Escolha uma Página

4 dicas para prevenires o envelhecimento da pele no inverno

Antiaging
28 Jan, 2018

O inverno é uma das estações mais delicadas no que diz respeito ao envelhecimento da pele.

As temperaturas frias, a secura do ar, assim como o aquecimento ambiente das casas podem acelerar o envelhecimento da pele, uma vez que lhe retira humidade.

A pele funciona como uma barreira que mantém a água dentro do teu organismo. Quando o ambiente exterior se encontra frio e seco, esta água pode evaporar da superfície da pele com mais facilidade, deixando-a seca e desidratada.

Desidratação = envelhecimento da pele

A desidratação é uma das principais causas do envelhecimento da pele. Raios UV, falta de água, frio, calor, ar seco, álcool, café, ar-condicionado, tabaco e a carência de certas gorduras são alguns dos principais factores que levam a esta secura e desgaste da pele.

As fibras de elastina – proteínas que dão elasticidade à pele – são também afectadas pela desidratação e por todos os aspectos que acabei de mencionar, nomeadamente o frio, levando a um aspecto baço e seco e à consequente formação de rugas.

Da mesma maneira que no verão deves proteger a tua pele dos raios UV e do calor, no inverno necessitas protegê-la do frio e da secura, de modo a evitar o seu envelhecimento.

3 dicas para prevenires o envelhecimento da pele no inverno

De modo a evitares a desidratação da tua pele, provocada pelo frio do inverno, é necessário que tenhas em conta dois aspectos em concreto:

  1. Hidratação interna
  2. Hidratação externa

Uma pele verdadeiramente jovem, macia e radiante encontra-se extremamente bem hidratada. Acontece que esta hidratação necessita de provir tanto do exterior, através de bons cosméticos naturais, como também do interior, através de água e gorduras de qualidade provenientes de alimentos.

Deste modo, e para evitares o envelhecimento da pele, durante o inverno…

1.CONSOME ÁGUA E GORDURAS SAUDÁVEIS QUE HIDRATEM A TUA PELE

A membrana que reveste as tuas células é formada por ácidos gordos. Estas moléculas fornecem-lhes elasticidade e fluidez, permitindo a passagem de certos compostos como nutrientes, água e oxigénio para o seu interior e toxicidade (outro factor responsável pelo envelhecimento da pele) para o seu exterior.

Para que as tuas células se encontrem limpas, saudáveis e pomposas, refletindo-se numa pele jovem e brilhante, tu precisas de consumir o tipo de gorduras que irá contribuir para uma membrana celular fluída e elástica. Essencialmente, estas gorduras são as monoinsaturadas (como por exemplo azeite, abacates e oleaginosas) e as poliinsaturadas ( como por exemplo salmão, sardinhas, cavalinha, sementes de linhaça e sementes de chia).

Não só este tipo de gorduras te fornece ácidos gordos saudáveis, como também antioxidantes, vitaminas, minerais e outras substâncias responsáveis pela saúde e juventude da pele.

Para além do consumo de gorduras saudáveis, é também fundamental que consumas cerca de 1,5L de água por dia.

Lembra-te de que a qualidade da tua pele é um reflexo da qualidade das tuas células.

2. UTILIZA UM CREME DE LIMPEZA HIDRATANTE

Um dos cosméticos que mais pode desidratar a pele são os géis de limpeza. Muitos destes produtos, nomeadamente os que fazem espuma, apresentam um ph alcalino. Uma vez que o ph natural da tua pele é ácido, ao aplicares uma substância que o irá alcalinizar, a barreira de proteção da pele é destruída, ficando seca e desidratada.

Se o gel de limpeza que tu usas deixa a tua pele ressequida e repuxada após a lavagem, é porque não é indicado para ti.

Os melhores produtos de limpeza, e que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele, são aqueles que apresentam um ph mais ácido e agentes de hidratação. Aqui ficam algumas sugestões:

Organii 

Caudalie

Naturissimo

3. SUBSTITUI A ESFOLIAÇÃO POR UM PEELING

Uma boa esfoliação, realizada 1-2 vezes por semana, é essencial para uma pele jovem, macia e brilhante. Esta consiste num processo que remove as células mortas que se encontram à superfície da tua pele, dando-lhe um aspecto fresco e radiante.

Existem dois tipos de esfoliação: a mecânica e a química. A esfoliação mecânica consiste em massajar a pele com pequenos grãos, que se encontram num creme, ou uma escova esfoliante; a esfoliação química actua através de um processo que dissolve as células mortas da pele.

Uma vez que a esfoliação química, quando realizada com produtos naturais e de alta qualidade, é menos abrasiva do que a mecânica, no inverno, este é o tipo de esfoliação mais recomendado.

Aqui ficam algumas das minhas marcas preferidas:

Caudalie

Whamisa

Ren

Um outro benefício que este procedimento oferece é uma otimização da absorção dos produtos que lhe vais aplicar posteriormente, como é o caso dos hidratantes que te recomendarei em seguida.

4. APLICA DIARIAMENTE UM CREME HIDRATANTE + ÓLEO FACIAL

Como já referi, a hidratação é imprescindível na prevenção do envelhecimento da pele, especialmente durante os meses frios. Não só esta hidratação nutre a pele, como também actua como uma barreira de proteção contra a sua secura, retendo, no interior das suas células, água e nutrientes.

Deste modo, a tua rotina diária deverá sempre começar por:

  • limpar a pele da cara com um creme ou leite de limpeza natural
  • tonificar (com um tónico – aqui ficam alguns exemplos)
  • aplicar um sérum (aqui ficam alguns exemplos), seguido de um creme hidratante e, no inverno, juntar-lhe também um óleo facial

Considero que o óleo facial seja um truque fantástico, pois aporta um conforto e hidratação extra, protegendo a tua pele das agressões do frio e secura do ar.

Em seguida ficam algumas sugestões de cremes e óleos faciais:

Organii

Caudalie

Naturissimo

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

 

logo - ORGANII

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes