Crepes s/glúten + livro “Brunch”

Receitas
16 Fev, 2016

O conceito de brunch está claramente na voga. Esta refeição de origem britânica, que se baseia numa junção de pequeno-almoço + almoço (breakfast + lunch = brunch), é, na minha opinião, uma das melhores invenções do mundo gastronómico.

Em geral, o brunch reúne uma diversidade de pratos. É uma refeição em que vários alimentos, distintos entre si, dançam e se misturam entre eles, resultando numa combinação de texturas e sabores estranhamente deliciosa.

Para além do prazer que é desfrutado com toda a comida, o brunch é também caracterizado pela companhia que se reúne à volta da mesa, tornando esta experiência numa maneira maravilhosa de se passar uma relaxada manhã de fim-de-semana.

A liberdade de criação que o brunch proporciona é vasta, contudo, o melhor é teres à mão um livro que te ofereça alguns princípios orientadores. Idealmente, as receitas deverão ser simples, rápidas de preparar e, claro, cheias de sabor. Um bom exemplo, que reúne todas estas características, é o livro “Brunch” que acaba de ser lançado, e que conta com a assinatura, tanto na criação de receitas como na fotografia, da Joana Limão – blog Lemonaid.

“Brunch” inclui uma série de receitas, absolutamente apelativas e simples, perfeitas para quem procura preparar brunches de comer e chorar por mais! Alguns exemplos das receitas que podes encontrar neste livro são: “crackers de sementes e ervas”; “frittata de abóbora, cebola-roxa e rúcula”; “bolo de banana e framboesas”; “trufas cruas de cenoura e côco”; “parfait de banana”; entre muitos outros.

brunch livro

Uma das minhas receitas preferidas, do livro “Brunch”, é a dos “Crepes s/glúten”, que a Joana muito gentilmente decidiu partilhar connosco. Aqui fica a receita:

 

CREPES S/ GLÚTEN

(8-10 unidades)

2 ovos
2 colheres de sopa de mel
1/2 chávena de farinha de arroz
1 pitada de sal
1 chávena de leite de amêndoa, ou outro
2 colheres de sopa de ghee, ou manteiga derretida

– Bata os ovos com o mel, junte a farinha e o sal e envolva bem com uma vara de arames. Adicione o leite e quase todo o ghee, continuando a mexer até obter uma massa líquida e suave.

– Pré-aqueça uma frigideira antiaderente. Verta o ghee que sobrou e absorva o excesso com papel de cozinha. Coloque uma concha de massa na frigideira e agite-a bem, para que a massa se espalhe uniformemente.

-Quando o crepe mostrar bolhinhas na superfície e estiver dourado à volta, está na altura de o virar e deixar que coza mais um minuto. Repita o processo até acabar a massa.

 

Bom apetite!

 

(Receita e fotografias por Joana Limão)

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This