Estás pronta para ter o verdadeiro casamento dos teus sonhos?

Beleza, Corpo e Alma
6 Abr, 2016

Nunca fui particularmente fã de casamentos. Lembro-me que mesmo em criança, naquela fase de “princesa” que a maioria das raparigas experiencia, eu não sonhava ou fantasiava com casamentos ou vestidos de noiva. Ao contrário da minha irmã e amigas, que de cada vez que viam uma noiva numa revista ou filme suspiravam logo “ai, mal posso esperar por me casar”, eu confesso que sempre achei a história do casamento tradicional uma, desculpa a honestidade, treta.

Para além do “bichinho do casamento” nunca me ter mordido, sempre houveram questões e pontos de vista a pairar na minha cabecinha que, pura e simplesmente, não alimentavam qualquer vontade em casar-me, sendo que uma delas era: já não há “saco” para as festas de casamento, em que a única diferença entre elas é o ADN dos noivos! É tudo “vira o disco e toca o mesmo”. O catering, cujo menu é quase sempre igual; a música, que em nada difere do casamento da semana anterior; a decoração que, com mais ou menos flores e lanternas, se assemelha a todas as outras; ah, e já quase me esquecia, o vestido da noiva que, imagina lá tu, é branco e “cai-cai”!

Na nossa sociedade as opções de festas de casamento encontram-se restringidas a certos parâmetros, quer devido a motivos socioculturais, pois existe uma certa pressão para que a cerimónia ocorra de terminada maneira, quer devido à limitada oferta do mercado, que continua a ser bastante protocolada; ou simplesmente, e pior, para agradar a mãe e o pai. Por variados motivos, acredito que, infelizmente, muitas mulheres acabam por não ter exatamente o casamento dos seus sonhos.

Quando conheci o blogue Sweet Rebel Bride, e principalmente uma das suas fundadoras e editora Ana Luísa, apercebi-me que todo este cenário do “casamento tradicional” está a mudar. Uma certa rebeldia está a surgir. Muitos casais começam a ir além das fronteiras e a organizar o seu próprio casamento de acordo com as suas próprias regras. O resultado é um dia de sonho, inesquecível e absolutamente original!

De maneira a conheceres esta marca, que com certeza te irá inspirar a teres o casamento dos teus sonhos, pedi à Ana Luísa que nos falasse mais acerca da Sweet Rebel Bride.

 

QUAL A FILOSOFIA DA SWEET REBEL BRIDE?

A Sweet Rebel Bride é um blogue de inspiração para casamentos alternativos que dá a voz a casais, noivas especialmente, que não querem seguir o tradicional, o que é “socialmente aceite” e tido como o “correcto”, no que toca à forma como celebram a união a dois.

A Sweet Rebel Bride defende que todos os casais são únicos e, que por isso mesmo, todos os casamentos também o deveriam ser. Enquanto fotógrafa de casamentos de profissão, e observadora por natureza, várias vezes me deparei com o facto de que em Portugal os casamentos seguiam sempre uma lógica muito igual, com decorações muito iguais e logística muito “pré-feita”. As quintas apresentavam “preços pacote” e já chave na mão, mas os casamentos estavam todos cronometrados ao segundo, o que dava pouco espaço para improvisos bonitos ou para fazer valer a identidade do casal, o que lhes tirava a magia que tanto me tinha feito apaixonar pelo ele, nas reuniões anteriores ou sessões de namorados. Mas, como era o “correto” e como se faziam naturalmente as coisas, no nosso país era visto como a única maneira de se fazer casamentos.

Com a Sweet Rebel Bride queremos mostrar novas perspetivas, novas possibilidades e provar que há um formato de casamento para cada casal. Sabemos que tudo o que é novo pode causar algum impacto negativo ao princípio, mas acreditamos que estamos a fazer algo de bom e que finalmente dá a voz aos casais que querem sair um bocadinho da caixa, ou até só adicionar um twist rebelde nos seus casamentos mais tradicionais.

Assim, na nossa plataforma, partilhamos inspiração temática, inspiração com casamentos Rebel reais, histórias verdadeiras, dicas, fornecedores “fora da caixa” que possam dar vida às ideias doidas das nossas leitoras, e especialmente mensagens de força para todas as noivas que sonham com um casamento diferente e que estão a passar por momentos difíceis no seio da família e amigos por causa das escolhas que fazem.

COMO SURGIU A IDEIA QUE DEU ORIGEM À SWEET REBEL BRIDE?

Sweet Rebel Bride surgiu exatamente porque eu fui uma destas noivas que não gostava de como a tradição se processava. Não me identificava. Queria coisas diferentes e que refletissem quem éramos enquanto casal. A igreja, o vestido branco, o fato com gravata, a quinta, a abertura da pista, o cortar do bolo simplesmente não se adequavam a nós.

