneira a estarem fortes e saudáveis, e a desempenhar devidamente as suas funções, as tuas células necessitam de uma série de nutrientes, nomeadamente micronutrientes como é o caso de vitaminas e minerais. Esta é a razão primordial que te motiva a alimentar – a sobrevivência.

O prazer que obténs ao comer é também fundamental. Aliás, há estudos que demonstram que a satisfação que sentes quando comes alimentos de que gostas, aumenta a capacidade de absorção dos nutrientes presentes nesses alimentos.

Comer por prazer e comer por gula não é a mesma coisa. Quando tu comes por prazer, tu saboreias a comida com elegância, presença e moderação. Por outro lado, quando comes por gula provavelmente tu acabas por comer em demasia e com pouca ou nenhum presença.

Comer é um dos actos que mais prazer nos dá e manter uma relação saudável com a comida é algo precioso e que deve ser cuidado.

Gostas de comer? Fantástico, eu também! No entanto, o problema surge quando comes em demasia, principalmente, alimentos que irão prejudicar o teu organismo.

Comer em demasia = aumento de peso, barriga inchada, envelhecimento precoce

O teu estômago tem cerca de 12cm de tamanho e a porção de comida que consegue conter, sem sobrecarregá-lo, é aproximadamente a que cabe nas tuas mãos juntas em forma de concha.

Apesar deste órgão digestivo ter características elásticas e, portanto, a capacidade de aumentar de tamanho, sempre que tu comes em demasia ele fica assoberbado, resultando numa digestão lenta e demorada, sensação de peso, barriga inchada e com gases, desconforto abdominal e, a longo prazo, aumento de peso, celulite, etc.

Para além destes efeitos indesejados, comer em demasia acelera também o processo de envelhecimento, principalmente se as refeições tiverem sido à base de alimentos processados, trigo, açúcar e gorduras saturadas – ingredientes presentes na maioria das sobremesas festivas.

O que fazer após teres comido em excesso

O ideal é evitares comer em demasia (sugiro que leias o meu artigo Como evitar comer em demasia durante as festividades) não só durante a Páscoa, como em todos os dias. No entanto, se isso já aconteceu, aqui ficam algumas dicas que te vão ajudar a recuperar destes excessos alimentares.

 

1. DÁ UM DESCANSO AO TEU SISTEMA DIGESTIVO

Comer em demasia sobrecarrega o organismo e consome muita da sua energia, por isso é fundamental que nos dias seguintes lhe dês um descanso.

Esta pausa pode traduzir-se num jejum em que não consomes nenhum alimento sólido durante a manhã ou dia seguinte, bebendo apenas água ou uns sumos (encontras várias receitas no meu livro Escuta o teu corpo); ou, então, caso prefiras não jejuar, fazeres refeições mais ligeiras como por exemplo tomar um batido verde ao pequeno-almoço, comer uns brócolos ao vapor com uma salada de verdes e abacate ao almoço e uma sopa de vegetais ao jantar.

O jejum é uma prática ancestral que aporta inúmeros benefícios para a saúde. Nós temos tendência a comer em demasia, mesmo no nosso dia-a-dia, e dar um descanso ao sistema digestivo de vez em quando é algo que certamente o irá favorecer.

 

2. FAZ EXERCÍCIO FÍSICO

Acredito que fazer exercício físico seja uma das melhores maneiras de recuperar após teres comido em excesso. Não só irá ajudar o teu organismo a queimar as calorias extra que consumiste e a eliminar toxinas, como também te irá ajudar a sentir fresca e revitalizada.

Para além disso, quando tu treinas regularmente, em princípio terás uma menor probabilidade de comer em demasia, mesmo em momentos pontuais. Tu sentes-te saudável, cheia de energia e sabes que se comeres em excesso, essa sensação diminuirá.

Por isso, vai ao ginásio, faz uma caminhada ou um jogging, por exemplo. O importante é que faças algo que estimule o teu metabolismo, sistema circulatório e linfático e, de preferência, que também te faça transpirar.

 

3. BEBE ÁGUA COM LIMÃO 

Esta dica é simples e eficaz. A água com limão ajudará a purificar o teu organismo, especialmente o fígado, a hidratá-lo e a dissolver gorduras.

Podes tomar um copo de água morna com limão e um pouco de mel logo pela manhã e/ou prepares uma garrafa de água com limão, ou alguma receita de água aromatizada que contenha este ingrediente, e ires bebendo durante o dia.

 

4. ESCOLHE NÃO VOLTARES A COMER EM DEMASIA

Esta dica é fundamental. Muitas mulheres têm o hábito de comer em demasia em certas ocasiões, como jantares de amigos e festividades, e depois nos dias seguintes mergulharem em jejuns ou programas de detox na tentativa de compensar os excessos alimentares.

Contudo, esta não é uma boa estratégia. Tu podes ir almoçar e jantar com amigos e família e ainda assim comeres com prudência. Apetece-te um pouco de sobremesa, come, mas pouco. Queres beber vinho, tudo bem, mas apenas um copo.

Em alturas de festas usa a técnica das francesas, que são consideradas as mulheres mais elegantes do mundo, que consiste em comer um pouco de tudo, inclusivamente sobremesa, mas com elegância e moderação.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

 
 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo -
 conasi

logo - Natures Invitation

logo - ORGANII

Share This