Escolha uma Página

4 truques caseiros para queimaduras solares

14 Ago, 2014Antiaging, Beleza, Saúde

Cuidado! A queimadura solar é causada por uma exposição excessiva ao sol e pode provocar danos permanentes e irreversíveis nas células da tua pele.

Diz-se que o bronzeado tornou-se numa tendência no momento em que a Coco Chanel regressou a Paris bronzeada, após umas férias no sul de França. Se assim foi, esta grande referência no mundo da moda inspirou um estilo, para além da roupa, que dura até aos dias de hoje.

Embora o sol seja fundamental para a saúde e bem-estar do ser humano, os raios ultra-violeta (UV) encontram-se muito fortes e facilmente podem provocar uma queimadura solar, mais conhecida por “escaldão”. Logo, torna-se imprescindível que saibas dosear a exposição solar, a que horas do dia fazê-lo e até mesmo usar um protetor solar natural.

Mesmo que tu cumpras o horário das “horas mais seguras” para apanhar sol, ainda assim existe um risco de queimadura solar. Ou porque adormeceste, ou porque foste dar um passeio, ou talvez porque estavas distraída a conversar com amigas e acabaste por nem te dar conta de que a tua pele já estava a dar sinais de “sai do sol”. Os motivos que levaram a que a exposição solar tenha provocado uma queimadura podem ser vários, mas agora a questão é: o que faço para apaziguar a queimadura solar?

Não existe uma cura, propriamente dita, para as queimaduras solares e simplesmente terão que seguir o seu processo. No entanto, tu podes ajudar a suavizar a inflamação de modo a dar conforto à pele e ajudar na sua recuperação.

As sugestões escritas abaixo consistem em remédios naturais caseiros que vão ajudar precisamente esse propósito – acalmar a pele, reduzir a inflamação e ajudar na regeneração das suas células. No caso de ser uma queimadura mais localizada, o Aloe vera, o iogurte e o pepino são uma boa opção. Se a queimadura for mais generalizada, talvez o melhor seja começar com o banho de bicarbonato de sódio.

#1 GEL DE ALOE VERA

O gel de Aloe Vera provém do líquido que existe no interior desta planta. Tem fortes propriedades antioxidantes, anti-inflamarórias e cicatrizantes, refrescando e acalmando a zona da queimadura, ajudando a reduzir os seus danos. Este gel é um dos tratamentos mais eficazes para qualquer tipo de queimaduras e até é usado em vários centros médicos. Aplica uma boa camada de gel de Aloe Vera sobre a queimadura e repete a cada hora até que a dor e desconforto tenham desaparecido. Encontras este gel nas lojas de produtos naturais. A marca que recomendo é a “Aloe Pura”, pois consiste em 99,9% puro gel da planta. No caso de não encontrares esta marca, assegura-te de que o gel que levas não contém óleos de minerais, parafinas, álcool ou colorantes.

#2 IOGURTE NATURAL PURO

Este truque é muito simples, mas necessita de ser iogurte natural puro (nada de aroma a canela com pedaços de morangos, ok?!). Assim como o Aloe Vera, o iogurte tem um efeito refrescante e calmante. Para além disso, as suas proteínas, enzimas e probióticos (bactérias naturais da fermentação do iogurte) protegem as células cutâneas e ajudam-nas a regenerar. Aplica uma camada de iogurte natural na zona da queimadura solar e deixa atuar durante cerca de 5 minutos ou até sentires o seu efeito.

#3 RODELAS DE PEPINO

Este talvez seja o truque mais conhecido e fácil de encontrar. Uma vez que o pepino é rico em antioxidantes e tem também propriedades analgésicas e refrescantes, torna-se num alimento perfeito para uma queimadura solar. Corta-o às rodelas e coloca sobre a queimadura. Vais ver como é tão fresquinho e como passado uns minutos o pepino absorveu o calor da queimadura, encontrando-se quente, e a tua pele está mais fresca. O ideal será colocares o Aloe Vera ou o iogurte após teres retirado o pepino. Esta combinação será ainda mais eficaz.

#4 BANHO COM BICARBONATO DE SÓDIO

O ambiente alcalino do bicarbonato de sódio é muito calmante para a pele. Também ajuda a pele a manter a sua humidade e alivía a inflamação e o prurido (comichão). Coloca 1/2 chávena de bicarbonato de sódio (encontras em farmácias) numa banheira com água morna/fria e fica “de molho” cerca de 30 minutos. Assim que saires do banho, deixa que a pele seque ao ar, em vez de secares com a toalha.

Estas dicas são muito eficazes e podem ajudar a acelerar o processo de regeneração da pele. No entanto, lembra-te sempre que o ideal é, obviamente, não chegares ao ponto de ter uma queimadura solar.

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

 

logo - ORGANII

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes