Escolha uma Página

3 benefícios de teres uma horta em tua casa

Saúde
2 Mai, 2018

As hortas em casa vieram revolucionar a agricultura e a maneira como, em pleno século XXI, nos relacionamos com os alimentos. São práticas, pequenas, bonitas, facílimas de cuidar e, certamente, irão trazer uma nova energia e vitalidade não só aos alimentos que consomes, como também à tua casa.

 

O que são hortas em casa?

As hortas em casa consistem em plantações de vegetais realizadas em pequenas áreas, geralmente em camas de cultivo especializadas, e têm como principal finalidade o consumo próprio. Podem ser criadas em jardins, quintais, terraços, pátios e varandas.

Hortas urbanas - Noocity

Hortas em casa ou GrowbedsNoocity

 

As hortas em casa remetem-nos às origens, nomeadamente ao período pré-industrial, quando os nossos antepassados iam ao campo, jardim ou quintal buscar os vegetais e frutas para comer.

Até, aproximadamente, ao início do século XIX, os alimentos que os seres humanos consumiam eram todos naturais. Nessa altura, as pessoas comiam a carne que caçavam, o peixe que pescavam e os vegetais e frutas que colhiam.

As suas refeições consistiam somente em alimentos que se encontravam na Natureza, sendo por isso submetidos a pouco ou nenhum tipo de processamento ou tratamento químico.

Durante a revolução industrial, o setor alimentar sofreu uma grande transformação. Por conveniência, e de modo a aumentar a produção, prolongar a validade e diminuir os custos, os alimentos começaram a ser produzidos em massa e em locais separados das zonas residenciais.

Esta grande alteração nas práticas de agricultura, que até então existia, poderá ter trazido diversos benefícios à nossa sociedade. Contudo, trouxe também inúmeras desvantagens.

 

Porque beneficiarás em ter uma horta em casa

A industrialização afastou o homem da Natureza, dos seus ciclos e, acima de tudo, da sua energia pura e insubstituível.

Passamos a ir buscar alimentos, maioritariamente embalados ou enlatados, a prateleiras de supermercados fechados e repletos de luz artificial, em vez de os irmos colher diretamente ao campo ou à horta, debaixo do sol e envolvidos pelo vento e ar fresco. 

Cultivares os teus próprios alimentos num jardim, campo, ou até mesmo numa horta tradicional, é algo que hoje em dia dificilmente se consegue, principalmente no caso de viveres dentro de uma cidade.

No entanto, graças à tecnologia desenvolvida por uma equipa de portugueses aficionados da permacultura, e que deu origem às hortas em casa Noocity, agora é possível plantares vegetais em tua casa!

 

3 benefícios de teres uma horta em casa

 

1. CONSUMIRES ALIMENTOS QUE SÃO REALMENTE BIOLÓGICOS

Hoje em dia, a integridade e densidade nutricional dos alimentos é cada vez mais dúbia. Mesmo os que provêm de agricultura biológica não são absolutamente fidedignos, pois pouco ou nenhum control temos sob a sua produção.

Vários estudos têm vindo a afirmar que muitos dos alimentos que possuem certificado biológico contêm, na verdade, diversos pesticidas e fertilizantes sintéticos.

Eu não acredito nos alimentos 100% biológicos por uma simples razão: a contaminação que se encontra no ar, no solo e na chuva impossibilita que os alimentos cresçam isentos de tóxicos.

No entanto, é possível reduzir drasticamente a quantidade de toxicidade que possa existir nos alimentos que consomes. Como? Sendo tu a cultivá-los.

As hortas em casa permitem-te ter um maior controle sobre a qualidade dos alimentos que irás consumir. Tu sabes o que estás a semear, sabes o que estás a colocar na terra e sabes também com que tipo de água os irás regar. E, mais biológico do que isto, parece-me impossível!

 

2. CONSUMIRES ALIMENTOS RICOS EM ENERGIA VITAL

Mais importante do que a densidade nutricional de um alimento, é a quantidade de energia vital que ele possui. O consumo de vegetais e frutas é fundamental para a nossa saúde, não tanto pelos nutrientes que apresentam, mas principalmente pelo facto de estarem carregados de energia vital.

Aliás, se tu experimentares consumir apenas suplementos alimentares que aportem todos os nutrientes que o teu corpo necessita, tu muito prontamente te irás dar conta de que não te sentes bem e que estás sem energia. Os nutrientes estão lá, mas a falta de energia vital que os suplementos carecem faz com que tu não sintas tanta vitalidade.

A energia vital encontra-se nos alimentos que provêm da Natureza, como é o caso da fruta e dos vegetais. Porém, a concentração de energia vital vai diminuindo a partir do momento em que o alimento se separa da terra.

Uma maçã que acabou de ser colhida, apresenta uma quantidade de energia vital muito superior à de uma maçã que tenha sido apanhada há uma semana atrás, como acontece com a maioria das frutas e vegetais que se encontram nos supermercados.

Teres uma horta em casa permite-te consumir vegetais e frutas acabados de colher por ti e que, naturalmente, se encontram repletos de energia vital.

 

3.TRAZERES UM POUCO DA ENERGIA DA NATUREZA PARA DENTRO DE TUA CASA

Um dos aspetos que mais desequilíbrios está a trazer ao ser humano, e que infelizmente é um dos mais menosprezados também, é a desconexão que ele tem com a Natureza e seus elementos – terra, água, ar e fogo (sol).

Nós fomos criados para habitar um meio natural, rodeado de plantas, água pura, ar fresco e sol. Contudo, na era moderna em que vivemos, o cenário é completamente o oposto.

O nosso habitat atual é cercado de cimento, o ar que respiramos é poluído, bebemos água da torneira ou engarrafada, apanhamos pouco sol, movemo-nos pouco e o contacto que temos com o elemento Terra, como é o caso de plantas, árvores e vegetais, é quase nenhum.

O nosso instinto pede-nos que nos aproximemos da Natureza, sabendo que ao fazê-lo estaremos a resgatar o nosso estado original de equilíbrio e harmonia.

Uma horta em casa não substituiu a Natureza em si, no entanto, é um grande passo, pois a estarás a trazer a energia das plantas e dos vegetais para dentro da tua casa.

 

Hortas em casa – Noocity

 

As hortas em casa, como é o caso das growbeds da marca portugesa Noocity, são caixas bonitas, elegantes e que possuem um sistema de sub-irrigação que lhe dá uma autonomia de rega até 3 semanas.

O cuidado que necessitas de prestar a esta hortas em casa é muito pouco, uma vez que este sistema, desenvolvido pela Noocity, permite que a planta faça a própria gestão da água. Para além disso, as growbeds são fáceis de montar e têm uma durabilidade mínima de 5 anos.

 

A Noocity está a oferecer um desconto de 10% a todas as minhas queridas leitoras (válido até ao final do mês deNovembro). Para aproveitares esta promoção, utiliza o código “MISSKALE” no pagamento.

Clica aqui e acede à loja da Noocity.

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 
 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo -
 conasi

logo - Natures Invitation

logo - ORGANII

Share This