Como o método pilates te pode ajudar a conseguir um corpo elegante e sem gordura

Exercício físico
18 Out, 2015

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O pilates é um tipo de exercício físico, baseado no controle muscular, que nos últimos anos tem vindo a ganhar uma enorme popularidade. Aliás, celebridades como Kate Hudson, Cameron Diaz e Madonna são algumas das grandes fãs do pilates, assegurando que é através deste método que conseguem o corpo tão elegante e tonificado que têm.

Para além dos maravilhosos benefícios estéticos que o pilates oferece, como um corpo esguio, forte e extremamente feminino; este método promove também a consciência corporal, algo tão importante e tão frequentemente esquecido nos dias que correm. Há também quem recorra ao pilates como método de prevenção e reabilitação, como por exemplo problemas na coluna ou osteoporose.

De maneira a poderes ficar a conhecer melhor as maravilhas que o método pilates te pode proporcionar, a fantástica professora de pilates Thais Caniceiro, do Pilates Studio-Thais Caniceiro, inserido no Clube VII, disponibilizou-se para nos esclarecer algumas questões acerca deste método.

 

EM QUE CONSISTE O MÉTODO PILATES?

O método pilates é um método de condicionamento físico e mental desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, no início do séc XX. Os exercícios podem ser realizados em equipamentos específicos, criados por Joseph Pilates, ou também no solo, mais conhecido como MAT (colchão). Durante a prática, é realizada uma enorme variedade de movimentos, com um pequeno número de repetições, exigindo assim uma grande concentração por parte do aluno para que os movimentos sejam fluidos e precisos. O método trabalha no alinhamento corporal, para melhorar a postura, desenvolvendo ao mesmo tempo força e flexibilidade, e também na coordenação destes com a respiração completa e profunda.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PILATES?

Aumento da consciência corporal; melhoria da postura e alinhamento do corpo; aumento da força e flexibilidade; melhoria do equilíbrio; desenvolvimento da concentração; melhoria da função cardiorrespiratória; redução da tensão associada ao stress; melhoria da memória; melhoria do sono. Para além deste benefícios, o pilates também ajuda na perda de gordura localizada, especialmente à volta da cintura, pernas e glúteos; redução da celulite, deixando as pernas mais firmes e tonificadas; e, uma barriga lisa e definida, em poucas sessões!

DE QUE MANEIRA O PILATES PODE AJUDAR NA PERDA DE PESO E GORDURA LOCALIZADA?

O método pilates, associado a uma dieta saudável e horas de sono suficientes, ajuda na redução do estado de ansiedade que pode desencadear o aumento de peso. Promove a drenagem linfática e a eliminação de toxinas acumuladas no organismo, através da combinação de diferente tipos de contrações musculares, combinadas com a respiração. O resultado é um corpo mais tonificado, mais alongado e mais elegante.

O PILATES É ATUALMENTE CONSIDERADO UM DOS MELHORES TIPOS DE EXERCÍCIO FÍSICO, PRINCIPALMENTE PARA AS MULHERES. A QUE SE DEVE TAL OPINIÃO?

O método Pilates beneficia tantos os homens como as mulheres, mas há uma maior procura por parte das mulheres, uma vez que promove um corpo esguio e equilibrado, em termos de volume muscular, e a melhoria da postura que tanto as preocupa.

QUANTAS VEZES POR SEMANA SE DEVE PRATICAR PILATES, DE MODO A SENTIR E NOTAR RESULTADOS?

Se o método for complementado com outras atividades, uma vez por semana pode ser suficiente, dependendo do estado de condicionamento e objetivos de cada aluno. Para pessoas sedentárias, ou que procuram o método pilates para reabilitação de alguma lesão ou desconforto, eu recomendo de duas a três vezes por semana.

ULTIMAMENTE TEM HAVIDO UM NOTÓRIO AUMENTO DE PROFESSORES DE PILATES. NO ENTANTO, QUAIS AS QUALIFICAÇÕES QUE UMA PESSOA DEVE TER EM CONTA NA HORA DE SELECIONAR UM BOM PROFESSOR?

Quando decidimos começar a praticar o método Pilates, nem sempre é fácil escolher para onde vamos, mas normalmente os ginásios que possuem um estúdio para aulas individuais e aulas de grupo, são aqueles que têm uma equipa mais bem treinada e preparada para trabalhar com este método. O facto de terem uma formação que lhes permita trabalhar com os equipamentos e com os exercícios de solo, garantem um maior conhecimento, compreensão e domínio do método.

 

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Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

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