O meu ritual de beleza durante o verão

Antiaging, Corpo e Alma
10 Ago, 2017

Um dos segredos de beleza mais importantes consiste em adaptares o teu ritual de beleza às diferentes estações do ano.

Porque deves mudar o teu ritual de beleza durante o verão

Em cada estação, o corpo apresenta necessidades específicas que dependem de fatores como a temperatura do ar, os níveis de humidade, a intensidade da luz e os próprios biorritmos – que se encontram intimamente ligados aos ritmos da Natureza.*

De maneira a que te encontres saudável, enérgica e radiante, é importante que conheças as características de cada época do ano e dês ao teu corpo o que ele precisa nesse momento.

Durante o verão mediterrâneo, o ar encontra-se mais quente e seco. Este calor e secura irão manifestar-se no nosso corpo, criando uma necessidade acrescida de hidratação – externa e interna. Ingerir mais líquidos, sob a forma de água e sumos naturais, torna-se então essencial, assim como também assegurar a devida hidratação da pele.

Uma outra necessidade que o verão desperta em nós é a de descanso. O intenso calor naturalmente aumenta o cansaço e desacelera a produtividade. Para além de que com um tempo maravilhoso lá fora, quem é que não quer ir relaxar até à praia?!

O meu ritual de beleza durante o verão

Acordo cedo

Uma das coisas que mais energia me dá é acordar o mais próximo possível nascer do sol. No verão, o dia começa mais cedo do que no inverno, o que significa que por volta das 6.30 já estou desperta. Noto que acontece naturalmente e, por esse motivo, não me é difícil, até porque por volta das 22.30 já estou a dormir.

Faço oil pulling com óleo de côco

Sempre! É uma técnica ancestral, muito simples e que aporta inúmeros benefícios. Lê mais sobre o oil pulling aqui.

Faço dry brush e tomo um duche

Dry brush é uma técnica de esfoliação corporal que estimula a circulação linfática e sanguínea, promove a desintoxicação e aumenta os níveis de energia. Uma vez que também remove eficazmente células mortas da pele, esta técnica deixa a pele extremamente macia (este é um dos meus principais truques de beleza!). É realizada com uma escova própria (deixo aqui a referência da escova que utilizo) e em seco, ou seja, antes de entrar no banho. Massajo o corpo com a escova, sempre das extremidades para o centro (começo por massajar os pés e pernas em direção às virilhas, depois o rabiosque; em seguida massajo o abdómen e costas em direção ao coração e, por fim, as mãos e braços em direção às axilas; não é recomendado massajar as maminhas).

Aplico produtos que hidratem a minha pele (mas sem deixá-la oleosa!)

Como já referi, devido ao calor e secura, é muito importante que nesta altura do ano hidrates bem a tua pele. No entanto, é essencial que a consistência dos produtos faciais seja leve e fluída, caso contrário, e juntamente com o calor, a pele poderá ficar oleosa e com os poros obstruídos, levando ao aparecimento de pontos negros e borbulhas.

Existem 3 produtos que aplico diariamente na minha face: tónico + sérum + creme de dia/noite.

Aqui ficam os meus produtos preferidos para o verão:

Face

Sérum

Tónico

Esfoliante DIY (faço 1x semana e nunca antes ou depois de apanhar sol)

Creme couture de dia – Ohm Collection

Vinoperfect dia – Caudalie

Creme de dia de Goji – La Mysore

Creme de noite – Ohm collection

Vinoperfect noite – Caudalie

Corpo

Esfoliante DIY

Manteiga corporal DIY

Skin Food – Ohm Collection

Óleo de côco

Tomo um pequeno-almoço ligeiro

Na época de calor o corpo não pede tantas calorias, como acontece durante os meses frios, daí ser importante consumir refeições leves, embora nutritivas. Nesta estação do ano, o meu pequeno-almoço consiste num batido verde (encontras a minha receita preferida aqui) ou sumo verde (receita aqui) – como já deves ter percebido, eu não passo um dia sem consumir verdes!

Cuidados solares

Eu não vou para a praia diariamente, mas quando o faço existem certos cuidados que sei que ajudarão a hidratar a minha pele e a prevenir o seu envelhecimento. Eles são:

  • evito as horas de maior calor e radiação solar (11.00-16.00)
  • uso chapéu
  • vou para a sombra ou aplico protetor solar (utilizo este) mal noto a minha pele aquecer ou ficar vermelha
  • bebo muita água e consumo alimentos hidratantes (podes ler mais sobre este tema aqui)
  • aplico um spray solar mal chego a casa para acalmar e hidratar a pele
  • após o duche, hidrato a pele com esta manteiga corporal, azeite extra-virgem (aqui explico porquê) ou óleo de côco

Almoço / Jantar

Mais uma vez, durante o verão opto por comer refeições ligeiras, sendo que o almoço poderá ser uma salada de quinoa, por exemplo, e o jantar uma sopa ou uns vegetais assados com guacamole. No meu livro Escuta o teu corpo encontras várias receitas que preparo regularmente.

Pratico yoga

Ok, este não é um ritual específico do verão, uma vez que eu pratico yoga todos os dias do ano. No entanto, nos meses mais quentes procuro fazer sequências ligeiras e que não aumentem demasiado a minha temperatura corporal. Também evito praticar a meio do dia, uma vez que esta é a altura em que o metabolismo corporal se encontra no seu pico e, por isso, há um maior calor interno.

Descanso e dedico-me à arte de não fazer nada 

Cada vez mais me apercebo dos benefícios do descanso e, por isso mesmo, o tenho honrado mais do que nunca. Noto que quanto mais relaxo, mais produtiva e criativa fico. As minhas melhores ideias e produções acontecem após profundos momentos de descanso, em que procuro desconectar-me completamente dos afazeres do dia-a-dia, e apenas ser.

E é por este motivo que me irei retirar durante umas semanas; para descansar e dedicar-me à arte de não fazer nada, sabendo que este mesmo descanso me trará a energia e inspirações de que necessito para os restantes meses do ano.

No entanto, estarei de volta em Setembro (e com novidades!).

Boas férias e, acima de tudo, bom descanso!

 

 

*- encontras mais informação sobre este tema no meu livro Escuta o teu corpo.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This