HIIT: Um treino para quem não tem tempo e quer estar em forma

Exercício físico
23 Mai, 2015

Image: GoogleAs desculpas – ai, queria dizer motivos (oops!) -, para não fazer exercício físico são várias, no entanto, a mais popular continua a ser “falta de tempo“.

De manhã não dá para ir ao ginásio porque é preciso levar filhos à escola ou porque a preguiça fala mais alto; à hora do almoço também não porque há sempre “almoços de trabalho” ou porque o intervalo é demasiado curto; e ao final da tarde também não é possível porque é preciso dar o jantar aos filhos ou porque o trabalho terminou tarde. Ah, e o fim-de-semana é para descansar, claro.

Pois, eu conheço bem estas desculpas – ai, motivos!

O que acontece é que a falta de exercício físico irá, inevitavelmente, refletir-se na saúde e aspeto físico. E, parece que o verão é a única estação que traz esta consciência às pessoas. Assim que chega o primeiro dia em que é necessário vestir uns calções ou bikini, o pânico instala-se. O resultado de meses (anos?) sem treinar está ali, estampado no espelho. E, perante aquele cenário não muito entusiasmante, de repente já há tempo para treinar – e se não há, arranja-se!

De modo a dar resposta à desculpa/motivo da “falta de tempo” e a ajudar-te a estar rapidamente em forma para o verão, o Clube VII criou uma aula, chamada Fat Burn, que é baseada no famoso treino “High Intensive Interval Trainning (HIIT)” e que tem uma duração de apenas 30 minutos!

Para que compreendas melhor em que se baseia esta modalidade, aqui está a entrevista que fiz ao professor da aula de Fat Burn, Ivo Santos.

(No final da entrevista encontra-se um vídeo curto da aula de Fat Burn + 10 convites gratuitos para ires ao Clube VII experimentar esta aula)

1. A QUEM RECOMENDAS A AULA DE FAT BURN?

A qualquer pessoa, sendo que é especialmente recomendada a quem disponha de pouco tempo para treinar e, também, para quem não sinta muita motivação, uma vez que é uma aula bastante dinâmica e cujo o tempo de descanso é bastante reduzido. A nível de objetivos, esta aula é sem dúvida recomendada para quem deseja perder peso ou aumentar a sua resistência cardio-respiratória.

2. DE QUE MANEIRA ESTA AULA DE 30 MINUTOS CONSEGUE ELIMINAR MAIS GORDURA DO QUE QUALQUER OUTRO TIPO DE TREINO?

A aula de Fat burn, baseada no tipo de treino “High intensive interval trainning” (HIIT), consiste num exercício físico que alterna intervalos de atividade intensa com intervalos fixos e curtos de descanso ou atividade moderada. Enquanto que na maioria dos treinos cardio, o organismo utiliza apenas as suas reservas de hidratos de carbono, no HIIT ele é forçado a utilizar, maioritariamente, as suas reservas de gordura, queimando-as. Para além deste facto, o HIIT faz também aumentar o EPOC (excess post-exercise oxygen consumption), o que leva a que o organismo continue a queimar gordura e calorias durante as 24 horas seguintes após o treino HIIT.

3. TENDO EM CONTA QUE A TEMPORADA DO BIKINI ESTÁ MESMO À PORTA, GENERALIZANDO, QUANTAS AULAS DE FAT BURN SÃO NECESSÁRIAS DE MODO A CONSEGUIR-SE PERDER EXCESSO DE PESO E/OU CELULITE?

O ideal seria terem começado, pelo menos, no início do ano! Contudo, tudo depende da frequência com que irão às aulas e da alimentação que têm. Se tiverem uma alimentação saudável e, a isso, juntarem uma frequência semanal de 3/4 aulas, já seria um óptimo plano!

4. EXISTE ALGUM TIPO DE PRECAUÇÕES A TER NESTE TIPO DE “HIGH INTENSIVE TRAINNING”?

Claro que sim. Devemos ter as preocupações necessárias como em qualquer outra prescrição normal de treino. Dessa forma, este tipo de exercício deve ser sempre acompanhado por um profissional da área, especialmente se a pessoa tiver as seguintes patologias:

– Problemas cardiovasculares e respiratórios;

– Problemas relacionados com o alto-impacto – para pessoas com patologias articulares, nomeadamente coluna;

O acompanhamento de uma pessoa qualificada neste tipo de casos é sempre extremamente importante, sendo que: não existem exercícios ou estímulos proibidos, mas sim maneiras erradas de os prescrever!

 

(VÍDEO)

 

Para receberes um dos 10 convites que o Clube VII está a oferecer para ires experimentar esta aula, envia um email para: [email protected]

Bom treino!

 

Partilha aqui este artigo.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This