Escolha uma Página

3 soluções ecológicas e saudáveis para conservar os alimentos

Saúde
26 Fev, 2018

Estás a contribuir para a destruição do nosso planeta?

O plástico, nomeadamente o que se encontra em variados utensílios de cozinha, é um dos principais factores que mais está a contribuir para a poluição ambiental. Estima-se que todos os anos se gerem cerca de 8 milhões de toneladas de plástico e que no ano de 2050 haja mais plástico do que peixe nos oceanos!

Esta realidade não se irá alterar até que cada um de nós, como habitantes deste planeta, decida mudar os hábitos que favorecem o aumento da poluição do ambiente, nomeadamente o uso de plástico no âmbito doméstico.

Garrafas de plástico, utensílios de cozinha de plástico, sacos de compras de plástico, sacos do lixo de plástico, película aderente, recipientes de plástico e embalagens de plástico encontram-se presentes na maioria das cozinhas contribuindo, sem qualquer dúvida, para este cenário de poluição cada vez mais alarmante.

O plástico NÃO é biodegradável, acabando por se amontoar em aterros e oceanos. Imagina o lixo plástico que semanalmente colocas no contentor. Multiplica esse lixo por 52 semanas e ficarás com uma ideia do total de resíduo plástico que a tua casa gerou num ano. E agora imagina esse total multiplicado por biliões de pessoas!

Este é o lixo que nós estamos a criar no nosso dia-a-dia.

 

Os plásticos contêm tóxicos prejudiciais para a tua saúde

Para além poluir drasticamente o ambiente, a maioria do plástico possui dois tipos de tóxicos que são altamente prejudiciais para a saúde. São eles:

  • BISFENOL-A (BPA)

O Bisfenol-A, ou BPA, é um químico que constitui a maioria dos plásticos nomeadamente garrafas, biberões, talheres, recipientes pratos e copos de plástico, assim como película aderente.

Este químico é um composto sintético considerado desregulador hormonal, uma vez que tem a capacidade de interferir com o funcionamento hormonal. Aliás, estudos (12) afirmam que o BPA se encontra relacionado com a infertilidade, tanto em mulheres como em homens, e que também pode afetar a saúde dos embriões e fetos (3).

Para além de afetar o sistema endócrino, o BPA pode também alterar a função imunitária, estimular a produção de células cancerígenas, aumentar o número de células de gordura, criar danos cerebrais, desenvolver hiperatividade e outros distúrbios comportamentais, entre outros.

  • POLICLORETO DE VINILA (PVC)

De acordo com um estudo realizado pela International Agency for Research in Cancer (IARC), o cloreto de vinila, utilizado para criar o PVC, é considerado uma substância cancerígena (4). Este químico, que se encontra presente em vários produtos de origem plástica como é o caso da película aderente, é commumente usado com a finalidade de aumentar a flexibilidade do plástico.

Para além do cloreto de vinila, o PVC pode também conter ftalatos nomeadamente DEHP. Esta substância, utilizada para amolecer plásticos, está relacionada com problemas de fertilidade e distúrbios do fígado e pulmões (5).

NÓS estamos a destruir o nosso planeta; a nossa casa. Mais, nós estamos seriamente a prejudicar o nosso organismo com a quantidade de tóxicos que nele introduzimos diariamente.

É urgente mudarmos esta realidade!

 

3 SOLUÇÕES ECOLÓGICAS E SAUDÁVEIS PARA CONSERVAR ALIMENTOS

Uma das maneira mais eficazes de travares o impacto tão destrutivo que o plástico está a ter no nosso planeta, e no teu organismo também, é evitando o seu uso.

Tu podes:

Apercebo-me que muitas pessoas já estão a implementar algumas estratégias para diminuir o consumo de plástico, nomeadamente o uso de sacos de pano nas idas às compras e também a substituição de garrafas de plástico por garrafas ecológicas. No entanto, existem dois produtos de plástico, que ainda se encontram muito presentes nas nossas cozinhas, que são a película aderente e os recipientes para conservar alimentos.

Aqui ficam as minhas soluções ecológicas e saudáveis preferidas para conservar os alimentos:

 

1. SACOS DE SILICONE STASHER PARA CONSERVAR ALIMENTOS

(Clica na imagem para acederes ao produto / loja)

Estes sacos ou caixinhas Stasher são uma alternativa fantástica aos recipientes convencionais de plástico para conservar alimentos. São feitos à base de silicone, material que consiste em polímeros sintéticos de silicatos obtidos a partir do silício de areia. É um material estável, inerte, duradouro e resistente quer a temperaturas muito baixas (como é o caso do congelador) quer a temperaturas muito altas (como é o caso do forno).

A sua grande vantagem é que é um saco multi-usos. Tanto o podes usar para conservar alimentos no frigorífico ou congelador, como também o podes colocar no forno e microondas (apesar de eu não recomendar o uso deste eletrodoméstico!), assim como também para levares comida para o trabalho, praia, etc.

Para além disso, pode servir também para conservar alimentos a vácuo. Pode ser lavado na máquina da loiça.

CLICA AQUI para acederes à loja destes sacos Stasher.

Utiliza o código CNS-MISSKALE para teres 5% de desconto sobre este produto.

 

2.  TUPPERWARES ECOLÓGICOS SLICE OF GREEN

(Clica na imagem para acederes ao produto / loja)

Não conheço nenhuma cozinha que não tenha um armário repleto de tupperwares! O facto é que são bastante úteis no dia-a-dia para conservar alimentos e levar comida para o trabalho.

O problema, relacionado com estes recipientes, é que são feitos à base de plástico. E, por todos os motivos que mencionei anteriormente, devem portanto ser evitados.

O material que constitui estes tupperwares ecológicos, da marca Slice of Green, é o aço inoxidável, que é totalmente seguro e livre de tóxicos, não passa sabores ou cheiros para os alimentos e, devido à sua resistência, é também bastante duradouro. Podem ser lavados na máquina de lavar a loiça.

CLICA AQUI para acederes à loja destes recipientes ecológicos de conservar alimentos.

Utiliza o código CNS-MISSKALE para teres 5% de desconto sobre este produto.

 

3. SACOS DE ALGODÃO BIOLÓGICO VEJIBAG PARA CONSERVAR ALIMENTOS

(Clica na imagem para acederes ao produto / loja)

Estes sacos de algodão biológico Vejibag são perfeitos para aumentar o tempo e qualidade da conservação de alimentos, uma vez que previnem o excesso de humidade.

Também podes utilizar estes sacos de algodão para ires às compras, evitando assim o uso de sacos de plástico.

Modo de utilização: molha o saco e escorre-o; lava os vegetais; coloca os vegetais dentro do saco e depois guarda-o no frigorífico.

Os sacos Vejibag podem ser lavados à mão ou na máquina uma vez que são feitos 100% de algodão.

CLICA AQUI para acederes à loja dos sacos de algodão Vejibag.

Utiliza o código CNS-MISSKALE para teres 5% de desconto sobre este produto.

 

 

Eu costumo comprar todos os meus utensílios de cozinha na loja online espanhola Conasi. Conheci esta loja há uns anos atrás e desde então que sou uma cliente fiel.

Eles são uma equipa extremamente simpática e profissional, têm produtos que apenas encontro na sua loja e até hoje estou muito satisfeita com tudo o que lá comprei. Para além disso, o tempo entre a compra e a entrega é apenas de aproximadamente 2-3 dias.

É sem dúvida a minha loja de referência de utensílios de cozinha saudável e ecológica!

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 
 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo -
 conasi

logo - Natures Invitation

logo - ORGANII

Share This