Porque deves beber um batido verde logo pela manhã

Antiaging, Beleza, Receitas, Saúde
4 Mai, 2015

Com o aparecimento dos dias primaveris, a necessidade de comermos alimentos quentes e densos dá lugar a um desejo por alimentos frescos e ligeiros. O corpo já não pede o elevado aporte calórico, que precisou nos dias de Inverno, mas sim alimentos que ajudem a soltar a gordura e toxicidade acumulada nos meses frios.

É essencial mudarmos a nossa alimentação na Primavera.

Esta mudança de alimentação necessita acontecer de modo a ajudar o nosso organismo a desintoxicar e preservar o seu bom funcionamento. E, caso este processo de desintoxicação não ocorra, desequilíbrios podem surgir. Estes desequilíbrios frequentemente manifestam-se através de retenção de líquidos, inchaço abdominal, dificuldade em perder peso, alergias, celulite, acne, entre outros que poderão manifestar-se a longo prazo.

(Para saberes mais acerca da alimentação e estilo de vida que se recomenda adotar na Primavera, assim como receitas adequadas à estação, recomendo que leias  o “Guia para uma Primavera saudável e deliciosa“).

Um grupo de alimentos extremamente importante para se consumir nesta estação do ano, são vegetais de folha verde – como os espinafres, acelgas, couve (principalmente do tipo “Kale”), salsa, coentros, agrião, manjericão, etc. Estes vegetais são riquíssimos em clorofila, que para além de ser o pigmento que lhes confere a cor verde, é uma molécula que apresenta uma capacidade incrível para desintoxicar, limpar, nutrir e rejuvenescer o nosso organismo.

Qualquer altura do dia é indicada para consumir alimentos ricos em clorofila. Contudo, o ideal é que a consumas logo pela manhã, pois o seu efeito alcalinizante é ideal para contrabalançar a acidez resultante da desintoxicação que naturalmente ocorreu durante a noite.

Uma das maneiras mais deliciosas de consumir clorofila é através de um batido verde. A presença de alimentos doces e ácidos consegue cortar o sabor característico dos vegetais de folha verde, tornando a ideia de comer couves e espinafres muito mais apelativa!

Esta receita, criada pela Joana Limão (autora do blog Lemonaid), faz parte da secção de receitas do Guia para uma Primavera saudável e deliciosa e é ideal para o pequeno-almoço.

Fotografia: Joana Limão

Fotografia: Joana Limão

 

BATIDO VERDE PARA ACORDAR

1⁄2 abacaxi descascado


1/2 abacate descascado


1 punhado de espinafres


1 pedaço de aipo (do tamanho de um polegar) – opcional


1 colher de sopa de sementes de cânhamo em pó

1 colher de sopa de sementes de sésamo

100-150 ml de água de côco ou água mineral

– Mistura todos os ingredientes no liquidificador, guardando algumas sementes de cânhamo para polvilhar por cima;

– Transfere o batido para um copo e bebe de imediato de modo a aproveitar as propriedades nutricionais de cada ingrediente.

 

Para usufruíres de mais receitas criadas com alimentos indicados para a Primavera, clica aqui.

 

Partilha esta receita deliciosa de batido verde, para que mais pessoas conheçam como é fácil e saboroso ter uma alimentação saudável e nutritiva.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This