Escolha uma Página

3 ideias de presentes de Natal com significado e não materiais!

Corpo e Alma
14 Dez, 2018

Estamos em plena época natalícia e a sua magia encontra-se espalhada por todo o lado. As músicas de Natal que animam as lojas e cafés, as típicas decorações que iluminam as ruas e trazem um brilho especial ao conforto das nossas casas, já não esquecendo os sacos cheios de embrulhos que vemos inúmeras pessoas carregarem durante estas festividades.

Santa Claus is coming to town!

É sem dúvida uma altura em que muito amor paira no ar, sendo tradicionalmente manifestado através dos vários presentes que são trocados ao longo destes dias festivos. Contudo, confesso que nunca apreciei o lado materialista consumista do Natal e sempre achei que lhe retirava algum do seu encanto.

Ora, será que de modo a mostrar o meu apreço por alguém preciso oferecer-lhe algo material, como uma peça de roupa ou um livro? A meu ver, é claro que não. Contudo, vivemos numa sociedade que segue uma certa tradição e decidir não fazer parte dela traz certas consequências, como por exemplo sermos os únicos a ficar num canto sem participar na troca de presentes – eu já passei por esta experiência e admito não ter sido nada agradável!

Para evitares aderir a esse lado mais materialista do Natal, não precisas escolher o outro extremo, em que não ofereces nada a ninguém. Não necessita ser tudo ou nada. Podes continuar a seguir esta tradição de troca de presentes, mas aportando-lhe um outro significado. É que uma coisa é dar por dar, outra é dar com sentimento e significado. Talvez comprar uma coisa qualquer para alguém, só para teres um presente para lhe dar, não faça realmente muito sentido e, provavelmente, essa pessoa irá agradecer-te e simplesmente atirá-lo para a restante pilha de presentes.

Por isso, e de modo a evitar cair nos presentes fúteis e inúteis, partilho contigo algumas ideias de presentes que considero serem originais e não materiais. 

1.O TEU TEMPO E PRESENÇA

Acredito que este seja o melhor presente de todos. Nesta era em que vivemos, caracterizada por uma rotina frenética, excesso de afazeres e sempre sem disponibilidade para nada, oferecermos tempo de qualidade a quem nos é querido, é algo precioso.

Este presente pode traduzir-se num fim-de-semana romântico ou em família num lugar especial, num almoço ou jantar com amigos ou familiares, ou até mesmo uma boa conversa via skype com alguém que esteja a viver longe de ti.

O importante é que esse tempo seja totalmente dedicado à outra pessoa, sem interrupções ou distrações.

2. EXPERIÊNCIAS

Adoro a ideia de oferecer uma experiência. Em vez de uma camisola, um telemóvel ou qualquer outro bem material, porque não ofereceres algo que certamente será inesquecível?!

Um curso de mergulho, uma viagem, sky diving, rafting, um dia num spa, um workshop de culinária, etc. No fundo, uma experiência que saibas que a outra pessoa irá gostar e jamais esquecer.

Aliás, existem empresas, como é o caso da Odisseias, cujo objetivo é precisamente o de proporcionar experiências.

3. CARIDADE

Este tipo de presente não material parece estar em voga e conheço várias famílias que estão a torná-lo numa tradição. Consiste então em fazeres um donativo em nome dessa pessoa. Em vez de lhe ofereceres algo a ela, revertes o presente para uma instituição de caridade.

Deixo aqui alguns exemplos de instituições que podes ajudar:

CASA – Centro de apoio ao sem-abrigo

Ajuda de berço

Mundos de vida – Centro de acolhimento infantil

A Casa do Caminho – Centro de acolhimento infantil

Associação Mais proximidade Melhor vida – apoio a idosos

 

Que esta época natalícia se torne numa oportunidade para relembrares os teus valores, princípios e, acima de tudo, o que realmente importa para ti e para os teus.

Um feliz e santo Natal!

Francisca Guimarães - Miss Kale

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

EBOOKS

 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo - conasi

 

logo - ORGANII

Logo Circulobio

Logo Simplyflow by Fatima Lopes