Porque deves utilizar diariamente um sérum facial para uma pele jovem e brilhante

Antiaging, Beleza
24 Mar, 2017

Se tu procuras uma pele jovem, brilhante e pomposa, então tu precisas começar a aplicar um sérum facial todos os dias!

Certamente já conheces a importância de utilizar um creme de dia e um creme de noite; de fazer esfoliantes semanais; de aplicar uma máscara hidratante ou purificante; de proteger a tua pele do sol, etc. No entanto, provavelmente desconheces o quão essencial é aplicares um bom sérum diariamente.

Sérum facial

No âmbito da cosmética, o sérum consiste num produto que contém uma grande concentração de princípios ativos, capazes de hidratar e rejuvenescer a pele.

Devido às moléculas pequenas que o constituem, e também à sua textura leve e aquosa, o sérum é rapidamente absorvido, passando ingredientes imprescindíveis para as camadas mais profundas da pele, refletindo-se, consequentemente, num aspeto jovem e brilhante.

Sérum vs. Creme

Tanto o sérum como o creme são produtos fundamentais à saúde e beleza da pele, mas que apresentam composições e finalidades distintas.

Ambos hidratam, contudo, enquanto que a principal função do sérum é providenciar ingredientes – como péptidos, ácido hialurónico, vitaminas, antioxidantes, água, omega 3, etc. -, a do creme é primordialmente hidratar e criar uma barreira lipídica, de modo a manter os nutrientes, provenientes do sérum, no interior das células.

Aliás, para teres uma ideia, um creme contém cerca de 5-10% de princípios ativos, enquanto que um sérum apresenta, no mínimo, 70%!

Como deves utilizar o sérum

Idealmente, deves aplicar o sérum na tua face todos os dias, de manhã e à noite, após teres limpo a pele e antes de colocares o creme de dia/noite.

Qual o melhor sérum para a tua pele

Atualmente existe uma grande variedade de séruns no mercado. O meu conselho é que seja de origem natural. Uma vez que o sérum tem a capacidade de penetrar facilmente as camadas da pele, é fundamental que seja isento de tóxicos, caso contrário, podem passar para a tua corrente sanguínea e depositar-se noutros tecidos.

Para além disso, é também importante que escolhas um sérum que se adeque à condição da tua pele. Por exemplo, no caso de apresentar:

  • Acne: procura utilizar um sérum que contenha zinco, vitamina C, retinol e ácido salicílico;
  • Secura: utiliza um sérum que inclua vitamina E, ácido glicólico e ácido hialurónico;
  • Rugas: aplica um sérum que tenha ácido hialurónico, antioxidantes, retinol, vitamina C e ácido salicílico.

Os meus séruns faciais naturais preferidos

Skin Regimen – Juvenate Pro Booster, da Comfort Zone

John Masters Organics – Vitamin C Anti-aging 

La Mysore – Collagen serum

 

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This