Escolha uma Página

Massa de espelta com funcho, espinafre e parmesão

Receitas
19 Fev, 2018

Há algo de mágico na massa. Tem que haver. Não conheço ninguém que não goste deste alimento e, hás de reparar, como um sorriso é sempre esboçado quando um prato de massa chega à mesa, principalmente nas crianças!

Porém, acredito que a massa tenha perdido alguma da sua boa reputação quando o movimento sem glúten entrou em cena. A consciência, sobre os riscos que esta substância apresenta para saúde aumentou e, consequentemente, muitas receitas maravilhosas de massa acabaram por ficar arrumadas nas estantes.

Eu não sou fundamentalista em relação ao glúten. Sei que é uma proteína pro-inflamatória e que pode desencadear uma série de desequilíbrios, nomeadamente ao nível do sistema digestivo. No entanto, no caso de tu não teres a doença celíaca (doença crónica auto-imune do intestino grosso provocada por uma reação ao glúten), nem notares certas reações após o teres consumido – como por exemplo inchaço abdominal, gases, cólicas e diarreia -, não tens porque eliminá-lo radicalmente.

O problema é que a maioria das pessoas consome glúten diariamente e em mais do que uma refeição – pão, bolachas, massa, bolos, etc. – e isso sim é que, a curto e a longo prazo, poderá desencadear uma série de transtornos do foro inflamatório e que podem ir para além do sistema digestivo.

Uma coisa é consumires glúten uma ou duas vezes por mês, e em alimentos integrais e biológicos, outra é consumi-lo todos os dias e em alimentos refinados, processados e convencionais – algo que não recomendo de todo!

Como explico no meu livro Escuta o teu corpo, é maravilhoso o facto das pessoas estarem a ganhar uma maior consciência sobre a natureza dos alimentos que consomem, contudo, é também importante não racionalizar em demasia algo que supostamente deverá ser sentido, como quais os alimentos que beneficiam o teu corpo e quais os que o prejudicam.

No meu dia-a-dia eu não consumo glúten, no entanto, há dias em que me apetece um bom prato de massa e, nesses dias, esta é uma das receitas que mais frequentemente faço por ser fácil de preparar, fresca e deliciosa!

MASSA DE ESPELTA COM FUNCHO, ESPINAFRE E PARMESÃO

(2 pessoas)

150gr de spagghetti de espelta (de preferência integral)

1 bolbo de funcho

1 dente de alho picado

2 mãos cheias de espinafre-bebé

Raspa de 1 limão

Parmesão ralado (para colocar por cima da massa)

1 colher de sopa de azeite 

Sal marinho grosso

 

Coze a massa num tacho em água e sal.

Retira as camadas exteriores do funcho e corta-o em fatias finas.

Numa frigideira, salteia o alho e o funcho em azeite até que o funcho amoleça (cerca de 10 minutos).

Junta os espinafres ao funcho e mexe até que fiquem tenros.

Adiciona a raspa de limão, sal e pimenta.

Assim que a massa estiver pronta, escorre-a num coador e mistura-a com os vegetais.

Coloca o parmesão ralado por cima e serve em seguida.

 

Nota: esta receita foi adaptada do livro Vegetariano Gourmet.

Fotografia: Dreamaker

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

 
 

MARCAS QUE RECOMENDO

logo -
 conasi

logo - Natures Invitation

logo - ORGANII

Share This