Massa de kamut com pesto de tomate seco

Receitas

photo(17)Seguir uma alimentação saudável é muito mais simples do que o que se pensa.

É muito comum que, pessoas que não estejam familiarizadas com os meus hábitos alimentares, me perguntem: “tu deves ter imenso trabalho a preparar as tuas refeições, certo?”.

Hhhmm…não.

Quer dizer, se comparares as comidas que eu preparo com, por exemplo, os “ovos mexidos com torradas” ou “atum em lata com feijão” que muitas pessoas comem, por não terem tempo/paciência para preparar algo mais elaborado, aí, sim, tenho muito trabalho a preparar as minhas refeições! Mas, assim como a maioria das mulheres do século XXI, eu tenho uma agenda preenchida e com pouca disponibilidade para preparar receitas complexas e demoradas. Para além disso, sei, e sinto, que quanto mais simples uma refeição for, mais fácil será de digerir.

O corpo pede simplicidade.

O organismo agradece refeições ligeiras e simples, pois irá conseguir digerir e absorver os nutrientes com mais eficácia e rapidez. Aliás, há até quem defenda que os seres humanos deveriam fazer “mono-refeições” (refeições que consistem apenas num único ingrediente). Eu não vou tão longe, até porque aprecio o prazer que tiro da mistura de sabores e, também, porque acredito que o segredo está em comer algo simples mas saboroso.

Um prato de massa é uma das coisas que as pessoas, que não têm tempo de cozinhar, se lembram logo de preparar. É rápido, não suja quase louça nenhuma e combina com quase tudo. Para além disso, sabe demasiado bem!

Esta receita de “pesto de tomate seco” foi adaptada do livro “Da horta para a mesa“, da Cláudia S. Villax. É muito rápido de preparar e tem um sabor suave e com aromas típicos italianos. Com umas folhinhas de manjericão e um fio extra de azeite, fica de comer e chorar por mais! Se quiseres, podes juntar a esta massa uns vegetais grelhados, nozes, abacate ou então comer assim mesmo, simples.

Eu usei spaghetti de kamut, pois contém pouco glúten (uma proteína que se encontra, principalmente, no trigo e que poderá ser inflamatória e alergénia para o organismo) e tem um sabor neutro. No entanto, e se preferires, podes usar outro tipo de massa.

MASSA DE KAMUT + PESTO DE TOMATE SECO

massa de kamut q.b.

6 metades de tomate seco

1 dente de alho

80gr de pinhões

120ml de azeite

Sal grosso marinho q.b.

Pimenta-preta moída q.b.

Folhas frescas de manjericão picadas (opcional)

– Coze a massa de acordo com as instruções do pacote;

– Mistura todos os ingredientes no copo da varinha mágica e tritura até que esteja uma pasta suave e homogénea;

– Mistura o pesto de tomate seco com a massa, já cozida, e junta-lhe o manjericão fresco.

 

Partilha esta receita tão simples, aqui.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."