Como permanecer saudável e linda enquanto viajas

Beleza, Viagens
31 Out, 2013

Healthy-on-the-roadPara mim viajar é uma das melhores experiências que a vida tem para oferecer. Conhecer novos lugares e paisagens, mergulhar numa cultura diferente da nossa e absorver a sabedoria de pessoas que por mais distintas que possam parecer, respiram o mesmo ar que nós respiramos. Tudo é novo. Tudo é fascinante. E cada momento torna-se numa aventura cheia de instantes mágicos que irão fazer parte da nossa história.

No entanto, esta descrição tão romântica pode-se tornar num verdadeiro pesadelo quando o nosso corpo decide não adaptar-se ao novo lugar (acredita, minha querida, que se neste momento eu estivesse com uma bruta diarreia estas palavras tão bonitas nem sequer passariam pela minha cabeça!). E não há nada pior do que estar doente num lugar estranho, com médicos que por vezes nem falam o mesmo idioma que tu e que te mandam tomar medicamentos que desconhecem o nome (yep, eu sei o que isto é). Ah, e esquece ficares bem nas fotografias, nem que uses todos os filtros do Instagram.

Como pudeste ler no meu último artigo (clica aqui caso não o tenhas lido), o nosso corpo gosta de rotina e por mais que a tua mente adore a ideia de viajar acredita que o teu corpo já não é da mesma opinião. E para que consigas tirar o máximo proveito da tua viagem convém que cuides do teu corpo com muito carinho e lhe dês – dentro do possível – aquilo a que ele está habituado.

Muitas pessoas perguntam-me como consigo viajar tendo um estilo de vida tão específico e, de certa maneira, estrito. A verdade é que é muito mais fácil do que o que tu possas pensar.

O meu seguredo é simples: planeamento.

É tudo uma questão de te organizares e planeares com antecedência. Estive a reunir alguns dos truques que tenho aprendido com as minhas viagens de maneira a poder partilhá-los contigo para que na tua próxima viagem te sintas absolutamente linda e “fabulástica”.

1. ESTUDA OS RESTAURANTES E SUPERMERCADOS ANTES DE PARTIRES
Este é o truque que mais te vai ajudar. Uns dias antes da viagem procura na internet que tipo de restaurantes e supermercados é que existem à volta do lugar onde vais ficar. Dessa maneira já tens uma ideia dos alimentos que facilmente vais encontrar e quais os restaurantes que servem o tipo de comida que se alinha com a tua alimentação (recomendo-te que leias o meu artigo sobre “Como comer saudável em qualquer restaurante“). Por exemplo, podes ir ao supermercado comprar os ingredientes que vais precisar para o teu pequeno-almoço e pedir para deixá-los no frigorífico do hotel (faço isso várias vezes) ou se for fruta podes deixá-la no quarto.

2. LEVA CONTIGO OS ALIMENTOS QUE NÃO VAIS CONSEGUIR ENCONTRAR
A não ser que vás para o meio do deserto ou para uma ilha remota, em quase todos os lugares consegues encontrar alimentos que não sejam tão convencionais, como o leite de aveia ou amêndoa, flocos de aveia, pão integral de cereais, etc. Imagina que até nos Himalaias eu encontrei leite de amêndoa! No entanto, se não sabes se vais conseguir encontrar alimentos que são essenciais para ti o ideal é que os leves contigo. Ias-te rir se desses uma vista de olhos à minha mala quando viajo. Mais do que roupa, tem coisas como pacotes de leite de aveia, chocolate (encontras a receita aqui), stevia, barrinhas energéticas caseiras (encontras a receita aqui), tâmaras e até tupperwares com espinafres e bananas para fazer batidos verdes.

3. COMEÇA BEM O DIA
Um bom truque é começares o teu dia com um bom pequeno-almoço. Se logo na primeira refeição do dia decides atacar o buffet do hotel em vez de prepares o teu próprio pequeno-almoço, as probabilidades de que consigas permanecer com uma alimentação “limpa” e saudável durante o resto do dia são muito poucas. Podes comer um bom prato de fruta do buffet do hotel ou então preparar o teu próprio pequeno-almoço no quarto.

4. LEVA CONTIGO SNACKS PARA COMER DURANTE O DIA
Este truque também é muito importante. Sais do hotel satisfeita com o teu mega pequeno-almoço, mas de repente a meio da manhã (ou da tarde) ficas com fome e à volta não existe nenhum lugar que tenha nada daquilo que queiras comer. A probabilidade de que ataques um pão com queijo, um croissant ou o que quer que seja que haja no lugar onde estás, é muita alta. Por isso o melhor é levares contigo umas frutas, umas barrinhas energéticas que tenhas preparado em casa (aqui encontras a receita) ou uns frutos secos. Evita mesmo comer “porcaria”.

5. ESCOLHE BEM OS LUGARES ONDE VAIS ALMOÇAR E JANTAR
No caso de ires a restaurantes recomendo mesmo que leias o meu artigo sobre “Como comer saudável em qualquer restaurante“. Quando viajo sozinha torna-se mais fácil, pois vou a lugares que têm exatamente a comida que procuro. O que gosto de fazer é ir a esses restaurantes/cafés, pedir comida e depois ir comer para algum jardim que haja à volta. Outra opção que faço bastante para o jantar é ir a um supermercado (de preferência biológico), comprar ingredientes para uma boa salada e comê-la no quarto do hotel. Viajar com mais alguém torna-se um pouco mais complicado pois também tens de te adaptar às escolhas das outras pessoas. No entanto, e como podes ler no artigo que te recomendei, em qualquer restaurante consegues encontrar um prato que se alinhe com a tua alimentação.

6. DORMIR BEM
A qualidade do teu sono vai determinar o estado em que te vais encontrar no dia seguinte e terá um impacto direto no teu sistema imunitário. Quanto menos dormires, mais as tuas defesas enfraquecem e isso é extremamente importante durante uma viagem em que o teu organismo poderá estar um pouco mais debilitado. Eu sei que por vezes é difícil verdadeiramente descansar fora de casa mas tenta mesmo fazê-lo, nem que isso signifique ires para a cama um pouco mais cedo do que o habitual.

Alimentares e cuidares do teu corpo durante uma viagem é fácil desde que planeies bem como o vais fazer. E não há nada melhor do que poder disfrutar de um novo lugar – como o estou a fazer agora – estando bem nutrida, descansada e tranquila. Acredita que a experiência será muito mais rica e o teu corpo agradecerá.

Partilha este artigo no Facebook.

 

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This