Porque este sabão natural é considerado mágico

Beleza, Saúde
14 Mar, 2016

O sabão é um produto que utilizas todos os dias, várias vezes ao dia. Quer seja para lavar o corpo, quer seja para lavar as mãos, o facto é que o sabão é provavelmente o produto de higiene que mais vezes é aplicado na tua pele. E por essa razão te pergunto:

sabes quais os ingredientes que se encontram no teu sabão?

E, já agora, sabes qual o impacto que cada um deles poderá estar a ter, quer na tua pele quer na tua saúde?

INGREDIENTES COMUNS NOS SABÕES E SABONETES LÍQUIDOS CONVENCIONAIS

O sabão convencional que a maioria das pessoas usa numa base diária, tanto em casa como na rua, inclui uma mistura de ingredientes que não só são agressivos para a pele, como também apresentam uma série de efeitos secundários para a saúde nada desejados.

Alguns desses ingredientes, presentes no sabão e sabonetes líquidos convencionais e potencialmente prejudiciais para a saúde, são:

  • sodium lauryl sulfate (SLS) / sodium laureth sulfate (SLES) – surfactante utilizado na grande maioria dos sabões, devido às suas propriedades detergentes e emulsificantes, ajudando na formação de espuma. O seu processo de fabrico envolve um produto altamente tóxico e considerado “carcinogéneo” – 1,4 dioxano. Podes ler mais acerca desta substância aqui.
  • parabenspropriedades conservantes e antimicrobianas. É facilmente absorvido pela pele e considerado um “desregulador hormonal”, devido às suas propriedades fitoestrogénicas. Podes ler mais acerca desta substância aqui.
  • triclosan – substância com propriedades antibacterianas e presente em muitos sabonetes líquidos. Para além de ser considerado um “desregulador hormonal”, o triclosan é também apontado como sendo um agente responsável pela resistência das bactérias aos antibióticos. Podes ler mais acerca desta substância aqui.
  • propylene glycol, propylene oxide, polyethylene glycol – subproduto do refinamento do petróleo que se encontra em muitos sabões e sabonetes líquidos devido à película que deixa sobre a pele, dando uma falsa sensação de hidratação. Encontra-se relacionado com variadas alergias da pele e irritação dos olhos e pulmões. Podes ler mais acerca desta substância aqui.
  • fragrance – a maior parte dos sabões e sabonetes líquidos contêm fragrâncias sintéticas. Estas substâncias encontram-se relacionadas com uma vasta lista de sintomas – nomeadamente alergias, náuseas, tonturas, problemas respiratórios, dores de cabeça, danos hepáticos e renais – e o maior problema reside no facto de muitas destas substâncias não se encontrarem devidamente reguladas, ou seja, por detrás do nome “fragrância” pode encontrar-se um outro ingrediente que não esteja especificado.

Todas estas substâncias podem encontrar-se listadas, no rótulo dos ingredientes, sob a forma de variadíssimos sinónimos. Por exemplo, o triclosan, comum em sabonetes líquidos, pode também apresentar as seguintes designações: 2,4,4′-TRICHLORO-2′-HYDROXY DIPHENYL ETHER; 5-CHLORO-2- (2,4-DICHLOROPHENOXY) – PHENOL; 5-CHLORO-2- (2,4-DICHLOROPHENOXY) PHENOL; PHENOL, 5-CHLORO-2- (2,4-DICHLOROPHENOXY) -; PHENOL, 5CHLORO2 (2,4DICHLOROPHENOXY) ; 2,4,4′-TRICHLORO-2′-HYDROXYDIPHENYL ETHER; 5-CHLORO-2- (2,4-DICHLOROPHENOXY) PHENOL; CH 3565; IRGASAN; IRGASAN DP300; PHENOL, 5-CHLORO-2- (2,4-DICHLOROPHENOXY).

Ou seja, podes estar a utilizar um sabão que aparentemente não inclua nenhum dos ingredientes acima listados, mas que na realidade podem encontrar-se lá “escondidos”.

A minha questão é:

Porquê arriscares aplicar na tua pele um produto que pode conter uma série de ingredientes prejudiciais à tua saúde, quando podes utilizar um que seja absolutamente natural e sem efeitos adversos?

Hoje em dia existe uma ampla oferta de produtos de higiene naturais no mercado. Por essa razão, torna-se por vezes difícil saber escolher um bom sabão natural de qualidade que cumpra a sua função – remover a sujidade da pele, ao mesmo tempo que a hidrata.

Ao longo dos últimos anos tenho vindo a experimentar várias marcas de sabão natural, quer sólido quer líquido, e apercebo-me que, embora sejam todas consideradas “naturais”, há sem dúvida umas que são melhores do que outras, no que diz respeito ao impacto que os seus princípios ativos têm na pele.

DR. BRONNER’S MAGIC SOAPS

Porque este sabão é considerado mágico

Experimentei pela primeira vez o sabão Dr. Bronner’s num curso que fiz nos Estados Unidos, há uns quatro anos atrás, e desde então que é o único sabão que uso.

