Toma esta bebida deliciosa e dorme como um anjinho

Comida e Emoções, Receitas, Saúde
1 Nov, 2016

 

Uma noite bem dormida é essencial para um corpo saudável, elegante e bonito. Aliás, já está mais do que comprovado que a falta de sono encontra-se relacionada com uma série de “desequilíbrios” físicos e mentais, assim como com o envelhecimento precoce.

Logo, se tu desejas:

uma pele jovem e radiante;

um corpo elegante, tonificado e sem celulite ou “barriguinha”;

sentires-te leve e cheia de energia;

tu precisas de um “sono de beleza” profundo e reparador, todas as noites – não apenas às sextas e sábados!

Contudo, nos dias que correm, ter um sono de qualidade não é fácil.

Chegar a casa após um dia intenso de trabalho e conseguir desconectar de todo o frenesim não é assim tão simples, como tu própria deves saber.

A tua mente ainda se encontra com um ritmo muito acelerado e os níveis de adrenalina que percorrem o teu organismo, ainda são suficientemente altos para que tu consigas relaxar e ter uma boa noite de sono.

Ritual de relaxamento

Uma das coisas que mais recomendo às pessoas, que me procuram pedindo ajuda com a questão do sono, é que façam aquilo a que eu chamo de “ritual de relaxamento”.

Este ritual consiste em soltares toda a ansiedade, stress e preocupação que pode ter caracterizado o teu dia e entrares em modo “descanso”.

Para o conseguires, tu precisas de realizar algo, que passará a fazer parte da tua rotina, e que servirá como um estímulo de relaxamento, informando o teu corpo e mente que a partir daquele momento é apenas para descansar.

No fundo, este ritual consiste em fazeres algo que te relaxe e ajude a desprender do dia que passou.

O ritual de relaxamento pode passar por:

tomar um banho quente com sal grosso e óleo essencial de lavanda;

10-20 minutos de meditação;

ler um livro (que não seja relacionado com o trabalho ou estudos);

fazer uma prática de yoga ou chi kung;

dar um passeio a pé;

nadar;

ou, a minha preferida: tomar uma bebida que relaxe o meu corpo e mente.

Leite dourado calmante

Segundo a medicina ayurveda (medicina tradicional indiana), existem plantas – como a valeriana, camomila, ashwagandha, passiflora, etc. – e especiarias – como o cardamomo, gengibre, canela, baunilha e noz-moscada – capazes de desencadear um relaxamento a nível do corpo e da mente e, também, de ajudar a induzir o sono.

A Joana Limão, do blog Lemonaid, criou uma receita de uma bebida relaxante – “leite dourado calmante” – que não só vai de encontro com estes princípios ayurvedicos, como também é absolutamente deliciosa.

Ao tomares uma mistura destas plantas ou especiarias – neste caso, sob a forma de uma bebida – tu estarás a enviar um estímulo de relaxamento ao teu corpo e à tua mente, dizendo-lhes “agora é para descansar e dormir”.

Para além de relaxar, esta bebida irá também ajudar a satisfazer os desejos por doces que por vezes podem surgir à noite.

CLICA AQUI PARA ACEDERES À RECEITA

Bons sonhos!

 

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This