O estilo de vida que deves ter no outono de modo a estares forte e saudável

Beleza, Saúde
27 Set, 2015

A chegada do Outono é uma altura do ano que sempre me reconforta. Apesar dos dias quentes de verão serem claramente um favorito, o outono traz um aconchego peculiar que, quando termina, sempre deixa uma certa nostalgia. O frio suave que já pede um casaco e uma mantinha nos pés, a chegada das abóboras e batatas doces; as tardes de domingo passadas a sentir o sol, ainda quentinho; ah, claro, e a beleza que se espalha pelos jardins e campos, tão cheia de amarelos e laranjas e magentas e folhas a dançarem pelo ar. Ai, outono, que saudades tinha tuas!

O impacto que a passagem das estações tem na Natureza, reflete-se também nos animais, tu inclusive. E, de modo a que te encontres forte e saudável durante todo o ano, torna-se necessário que faças pequenos ajustes ao longo das várias estações, tanto na tua rotina como na tua alimentação.

De acordo com a medicina ayurveda (medicina tradicional indiana), cada estação do ano expressa determinadas características que, por sua vez, irão também predominar no teu corpo, mente e emoções. O outono encontra-se regido pelo elemento “ar”, expressando secura, frio, agitação e mudança. Logo, é natural que, nesta estação do ano, sintas:

  • o teu corpo mais frio e rígido
  • a pele e articulações mais secas
  • uma ligeira prisão de ventre e flatulência
  • dificuldade em adormecer
  • agitação mental
  • ansiedade
  • falta de energia

Estes são alguns dos efeitos que as características predominantes no outono podem ter em nós. Contudo, de maneira a evitares que se acumule um excesso destas características dentro de ti, podendo desencadear certos desequilíbrios, torna-se necessário fazeres algumas mudanças no teu estilo de vida.

Uma vez que as características que dominam no outono são a secura, o frio e a leveza, é importante compensá-las com uma alimentação e rotina que forneçam precisamente o oposto, ou seja, hidratação, calor e densidade. Baseadas neste princípio, aqui ficam as orientações que te ajudarão a estar saudável e bonita nesta estação do ano:

ROTINA IDEAL PARA O OUTONO

  • Desperta com ou logo após o nascer-do-sol;
  • Toma um duche quente e massaja o corpo com óleo de sésamo (encontras em ervanários ou lojas de produtos naturais);
  • Toma um pequeno-almoço denso e nutritivo como, por exemplo, umas papas de aveia ou umas fatias de pão de espelta com manteiga de amêndoa acompanhado de um chá;
  • Veste roupas aconchegantes e que aqueçam o corpo, principalmente os pés e as mãos;
  • Protege bem o pescoço e as orelhas do frio e vento, com um lenço ou gorro;
  • Ao almoço e jantar, faz uma boa refeição quentinha e que contenha proteína, hidratos de carbono e gorduras;
  • Se possível, faz uma sesta, ou descansa apenas, durante uns 15-20 minutos após o almoço;
  • Vai bebendo água e tisanas quentes ao longo do dia;
  • Faz exercício físico ligeiro e revigorante como yoga, pilates, chi kung, caminhadas;
  • Evita ambientes barulhentos e frenéticos;
  • Vai para a cama cedo, preferivelmente às 22h, de modo a regular os biorritmos, evitando insónias e potenciando os efeitos reparadores do sono;
  • Mantém a pele bem hidratada, à base de produtos naturais e sem químicos;
  • Utiliza, topicamente ou num difusor, um bom óleo essencial de laranja ou limão para energizar, elevar o humor, aliviar a ansiedade e fortalecer o sistema imunitário.

 

ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA O OUTONO

  • Consome comidas quentes e densas, como sopas, estufados e assados; evitando as comidas frias e ligeiras, como fruta crua e saladas;
  • Enfatiza o aporte de proteínas e gorduras: leguminosas, oleaginosas, abacates e, no caso de comeres, peixe e carne branca (sempre biológica);
  • Aumenta a quantidade de comida ingerida, de acordo com o normal aumento do apetite, pois o corpo irá precisar de calorias para se manter forte e quente durante os dias frios – o outono e inverno não são alturas indicadas para dietas restritivas ou planos de desintoxicação;
  • Come três refeições principais – pequeno-almoço, almoço e jantar – a horas regulares, de preferência entre as 7-9h, 12-13h e 19-20h. No caso de necessitares, inclui um pequeno lanche a meio da manhã e outro a meio da tarde;
  • Consome fruta e vegetais locais e da época, de preferência cozinhados – laranjas, bananas, maçãs, pêras, uvas, tangerinas; cenouras, beterrabas, batata doce, abóbora, courgette, cebolas, beringela, tomates;
  • Inclui especiarias termogénicas, tais como o gengibre, cominhos, cardamomo, cravinho, curcuma, canela e pimenta preta.

 

O corpo comunica contigo a todos os instantes, transmitindo-te as suas necessidades, que em muito se encontram alinhadas com as características que se expressam nas quatro estações do ano.

Quando verdadeiramente escutas o que o teu corpo tem para te dizer e respondes aos seus pedidos, naturalmente encontras um estado interior de equilíbrio que se irá espelhar num corpo saudável, forte, bonito, jovem e enérgico.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

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