Como ficar com dentes fortes e saudáveis em apenas 5 minutos

Beleza, Saúde
22 Jul, 2014

A técnica que hoje quero partilhar contigo chama-se “oil pulling” e tem as suas raízes na medicina ayurvédica (medicina tradicional indiana). É usada há milhares de anos e é considerada uma das técnicas mais potentes a nível de desintoxicação de todo o organismo, mas principalmente da boca. Consiste num truque caseiro simples, rápido e extremamente eficaz que vai deixar as tuas gengivas e dentes fortes e saudáveis, limpando-os em profundidade e deixando-os mais brancos e brilhantes. Ah, e, também, um hálito agradável!

Eu experimentei esta técnica, por primeira vez, há uns anos atrás quando comecei a sentir um mau sabor/cheiro que provinha de um dente. Fui ao dentista e ele disse-me que estava tudo bem, mas a verdade é aquele sabor desagradável persistia. Lembrei-me da existência do “oil pulling” e decidi experimentar. Garanto-te que em menos de uma semana, o sabor tinha desaparecido por completo e nunca mais voltei a senti-lo! Desde então que recomendo o “oil pulling” a pessoas que se queixam de mau hálito e outro problemas crónicos da boca, ou que simplesmente procuram ter dentes fortes e saudáveis. Outro efeito que noto, sempre que recorro a esta técnica, é que os meus dentes ficam mais brancos e brilhantes.

Os principais benefícios do “oil pulling” consistem no fortalecimento dos dentes e gengivas, redução da “placa”, mau hálito, gengivite e no alívio do sangramento de gengivas.

A boca é a parte do nosso corpo que se encontra mais vulnerável aos microrganismos patogénicos. Tanto o ar como a comida que ingerimos contém bactérias que, juntamente com as que já possam existir na nossa boca, podem desencadear reações que conduzem a uma série de sintomas e problemas bocais, como gengivite, sensibilidade dentária, sangramento das gengivas, “placa”, cáries, cavidades dentárias, mau hálito, entre outros. Para além de que, no caso destes microganismos patogénicos não serem devidamente removidos, podem proliferar para outras partes do corpo, através do sistema digestivo, e desenvolver outro tipo de problemas.

Em muitos casos, o mau hálito é provocado pelo cheiro que provém dos subprodutos das bactérias que se encontram na boca.  Logo, se tu te livras das bactérias, livras-te também do mau hálito.

Estas bactérias, presentes na boca, criam uma espécie de “biofilme” nos dentes , que consiste numa camada fina onde as bactérias se aderem, dando origem à conhecida “placa”.  Quando mexes bem o óleo dentro da tua boca, as bactérias ficam presas nas moléculas de gordura que constituem o óleo e dissolvem-se. Estas gorduras também ajudam a remover manchas no esmalte que se encontram resistente à água e pasta dentífrica. Desta maneira, esta técnica consegue diminuir o nível de toxicidade potencialmente presente na tua boca, reduzindo, consequentemente, os sintomas que te possam estar a incomodar – como o mau hálito ou problemas dentários.

O “oil pulling” consiste num enxague bocal com óleo, de primeira pressão em frio, de sésamo, girassol ou côco durante cinco minutos e logo ao despertar.

Os óleos mais recomendados para o “ oil pulling” são: sésamo, girassol, côco e azeite (todos necessitam ser biológicos e “primeira pressão em frio”). Apesar de, tradicionalmente, a medicina ayurveda preferir os óleos de sésamo e de girassol, o óleo de côco tem vindo a demonstrar resultados superiores devido às suas fortes propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas e antisépticas – para além de que este óleo tem um sabor muito melhor!

Procedimento:

  • Em jejum, logo ao despertar, coloca 1 colher de sopa de óleo de côco na boca (no caso de estar sólido, irá derreter-se em segundos) e “bochecha-o”, passando pela língua, gengivas e dentes durante 5-10 minutos. O ideal é fazê-lo enquanto tomas banho e te vestes, pois não sentes tanto o tempo a passar!
  • Quando terminares, cospe completamente o óleo, enxagúa a boca com água e lava os dentes.

É muito importante que não gargarejes nem engulas o óleo, pois encontra-se cheio de toxinas.

Enquanto estás a “bochechar” o óleo, os músculos maxilares e faciais estão a trabalhar bastante (o que é ótimo, porque fortalecem-se e tornam-se menos flácidos), logo se começares a sentir dor ou cansaço é porque poderás estar a fazê-lo com muita força e muito rápido. Basta que o faças suavemente.

O ideal é que faças o “oil pulling” durante, pelo menos, 30 dias. No entanto, a maioria das pessoas admite notar resultados após cerca de 10 dias.

Partilha no Facebook esta técnica tão simples e eficaz para se conseguir dentes fortes e saudáveis.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This