O famoso sabão natural Dr. Bronner’s foi criado pelo alemão Emanuel Bronner, que começou por fabricar os seus sabões à mão, em casa e apenas à base de ingredientes de origem vegetal e biológica.

Em vez de sodium lauryl sulfate, propylene glycol, fragrance e tantos outros ingredientes irreconhecíveis e quase impossíveis de se pronunciar, a lista de ingredientes base do sabão natural Dr. Bronner’s consiste apenas em:

água, óleo biológico de côco, azeite biológico, óleo biológico de sementes de cânhamo, óleo biológico de sementes de jojoba, ácido cítrico, vitamina E, óleos essenciais.

(Clica na legenda da imagem para acederes ao produto)

A receita que o Dr. Bronner utiliza faz com que este sabão natural seja altamente hidratante, tanto que, como poderás comprovar, não há necessidade de utilizar um óleo ou creme hidratante após o banho, uma vez que a pele fica bastante macia e hidratada.

Para além das suas propriedades hidratantes, o sabão natural Dr. Bronner’s:

  • é 100% natural
  • elaborado com ingredientes biológicos
  • pratica comércio justo
  • é 100% vegan
  • não é testado em animais
  • é ecológico – embalagens à base de plástico reciclado

Devido aos seus princípios ativos, este “sabão de castilha” – termo que remonta aos sabões que eram antigamente produzidos à base de azeite, na região de Castilha, em Espanha – é conhecido como sendo “mágico”, pois apresenta 18 tipos diferentes de utilizações!

(Clica na imagem para acederes aos produtos)

As 18 utilizações do sabão natural Dr. Bronner

O sabão natural Dr. Bronner não só é maravilhoso para lavar o corpo e as mãos, como também apresenta muitas outras finalidades, tais como:

  1. Champô – coloca o equivalente a cerca de 1/2 colher de sopa deste sabão no teu cabelo e lava-o normalmente;
  2. Pasta de dentes – 1 gota deste sabão na tua escova de dentes;
  3. Desodorizante – mistura num pequeno frasco de spray: 1-2ml deste sabão + 1 colher de chá de sal rosa dos Himalaias + 2-3 gotas de um óleo essencial à tua escolha + 125ml de água;
  4. Espuma para depilação – mistura 1 parte de sabão para 2 de água e aplica na zona que pretendes depilar;
  5. Espuma de barbear – 10 gotas para 1 recipiente pequeno de água;
  6. Gel de banho – umas poucas gotas deste sabão são suficientes para lavar todo o corpo;
  7. Banho relaxante – 2 colheres de sopa deste sabão, de preferência do que contém óleo essencial de lavanda, numa banheira de água;
  8. Banho relaxante de pés – colocar 1 colher de chá de sabão num recipiente com água quente (utiliza o que contém óleo essencial de menta no caso dos teus pés estarem cansados ou apresentarem gretas e o que contém óleo essencial de árvore do chá no caso de terem alguma infeção fúngica);
  9. Gel de banho para o bebé – coloca umas gotas de sabão, idealmente o “baby mild”, na banheira do bebé ou numa esponja;
  10. Elixir bucal – coloca 1 gota de sabão, de preferência o que contém óleo essencial de menta, num copo de água e depois bochecha;
  11. Massagem com toalha quente – coloca umas gotas deste sabão numa toalha quente e molhada, torce e coloca sobre as tuas costas e pede a alguém que massaje com movimentos suaves;
  12. Sabão para a roupa – 1/2 chávena deste sabão + pitada de bicarbonato de sódio (opcional) para uma máquina de roupa;
  13. Sabão para a loiça – coloca umas gotas de sabão no esfregão e lava a loiça normalmente;
  14. Sabão para o chão – 1/4 chávena de sabão para um balde com 5L de água quente;
  15. Sabão para limpar superfícies – 1 parte de sabão diluída em 1 parte de água;
  16. Sabão para lavar o cão – molha o pêlo e coloca a quantidade suficiente até que forme espuma;
  17. Spray repelente de insetos – mistura num frasco de spray: 2 colheres de sopa de sabão, de preferência o que contenha óleo essencial de árvore do chá, limão ou lavanda, com 1L de água e vaporiza nas divisões da casa e/ou sobre as plantas;
  18. Sabão para lavar as frutas e vegetais – coloca 1-2 gotas de sabão, o “baby mild” é o mais indicado, num recipiente com água e depois lava as frutas e vegetais;

 O sabão natural Dr. Bronner é 100% natural e a grande quantidade de espuma que cria deve-se, não há presença de detergentes, mas ao processo de saponificação do óleo de côco.

(Clica na imagem para acederes aos produtos)

Para além de utilizar diariamente o sabão líquido Dr. Bronner, levo sempre na minha mala o spray higienizador de mãos, de modo a evitar utilizar os sabonetes líquidos das casas-de-banho públicas. Aqui está ele:

(Clica na legenda da imagem para acederes ao produto)

 

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This