Spaghetti de kamut com almondegas de vegetais

Receitas, Viagens
30 Mai, 2014

fotografia(5)Como já deves ter lido no meu artigo “8 coisas que deves sempre levar contigo em viagem“, sempre que viajo levo comida comigo, principalmente quando estão envolvidas viagens de avião – em que a comida que nos servem tem o mesmo sabor/consistência/aporte nutricional que o plástico em que vem embrulhada!

Apercebo-me que os aeroportos estão a ganhar uma outra consciência sobre a alimentação e cada vez mais vejo opções saudáveis a serem oferecidas. No entanto, e mesmo assim, prefiro sempre levar a minha comida. Para mim é mais prático (por mais estranho que possa parecer!) e sei que assim irei poupar a minha barriguinha de alimentos que não  são realmente alimentos.

Uma vez chegada ao destino, o meu truque é fazer uma pesquisa rápida de restaurantes vegetarianos, italianos ou asiáticos que existam à volta do lugar onde me econtro. Sei que neste tipo de restaurantes consigo facilmente encontrar uma boa opção para comer (lê o meu artigo “como comer saudável em qualquer restaurante“). E mesmo que a comida não seja igual à que preparo em casa, sei que pelo menos não irá criar nenhum tipo de reação – tendo em conta certas intolerências alimentares que o meu corpo tem.

Hoje viajo para a Irlanda, onde vou estar 10 dias a fazer um retiro, e como tal ontem preparei a comidinha que precisava de levar até chegar a Cork (onde apanho um autocarro no dia seguinte que me irá levar para o meio do nada!). Uma vez que chego na parte da tarde, tenho tempo para tomar o pequeno-almoço em casa e assim só preciso de levar almoço. Desta vez decidi preparar spaghetti de kamut com almôndegas de vegetais. É um prato que adoro e que já não comia há algum tempo. Para além disso, é muito fácil e rápido de preparar.

Eu AMO massa! É incrível como os italianos conseguiram criar pratos que sejam tão apreciados pelos cidadãos do mundo inteiro e a massa é, sem dúvida, em deles. Uma vez que o trigo é um cereal bastante acidificante, inflamatório e alergéneo (devido ao alto teor em glúten), eu opto – e recomendo sempre – substituí-lo. Embora não sejam fáceis de encontrar (encontras facilmente em lojas como o “Celeiro”), existem várias massas à venda em Portugal que não contêm trigo e a massa de kamut é a minha preferida. O kamut é um cereal com muito baixo teor em glúten, logo é bem digerido por pessoas com intolerância ao trigo, mas não é tolerado por celíacos (pessoas com alergia extrema ao glúten). E para além deste tipo de massa ser muito semelhante à habitual massa de trigo, tem um sabor fantástico.

Estas almondegas de vegetais são deliciosas e “ridiculamente” fáceis de fazer. Uma vez que vão ao forno, as almondegas podem ficar um pouco secas logo sugiro que faças um bom molho de tomate (sem polpa ou tomates enlatados) para colocar por cima. Eu não o fiz apenas porque não tive tempo, mas fica muito mais saboroso! Para o meu molho preferido de tomate: refogado de cebola e alho, tomate descascado cortado aos cubinhos, ervas italianas secas, um pouco de açúcar de côco para quebrar a acidez, sal e pimenta.

 

SPAGHETTI DE KAMUT COM ALMONDEGAS DE VEGETAIS

(Cerca de 12 almôndegas)

100gr de farinha integral de espelta/aveia/millet/trigo sarraceno

200 gr de cenoura crua ralada

200 gr de courgete ralado

100 gr de cebola picada

10 gr de manteiga de côco

1 ovo

Sal e pimenta

– Mistura todos os ingredientes, faz bolinhas e leva ao forno (180ªC) durante cerca de 35 min, ou até estarem douradas.

– Coze o spaguetti de kamut de acordo com as indicações do pacote e coloca um fio de azeite, após teres coado a massa já cozida, de modo a ficar mais suave e saboroso.

Partilha esta receita aqui ; )

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This