Escolha uma Página

4 soluções naturais e eficazes para o mau hálito

Saúde
18 Mar, 2018

Se já tiveste mau hálito, sabes que este é um sintoma extremamente constrangedor.

Passas o tempo todo preocupada em tentar perceber se naquele momento tens ou não mau hálito, se a pessoa com quem estás a conversar está a senti-lo, se tens pastilhas elásticas suficientes na carteira, já para não falar nos momentos de intimidade, em que morres de vergonha só de imaginar que o teu mau hálito pode afastar a outra pessoa!

Porque tens mau hálito

De maneira a poderes solucionar este desequilíbrio, que é o mau hálito, em primeiro lugar tu precisas compreender porque o tens.

As principais causas que podem levar ao aparecimento de mau hálito são:

  • fraca higiene oral
  • cáries dentárias
  • excesso de toxicidade no organismo
  • problemas de gengivas
  • tabaco
  • diabetes
  • prisão de ventre
  • acumulação de bactérias patogénicas no teu organismo, nomeadamente na boca
  • alimentação (excesso de açúcar, álcool, café, carne e alimentos processados)
  • infecção respiratória
  • indigestão
  • stress

O mau hálito é um sintoma, através do qual o teu corpo manifesta um desequilíbrio que está a acontecer em alguma parte do teu organismo. Logo, é essencial que consultes um profissional de saúde que te possa ajudar a identificar a raiz deste problema.

Independentemente da origem do desequilíbrio, o facto é que este já se manifestou ao nível da tua boca, sob a forma de mau hálito, tornando-se então essencial que o resolvas o mais rapidamente possível.

Será que os elixires bucais convencionais e pastilhas elásticas são uma boa opção?

Uma das coisas que a maioria das pessoas faz, de maneira a tentar solucionar o mau hálito, é bochechar com um elixir bucal convencional e mastigar pastilhas elásticas.

Para além dos elixires bucais convencionais conterem cores e sabores artificiais, eles apresentam também uma elevada concentração em álcool. Esta substância poderá eliminar algumas bactérias patogénicas, responsáveis pelo mau hálito, contudo, também é capaz de destruir as bactérias boas, que são essenciais para a saúde do teu organismo.

As pastilhas elásticas costumam ser o melhor amigo das pessoas que sofrem de mau hálito. No entanto, é importante que saibas que, para além dos ingredientes tóxicos que costumam conter, estas pastilhas podem desencadear muitos outros problemas, nomeadamente gastrointestinais, barriga inchada e com gases, erosão dentária, dor e inflamação na articulação temporomandibular.

4 soluções naturais e eficazes para o mau hálito

Produtos como elixires bucais ou pastilhas elásticas podem suprimir temporariamente o mau hálito, porém, não o resolvem.

As soluções, para o mau hálito, que partilharei contigo em seguida, baseiam-se em princípios da medicina natural e visam limpar a boca, eliminar bactérias patogénicas e outros agentes que causam mau odor, assim como deixar a tua boca com um cheiro fresco e saudável.

1.USA FIO DENTAL TODOS OS DIAS

Esta primeira dica pode parecer óbvia, mas o facto é que muita gente não o faz!

Lavar os dentes com uma escova não é, por si só, suficiente para uma boa higiene oral, uma vez que não consegue remover devidamente bactérias patogénicas e restos de comida, que posteriormente servem de alimento para estas bactérias, e que se encontram entre os dentes.

A acumulação de bactérias patogénicas, e seus subprodutos, na tua boca é um dos principais factores causadores de mau hálito. Logo, o primeiro passo, para eliminar este sintoma desagradável, é lavares os dentes após cada refeição e utilizares fio dental.

 

2.LIMPA A TUA LÍNGUA COM UM RASPADOR DE LÍNGUA

Este método, com raizes na medicina ayurveda, consiste em limpares a tua língua com um objeto próprio (como o que se encontra na imagem abaixo) logo ao acordares e antes de ingerires o que quer que seja.

A língua, principalmente a porção que se encontra mais próxima do tubo digestivo, reune uma série de condições propícias para a colonização de bactérias patogénicas, responsáveis por problemas de saúde oral, como mau hálito, cáries dentárias e doenças das gengivas.