Quando me lancei no planeamento do meu casamento, descobri que o nosso país não estava bem preparado em termos de contactos de fornecedores mais “fora-da-caixa” e que pudessem dar vida aos nossos sonhos, e que os que estavam, em revistas e sites especializados, tinham já pacotes pré-feitos para tudo, sem margem para manobras e com uma oferta que não se adequava ao nosso sonho.

Assim, decidimos fazer tudo do zero e anotar todas as coisas, boas e más do processo de planeamento, do dia e pós-casamento, para que eu pudesse um dia partilhar a minha experiência com outras noivas que estivessem na mesma situação que eu, e, também, de forma a poder ajudá-las e facilitar-lhes um percurso que para nós tinha sido tão difícil de desbravar.

A Sweet Rebel Bride nasceu 5 meses depois do meu casamento, e depois de conseguir juntar a equipa perfeita, especializada em várias áreas, e de forma a conseguirmos cobrir uma grande variedade de assuntos, tratando cada temática com qualidade e de forma assertiva.

A Petra surgiu logo como Co-fundadora do projeto e editora. Com uma grande capacidade de criar textos inspiradores, de ir à procura de conteúdos frescos e interessantes e com um grande conhecimento no que toca a moda e estilo. É uma romântica incurável, sonhadora e com uma visão muito à frente do nosso tempo. Capaz de prever as tendências que ainda não apareceram e que me atura nos meus devaneios.

A Rita é a expert em Wedding Planning, com um grande sentido de bom gosto e capaz de “sair da caixa”, adaptando-se aos gostos dos noivos. Ela foi a minha wedding planner e, ainda que o seu estilo fosse mais tradicional, adorei a forma como lidou com as nossas ideias diferentes, o que lhe deu logo um lugar rebel na equipa. Para além disso, uma das maiores dificuldades em organizar um casamento alternativo está em lidar com aqueles que nos amam e querem o melhor para nós. A maior parte das vezes eles não concordam, ou não conseguem “ver” aquilo que projetamos em palavras, e ter uma mediadora que saiba interpretar devaneios em coisas concretas é a chave para o sucesso no seio familiar. A Rita tem essa qualidade.

A Joana é designer e um talento nato. Ela ajuda-nos muito com os artigos de inspiração de decoração, estacionário, faz freebies super úteis e lindos para ajudar as nossas noivas no planeamento dos seus casamentos e é uma princesa por natureza, apaixonada pelo amor e pela pop culture. Já me fez lacrimejar algumas vezes com as suas propostas e acredito que às nossas leitoras também.

A Madalena é a nossa coach e bridges builder. Sendo que grande parte do que motiva a Sweet Rebel Bride é dar a voz e força às noivas rebel para seguirem os seus instintos e tomarem decisões que as mantenham fiéis a elas mesmas, num país tão tradicional, uma coach na equipa dá-nos também a nós a força para nos mantermos fiéis à nossa mensagem.

Eu trabalho a nível mais emocional, conto histórias reais e dou inspiração visual às nossas noivas. Para além disso, também sou editora de conteúdos com a Petra, gerimos as parcerias da Sweet Rebel Bride e criamos as Styled Shoots que vão fazer parte do nosso core business.

COMO A SWEET REBEL BRIDE PODE AJUDAR UM CASAL A CONSEGUIR O CASAMENTO DOS SEUS SONHOS?

Quando desenhámos a Sweet Rebel Bride tínhamos já como objectivo tornarmo-nos nas wedding planners de referência para casamentos alternativos em Portugal, mas sonhávamos com esta possibilidade para daqui a um ano ou dois. Entretanto, com o lançamento da plataforma, e ao descobrirmos que a adesão tinha sido tão boa pelo número elevado de pedidos de ajuda por parte das nossas leitoras, decidimos que este sonho teria de ser trazido para o presente. Assim, estamos neste momento a trabalhar na construção de pacotes de “Rebel Wedding Planning”, que vão sair muito em breve. Estamos muito entusiasmadas com a ideia e mal podemos esperar para ter este serviço lançado ao mundo!
Para já, estamos concentradas em consolidar a marca através do blogue, com artigos de inspiração, com casamentos reais de leitoras rebel que partilham connosco como foi o seu dia, com mensagens de força para todos os casais que estão a passar um mau bocado durante o planeamento, com photo-shoots concebidas por nós, e com a partilha/apresentação dos nossos parceiros, que já podem fazer muito pelos nossos noivos/leitores enquanto ainda não nos lançámos. Assim, a nossa ajuda para já é online, mas em breve será física e na construção de casamentos que encaixem exatamente com a personalidade dos nossos leitores.

