Escolha uma Página

A única resolução de ano novo que realmente te pode fazer feliz

Corpo e Alma
8 Jan, 2016

“A minha salvação encontra-se em mim”

U.C.E.M.

Nunca apreciei resoluções de ano novo. E mais, nunca as fiz. Muito honestamente acho serem uma perda de tempo e, em última instância, até mesmo inúteis. É que, vamos lá admitir, quantas pessoas conheces que realmente conseguiram atingir a lista de resoluções de ano novo que tão entusiasmadamente fizeram? Uma, duas, nenhuma? E quantas pessoas conheces que tenham esquecido essa lista logo no final de janeiro? Dez, vinte, todas?

Fazer uma lista de resoluções de ano novo demonstra, na sua essência, uma vontade em mudar. Tu lá no fundo sentes que algo não está bem. Existe um desconforto, uma inquietação, uma dor. É como se algo dentro de ti te soprasse ao ouvido “eu não estou em paz e desejo estar”. E então tu decides mudar, o que é maravilhoso, legítimo e louvável. No entanto, é muito importante não caíres na armadilha de depositar todas as tuas expectativas numa solução que aparenta ser sólida, mas que a longo prazo não passará de uma simples aspirina, que até pode ter aliviado a dor, mas apenas temporariamente, trazendo mais tarde frustração, inquietação e, inevitavelmente, dor outra vez.

Porque é que as resoluções de ano novo não resultam?

Em geral, as resoluções de ano novo baseiam-se em questões superficiais e externas, não chegando a tocar no âmago da verdadeira questão. Talvez na tua lista de resoluções de ano novo, possam existir desejos como:

“Perder 4kg.”

“Arranjar um namorado”.

“Fazer uma viagem”.

“Mudar de emprego”.

Ok, então, em primeiro lugar, e mais importante do que listar as coisas que a tua mente acha que te irão fazer feliz, precisas perguntar a ti mesma: como é que eu me desejo sentir? Vamos supor que respondes: “eu desejo sentir-me feliz e em paz”.

Em segundo lugar, e agora vais ter que ser mesmo honesta contigo mesma: achas que será um número numa balança ou um namorado ao teu lado que te irá trazer a verdadeira e derradeira sensação de paz e felicidade? Vá, responde com sinceridade.

Será que tens estado a procurar a serenidade, o amor, a alegria e a felicidade que tanto desejas no lugar errado?

Ingenuamente nós tendemos a agarrar-nos a soluções que são, na sua natureza, impermanentes, incontroláveis e etéreas. Parece que ainda não realizamos que estas soluções, às quais tanto nos agarramos e tantas expectativas depositamos, simplesmente não funcionam. Repito, não funcionam! E ainda bem, pois estaríamos literalmente tramadas se a nossa paz e felicidade dependesse de um corpo, que hoje pode ser jovem, mas amanhã irá garantidamente envelhecer; de um namorado, que hoje nos faz sentir borboletas na barriga e amanhã nos deixa em lágrimas; de um montante acumulado no banco que hoje existe e amanhã talvez não; ou de um estatuto, que hoje pode ser muito popular mas que amanhã será história.

Procurar a sensação que verdadeiramente ambicionas no mundo lá fora é como tentar caminhar em nuvens, em água, em areias movediças…tu vais cair. E depois choras, e depois culpas o namorado e a dieta e o chefe e os filhos por não te terem dado aquilo que tu desejavas e esperavas – o amor, segurança, aprovação e serenidade que tanto buscavas e achavas que eram eles que te iriam proporcionar. Pois, mas a culpa não é deles, aliás, nem sequer a sua função. Eles não são nem nunca foram a solução, a tua mente é que achou que sim. Até agora.

A única (re)solução que realmente te pode fazer feliz

Apenas existe uma única resolução, quer seja de ano novo ou não, capaz de te fazer verdadeiramente feliz. Um caminho que te pode conduzir a esse estado de contentamento, felicidade e serenidade interior – que é na realidade o que ultimamente desejamos – de forma sólida, sustentável e permanente, uma vez que não depende de nada nem ninguém que se encontre fora de ti, mas sim dentro – tu.