Para além deste factor, que pode contribuir para o aparecimento de mau hálito, uma acumulação de toxicidade, resultante do processo de desintoxicação que ocorre durante a noite, é depositada, sob a forma de um muco esbranquiçado, na língua. Se reparares, todas as manhãs a tua língua apresenta uma camada deste muco – quanto maior a sua quantidade, maior o nível de toxicidade no organismo -, tornando-se essencial que o removas o quanto antes para que essa toxicidade não volte para o interior do teu corpo.

De maneira a eliminares, ou prevenires, o mau hálito, é fundamental que limpes a língua diariamente, de preferência logo ao acordar, com um raspador de língua.

(Clica na imagem para acederes ao produto / loja)

Raspador de língua

Vários especialistas explicam que os raspadores de língua de cobre são os mais indicados, uma vez que não só removem acumulações de toxicidade, bactérias patogénicas e seus sub-produtos, como também contêm enzimas capazes de nutrir as bactérias benéficas para a boa saúde oral.

Modo de utilização:

  • segura as pontas do raspador de língua
  • coloca a ponta curvada do raspador na parte de trás da tua língua e arrasta-o para a ponta da língua, deixando a camada de muco branco cair no lavatório
  • repete cerca de 4-5 vezes, até que não haja mais muco a sair
  • lava sempre bem o raspador

 

3. FAZ OIL PULLING

Após a limpeza da língua, torna-se essencial que faças oil pulling. Esta técnica, também oriunda da medicina ayurveda, é utilizada há milhares de anos e é considerada uma das técnicas mais potentes a nível da desintoxicação de todo o organismo, principalmente da boca. Consiste num enxague bucal, realizado com um óleo específico, que irá deixar as tuas gengivas e dentes fortes e saudáveis.

As bactérias, que se encontram presentes na tua boca, criam uma espécie de biofilme nos dentes – uma camada fina onde as bactérias se aderem, dando origem à conhecida placaQuando mexes bem o óleo dentro da tua boca, estas bactérias ficam presas nas moléculas de gordura, que constituem o óleo, e dissolvem-se. Estas gorduras também ajudam a remover manchas que possas ter no esmalte, e que são resistentes à água e pasta dentífrica, e a branquear os dentes.

(Clica na imagem para acederes ao produto / loja)

Óleo Gandusan

O óleo Gandusan, com o qual recomendo que faças o oil pulling, é formulado a partir de uma receita tradicional ayurveda e tem como principal finalidade limpar, refrescar e purificar toda a tua boca, ajudando a eliminar o mau hálito e a prevenir uma série de desequilíbirios relacionados com os dentes e as gengivas.

Modo de utilização: 

  • após teres limpo a língua com o raspador, e ainda em jejum, coloca 1 colher de sopa de óleo Gandusan na boca e bochecha-o, passando pela língua, gengivas e dentes durante cerca de 1-3 minutos (NÃO o engulas, pois encontra-se repleto de bactérias patogénicas e toxicidade!)
  • quando terminares, cospe completamente o óleo, enxagúa a boca com água e lava os dentes

 

4. ADICIONA PÓ DE NEEM À TUA PASTA DE DENTES

Este pó de Neem consiste numa mistura de especiarias e plantas medicinais, formulada a partir de princípios da medicina Ayurveda, cujo objetivo é:

  • reduzir a placa bacteriana
  • prevenir e ajudar no tratamento de problemas relacionados com os dentes como cáries dentárias e gengivities
  • eliminar o mau hálito
  • equilibrar a flora bucal
  • branquear os dentes

A medicina ayurveda defende que o Neem é uma planta essencial para a higiene e saúde oral.

(Clica na imagem para acederes ao produto / loja)

Pó dental de Neem

Modo de utilização:

  • aplica pasta dentífrica na tua escova de dentes
  • coloca, aproximadamente, 1/2 colher de café de pó dental de Neem por cima da pasta e lava os dentes normalmente

 

Existem vários factores que podem desencadear mau hálito crónico, sendo que um dos principais é a acumulação de bactérias patogénicas, e seus subprodutos, na tua boca.

Lavar os dentes com uma escova não é suficiente. São necessários outros métodos, como os acima descritos, para que a tua boca fique verdadeiramente limpa, fresca e com um cheiro agradável.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

     
     

    MARCAS QUE RECOMENDO

    logo -
 conasi

    logo - Natures Invitation

    logo - ORGANII

    Share This