Muito em breve, aqueles que acabavam por ir a Las Vegas para terem o seu casamento alternativo agora não têm de ir tão longe para fazerem valer aquilo em que acreditam. Las Vegas pode ser aqui no nosso país, com as pessoas certas a cuidarem de tudo. Nós temos esse objetivo.

QUAL O TIPO DE PESSOAS QUE PROCURA O SWEET REBEL BRIDE?

O nosso público alvo são noivos rebel ou fornecedores capazes de sair “fora da caixa”. Acredito que os três (nós, os casais que nos lêem e os nossos fornecedores) somos os ingredientes para um dia inesquecível.

Passo a explicar quem são então os nossos casais rebel:

• Noivas que pensam pela própria cabeça;
• Noivas portuguesas (ou não) que se querem casar em Portugal;
• Noivas que querem fugir ao que é tradicional e que questionam a forma como os casamentos são realizados, procurando a sua própria solução;
• Noivas que se sentem alienadas pela indústria e oferta existente para casamentos, dos negócios aos serviços, e das revistas ao websites;
• Noivas apaixonadas por fotografia, arte, comida e decoração;
• Noivas que não veem limites de idade ou de relação, se há filhos ou não, e que ainda assim querem realizar o seu casamento de sonho;
• Noivas que querem que a sua paixão pelos livros do “Harry Potter”, pelo “Star Wars”, por gatos ou por unicórnios, faça parte do seu tema de casamento. Porquê? Porque sim!
• Noivos LGBT (Lesbian, Gay, Bisexual e Transgender), de diferentes etnias, geeks, pinups, tatuadores, hipsters, ateus, feministas, músicos e artistas, e quaisquer pessoas que não se revejam no rótulo “casal tradicional”;
• Noivas que não têm medo de ser elas próprias, sempre e em qualquer lugar, especialmente no dia do seu casamento.

Quanto aos nossos fornecedores:

• Organizadores de casamento que conhecem bem a indústria, que têm recursos e parceiros que levam um casamento ao nível do sonho perfeito;
• Ilustradores, designers, tatuadores;
• Artistas em geral que estão em pulgas para conhecer noivos a quem vão poder surpreender com algo único e que só existirá no seu casamento;
Chefs, caterers e entendedores de comida e vinhos que não acreditam em caterings sem um twist;
• Espaços que estão longe de entrar nos Top 100 Locais de Casamento e que, por isso mesmo, entram no nosso Top 100 (alguns que talvez nunca antes tenham recebido um casamento) e que adoravam entrar numa rota de casamentos diferentes;
• Especialistas em “DIY” (Do it Yourself) que fazem, à mão, elementos absolutamente fabulosos como livro de convidados, centros de mesa, convites, flores, decorações, etc.;
• Músicos e DJs que sabem o que é boa música;
• Fotógrafos e videógrafos que vão contar a história dos noivos com toda a magia que ela merece;
• Pensadores, sonhadores e criadores ativos e criativos que não têm medo de fazer as coisas de forma diferente.

QUE TIPO DE SERVIÇOS É QUE A SWEET REBEL BRIDE OFERECE?

Para já, inspiração, dicas, casamentos reais e fornecedores rebel de luxo que os nossos casais podem contactar. Num futuro próximo, wedding planning alternativo e algumas surpresas que temos escondidas!

QUAL O MANIFESTO DA SWEET REBEL BRIDE?

A Sweet Rebel Bride:

* Existe para apoiar casais únicos que querem o seu casamento à sua maneira e que, com todo o respeito, ignoram o que a sociedade dita como “a tradição”;
* Dá voz a casais que sofreram “bullying” por parte de amigos e família devido às suas escolhas “fora da caixa”. A Sweet Rebel Bride existe para lhes dizer que NÃO FAZ MAL ser diferente, e querer ter, ou até criar, algo “fabulasticamente” único no dia do seu casamento;
* Adora casais tradicionais que queiram acrescentar algo de único e diferente ao seu dia especial;
* Quer explodir de inspiração, casamentos reais, e styled shoots, para que qualquer casal, rebel ou tradicional, encontre ideias novas e entusiasmantes que deixem a tradição com ciúmes;
* Quer trazer uma longa e bonita lista de fornecedores nacionais e internacionais que ajudem casais rebel a organizarem os seus casamentos de sonho de uma forma realista;
* Está focada para casamentos que acontecem em Portugal, (de portugueses e estrangeiros que escolhem o nosso país) mas está de coração aberto para chegar a todo o mundo;

srb-logo

                

Sugiro que leias este artigo, em que a Ana Luísa partilha a história do seu casamento “alternativo”, assim como algumas das suas fotografias. Muito inspirador!

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This