Esta solução a que me refiro encontra-se em ti e na maneira como tu percepcionas o mundo. Sim, porque ao contrário do que habitualmente e inocentemente possas tentar fazer, não é o mundo que tem que mudar – nem o irá fazer só para te agradar ou deixar feliz – , mas sim a maneira como tu vês o mundo e te posicionas na sua realidade. O segredo está em pegares nas ferramentas que existem já dentro de ti e trabalhares uma atitude que te permita interagir com os acontecimentos e fluir natural da vida com aceitação e desapego, desfrutando somente do autêntico estado de graça que tal atitude te pode proporcionar.

Escolheres fazer este trabalho interior é escolheres o caminho menos percorrido, aquele que só poucos se aventuram atravessar, pois requere uma tremenda dose de coragem, determinação e resiliência para enfrentares a escuridão e dragões que existem em ti – sob a forma de medos, inseguranças, preconceitos, limitações mentais, experiências e dores passadas não processadas – e que te impedem de alcançar a vastidão da Luz. Não é de todo um caminho fácil, mas a recompensa que se encontra no final desta memorável jornada irá fazer cada instante da sua passagem valer a pena, pois é um caminho que certamente te conduzirá à verdadeira felicidade, amor, força, alegria, contentamento, paz e liberdade.

Como esta ferramenta te pode ajudar a alcançar o que realmente desejas, não voltando a perder tempo com coisas que não valem a pena

Este tipo de trabalho interior não é realmente fácil e ainda por cima fazê-lo sozinha e sem uma orientação que te leve na direção certa, é como andar a explorar um novo continente sem uma bússola ou mapa – a probabilidade de que vás parar a sul em vez de a norte é muito alta! Deste modo, torna-se essencial teres uma espécie de mapa que te vá orientando e apoiando neste caminho, ajudando-te em cada instante a saberes exatamente qual o próximo passo a dar, sempre em direção à meta que ambicionas alcançar.

Foi com este objetivo em mente que o já famoso Dream Planner nasceu. Esta ferramenta, criada pelos portugueses Rita Sambado e Rodrigo Maia de Loureiro, é absolutamente imprescindível para quem procura uma verdadeira transformação interior. É uma espécie de “personal coach” que, através de um conjunto de exercícios de autorreflexão que fazes semanalmente, muito eficazmente te orienta na direção que TU pretendes.

O Dream Planner irá ajudar-te a:

    • conheceres-te melhor – quem tu verdadeiramente és;
    • descobrir quais os teus verdadeiros sonhos e de que maneira podes trabalhar para os atingir;
    •  ganhar uma maior consciência acerca das áreas da tua vida que precisam de maior atenção;
    • identificar as tuas maiores qualidades e forças, de modo a que possas tirar o maior proveito delas;
    • reconhecer quais os aspetos, em ti e na tua vida, que te elevam e empoderam;
    • compreender quais os teus bloqueios, geralmente expressos sob a forma de medos e inseguranças, e aprender a dissolvê-los;
    • focar apenas e exclusivamente nas questões que realmente importam e te podem fazer feliz, não voltando a perder tempo com o que não vale a pena.

(Clica na legenda da imagem para acederes ao artigo)

O Dream Planner funciona como uma bússola, ou melhor, um GPS sofisticado que te irá ajudar a mergulhar dentro de ti, explorando cada obstáculo que a tua mente foi criando ao longo do tempo e que poderá estar a impedir-te de sentir e expressar a alegria e felicidade que garantidamente já residem em ti. Os exercícios são profundos, embora muito simples e até divertidos de fazer. Acima de tudo, o Dream Planner consiste num trabalho incrível de auto-conhecimento.

 

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

 
 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo -
 conasi

logo - Natures Invitation

logo - ORGANII

Share This