Porque não deves utilizar película aderente convencional nos teus alimentos

Saúde
28 Jul, 2017

A película aderente é um dos produtos mais utilizados pelas famílias portuguesas. Contudo, evidências mostram que certos químicos presentes na sua composição, podem ser tóxicos para a nossa saúde.

A película aderente que usas contém algum destes tóxicos?

As moléculas de polímero que constituem a película aderente são, à partida, demasiado grandes para migrar para os alimentos. Porém, este material pode também conter outro tipo de moléculas, de tamanho mais reduzido, que se podem libertar e contaminar os teus alimentos, principalmente se exposto ao calor.

Existem dois químicos em particular, e que se encontram frequentemente presentes na película aderente convencional, que poderão afetar a tua saúde. São eles:

  • BISFENOL-A (BPA)

O Bisfenol-A, ou BPA, é um químico que constitui a maioria dos plásticos nomeadamente garrafas, biberões, talheres, pratos e copos de plástico e película aderente.

Este químico é um composto sintético considerado desregulador hormonal, uma vez que tem a capacidade de interferir com o funcionamento hormonal. Aliás, estudos (1, 2) afirmam que o BPA se encontra relacionado com a infertilidade, tanto em mulheres como em homens, e que também pode afetar a saúde dos embriões e fetos (3).

Para além de afetar o sistema endócrino, o BPA pode também alterar a função imunitária, estimular a produção de células cancerígenas, aumentar o número de células de gordura, criar danos cerebrais, desenvolver hiperatividade e outros distúrbios comportamentais, entre outros.

  • POLICLORETO DE VINILA (PVC)

De acordo com um estudo realizado pela International Agency for Research in Cancer (IARC), o cloreto de vinila, utilizado para criar o PVC, é considerado uma substância cancerígena (4). Este químico, que se encontra presente em vários produtos de origem plástica como é o caso de cortinas de chuveiro e película aderente, é commumente usado com a finalidade de aumentar a flexibilidade do plástico.

Para além do cloreto de vinila, o PVC pode também conter ftalatos nomeadamente DEHP. Esta substância, utilizada para amolecer plásticos, está relacionada com problemas de fertilidade e distúrbios do fígado e pulmões (5).

O plástico é uma das maiores fontes de poluição ambiental

O plástico, como é o caso da película aderente, está a destruir o nosso planeta nomeadamente os oceanos. Aliás, estima-se que anualmente cerca de 100 milhões de animais marinhos morram enrolados em plásticos que se encontram a flutuar na água.

O plástico não é biodegradável. A sua produção é fácil e económica, mas o seu impacto na nossa saúde e ambiente é absolutamente destruidor. Para teres uma ideia, um estudo publicado na revista americana Science (6) estima que no final do ano de 2017, a população mundial terá gerado cerca de 18 milhões de toneladas de lixo plástico!

Para além disso, certos tipos de película aderente não são recicláveis, o que significa que acabarão por acumular-se em aterros sanitários.

ALTERNATIVA NATURAL E ECOLÓGICA

Quer por motivos de saúde quer ambientais, sugiro que evites utilizar película aderente. Porém, este produto é útil e foi por esta razão que nasceu uma alternativa natural e ecológica à película aderente convencional: a Bee’s wrap.

A Bee’s wrap, que encontras à venda na loja online Conasi, é uma marca de origem americana que criou uma película aderente natural e ecológica com a finalidade de ajudar a eliminar o lixo plástico doméstico.

CLICA AQUI PARA CONHECERES MELHOR A BEE’S WRAP

 

Esta película aderente natural e ecológica é constituída por:

  • algodão biológico
  • cera de abelha (proveniente de colmeias geridas de forma sustentável)
  • óleo de jojoba biológico
  • resina de árvore

É também:

  • reutilizável
  • biodegradável
  • compostável

Modo de utilização: basta envolveres os alimentos ou taças com esta película aderente e naturalmente ficam selados.

Modo de lavagem: apenas precisas de lavar com água fria e detergente da louça.

Tamanho: existem quatro tipos de tamanho – pequeno, médiogrande e extra-grande. No entanto, a minha sugestão é que comeces pelo kit que contém os três tamanhos (pequeno, médio e grande).

Duração: cerca de 1 ano.

CLICA AQUI PARA CONHECERES MELHOR A BEE’S WRAP

Eu tenho utilizado a Bee’s wrap e estou fascinada! É realmente prática, natural, ecológica e tem um cheirinho maravilhoso!

Encontras esta película aderente natural e ecológica na loja online espanhola Conasi, onde compro os meus utensílios de cozinha. Eles são uma equipa 100% profissional, de confiança e, no caso de viveres na Península Ibérica, receberás a tua encomenda 24h-72h após teres efetuado a compra.

 

 

A Conasi está a oferecer 5% de desconto em todos os artigos da secção La cocina de Conasi. Para usufruíres deste desconto, basta adicionares o código promocional CNS-MISSKALE no momento do checkout.

Fotografia: Bee’s wrap

 

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This