Escolha uma Página

6 doces que te vão fazer elegantíssima

Beleza
3 Abr, 2013

coconut-sugar21-470x352Gostas de doces?

Quem é que não gosta, certo?

A ideia de comer diariamente sobremesa ou um doce como lanche soa fantástico se não  fosse pelo medo de ficar uma hipopotama passados uns meses. Percebes o que te quero dizer, certo? ; )

Os doces que a maioria das pessoas costumam comer estão cheios de “açúcares maus”, “gorduras más”, ingredientes processados, etc e isto, minhas senhoras, não é lá muito doce. Estamos familiarizados com a relação entre bolos, bolachas e outros doces e o aumento de peso, borbulhas, celulite e por aí em diante. E de todas as vezes que comemos algo assim não só nos sentimos culpadas como corremos como loucas para o ginásio para queimar o raio do bolo!

Até já é senso comum que se queres ficar uma grande “brasa” deves ficar longe de tudo o que é d-e-l-i-c-i-o-s-o. E eu estou aqui para te dizer que isto NÃO é verdade.

O prazer de comer deveria ser livre de culpa (e preferencialmente também livre de quilos extra!)

Por isso, deixo aqui a boa notícia: tu podes comer doces!

Eu repito, tu podes comer sobremesas e outros doces se estes forem os corretos. E por corretos eu refiro-me aos doces que têm nutrientes que não só vão nutrir as tuas células como também vão deixar-te elegante e “boazona”. Esta ideia já deixa água na boca, certo?!

Felizmente, a Natureza proporcionou-nos os melhores doces que existem. Açúcares que não vão prejudicar a tua saúde nem tornar-te gorda. Não é fantástico?!

Pára um momento e pensa no ingrediente que mais adoras nos doces?

O açúcar, é claro! E o açúcar tem uma má reputação porque está associado ao típico açúcar de cana refinado – que é realmente horrível. Não só dispara os níveis de açúcar no sangue como tabém abate completamente o sistema imunitário, acidifica o sangue, é altamente viciante e é convertido em gordura. Ou seja, o que estou a querer dizer é que o açúcar “comum” que é usado nas sobremesas e doces “comuns” (já para não mencionar as bebidas e alimentos empacotados/processados) é o tipo de açúcar que te vai transformar numa hipopotama.

O facto é que tu precisas de açúcar para sobreviver. Os hidratos de carbono (açúcares) são a nossa fonte principal de energia, mas o problema é que temos estado a comer os errados. Privares o teu organismo de hidratos de carbono de modo a perderes peso apenas vai piorar a situação e isto é o que explico a todas as minhas clientes.

Aqui estão os doces de maior qualidade (e que não engordam!):

1. Frutas
A fruta está sem dúvida em primeiro lugar. Contêm o melhor tipo de açúcar para o teu corpo. É rica em frutose – um açúcar que é reconhecido pelo organismo e eficazmente utilizado para produzir energia. A fruta deve-se comer isoladamente (sem misturar com outra comida), madura e com o estômago vazio. NUNCA depois de uma refeição, uma vez que literalmente apodrece, fermenta e cria um caos nos teus intestinos!

2. Frutos secos
Como já deves ter reparado, os frutos secos são mais doces do que a fruta fresca. Isto acontece porque ao ser desidratada, a fruta encolhe e a quantidade de açúcar fica mais concentrada. Porque têm um tamanho mais pequeno as pessoas tendem a comer maiores quantidades, por isso tem isto em conta e lembra-te que é como comeres a fruta inteira, mas sem a água. Assegura-te de que a fruta seca não tenha açúcares adicionados e que não contenha dióxido de enxofre (um conservante tóxico). Frutos secos são uma boa fonte de açúcar, fibra, vitaminas, minerais e podem ser usados em sobremesas e barrinhas energéticas. Os que eu mais recomendo são tâmaras, bagas de Goji, damascos, ameixas e uvas passas.

3. Vegetais (tubérculos)
Beterrabas, cenouras, cebolas, batata doce, yams. Estes vegetais são bastante doces, principalmente quando cozinhados ou usados em sumos. Existem imensas receitas que podes preparar usando estes vegetais, como assá-los com um fio de azeite e ervas secas, fazer uma sopa quente ou até um estufado. Proporcionam um leve, mas ótimo, sabor doce.

4. Stevia
Este é o meu preferido. Eu não sei como iria beber os meus chocolates quentes e chás sem Stevia. Este adoçante natural provêm da planta “Stevia” e é dez vezes mais doce do que o açúcar “normal”, e com um índice glicémico zero (e também zero calorias). Deus abençoe a Stevia!

5. Açúcar de côco
Também um favorito. Tem um sabor caramelizado e é perfeito para receitas que necessitem de um adoçante seco. Não é processado, nem branqueado, nem filtrado e é rico em potássio, magnésio, zinco, ferro, vitaminas B1, B2, B3, B6 e C. Podes usá-lo num iogurte de cabra para o pequeno-almoço ou lanche e fica divinal na minha receita de chocolate (vê a receita aqui)

6. Geleia de arroz
Mesmo sendo refinada, tem um baixo índice glicémico e absorção lenta o que ajuda a prevenir picos de açúcar no sangue. É uma excelente alternativa para receitas que necessitem de um adoçante com textura de xarope.

Tirando alguns casos específicos, consumir estes açúcares não só vai melhorar a tua saúde em geral como também irá controlar o teu peso e fornecer-te energia de qualidade. Tudo em excesso pode provocar problemas a curto e longo prazo e isto é também válido para o tema do açúcar. O segredo é sempre: MODERAÇÃO.

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes