Como este tipo de treino pode transformar o teu corpo e mente

Exercício físico
1 Fev, 2016

Confesso que sempre tive algum preconceito em relação a determinados tipos de treino físico. Sendo uma praticante de yoga há mais de 10 anos e estando habituada a este estilo de exercício, fez com que percepcionasse muitos outros como sendo desadequados ou desindicados a quem procura um corpo forte e saudável.

O principal problema relacionado com determinados modalidades de exercício físico, como por exemplo aquelas que são oferecidos na maioria dos ginásios, é que nem sempre respeitam as limitações e necessidades que o corpo apresenta. A maior preocupação parece ser a de satisfazer os desejos da mente/ego, que quer uma determinada aparência e imagem corporal, em vez de ser a de ir ao encontro do que o corpo está realmente a precisar naquele preciso momento.

Um corpo verdadeiramente bonito é aquele que possui uma energia vital forte, abundante e a fluir livremente.

Segundo correntes da medicina natural, o principal objetivo do exercício físico é o de contribuir para o movimento e aumento da energia vital que existe em cada um de nós. Para o conseguires, precisas mover o teu corpo, através de diversos exercícios, respeitando sempre a condição em que te encontras naquele instante – por exemplo, se te sentes mais cansada faz um tipo de exercício mais relaxante e que te revitalize, se te sentes mais preguiçosa e lenta um que te desperte e ative. Quanto aos benefícios estéticos, estes são apenas um efeito secundário, embora obviamente muito bem-vindos!

Se procuras ter um corpo forte, saudável e cheio de energia, precisas encontrar um estilo de exercício físico que promova precisamente esse aumento da tua energia vital, que por sua vez se traduzirá numa otimização das funções do teu corpo, como ter mais força, resistência, flexibilidade e vigor. É igualmente importante que seja um tipo de exercício que te motive e dê prazer ao fazê-lo.

Como o Crossfit te pode ajudar a conseguir um corpo e mente fortes

O tal preconceito, em relação a outros géneros de exercício físico, fez com que nunca tivesse sentido qualquer interesse em experimentar a nova tendência dos ginásios: o Crossfit. Associava este tipo de treino àqueles homens e mulheres hiper musculados e como sendo algo masculino, agressivo, prejudicial ao corpo e em nada favorável à sua energia vital.

No entanto, a minha opinião mudou no momento em que, ao passar pela Park Crossfit Box do Clube VII, vi um grupo de homens e mulheres da terceira idade muito contentes a treinar. Fiquei a observar a aula durante alguns minutos e apercebi-me do notório entusiasmo e motivação que eles expressavam, enquanto pegavam em pesos, barras e caixas e faziam exercícios que talvez não imaginassem ser capazes de fazer. De modo algum pareciam cansados ou desgastados e desde logo apercebi-me que o professor estava sempre atento, andando à volta deles a adaptar cada exercício às necessidades e limitações de cada um. Que máximo!

A minha curiosidade fez-me querer saber mais sobre aquele tipo de exercício físico que tanto entusiasmo anda a gerar, inclusivamente em pessoas da terceira idade!

Em suma, o Crossfit baseia-se num programa de força e condicionamento físico que utiliza movimentos funcionais variados, em alta intensidade, com o objetivo de otimizar as tuas competências físicas. Estas competências, ou valências, são:

  • Resistência cardiovascular e respiratória
  • Vigor
  • Força
  • Flexibilidade
  • Poder
  • Velocidade
  • Coordenação
  • Agilidade
  • Equilíbrio
  • Precisão

Quando devidamente adaptado à tua condição física, o Crossfit pode ser uma ferramenta extraordinária para te ajudar a conseguir um corpo jovem, forte e cheio de vitalidade. E, apesar de se encontrar algo associado a corpos atléticos e musculados, isso não tem porque acontecer. De facto, o Crossfit pode ser utilizado para esse fim, mas tudo irá depender da intensidade e frequência dos treinos que fizeres.

O Crossfit também tem um forte impacto a nível mental, pois tu estás constantemente a desafiar as tuas próprias limitações. Aliás, não é por acaso que um dos lemas da Park Crossfit Box é precisamente: “a grandeza é a mente sobre o corpo”. Quando enfrentas as limitações que a tua mente tem acerca do teu corpo e as transcendes, tu aperceber-te que o teu corpo tem o potencial para ir onde a mente quiser, ou seja, “mente sobre o corpo”.

De maneira a usufruíres de um bom treino de Crossfit, que seja seguro e de qualidade, é essencial que sejas orientada por professores devidamente qualificados neste tipo de exercício físico. A Park Crossfit Box, no Clube VII, é uma box afiliada da CrossFit® e todos os treinadores são certificados na modalidade.

Fica aqui o vídeo de apresentação da Park Crossfit Box do Clube VII.

 

O Clube VII está a oferecer 10 convites gratuitos* para ires experimentar uma aula de Crossfit. Para receberes o teu, clica aqui e envia-me uma mensagem.

 

*- estes 10 convites serão oferecidos às primeiras 10 pessoas a enviarem o pedido/mensagem.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This