Como comer saudável em qualquer restaurante

Saúde
2 Set, 2013

Será realmente possível comer saudável em qualquer restaurante?

Muita gente acha que adotar uma alimentação saudável implica deixar de ir a restaurantes. No entanto, isto não é de todo verdade. Aliás, frequentemente vou a restaurantes e não costumo ter nenhum problema em pedir pratos que estejam alinhados com os meus princípios de alimentação.

Comer fora de casa é fácil quando se tem o conhecimento certo. Neste artigo partilharei contigo os meus truques e dicas que te ensinarão a comer saudável em qualquer restaurante.

1.EVITA RESTAURANTES FAST-FOOD


Na minha opinião, restaurantes fast food não são restaurantes e o que eles vendem não é comida! Por isso, o melhor que tens a fazer é evitares estes lugares. No entanto, no caso de teres mesmo que ir a um, aqui está o que podes fazer: pede uma salada sem molho (podes pedir um pouco de sumo limão por cima da salada). Se uma porção não for suficiente, pede duas ou mais até ficares satisfeita.

ANALISA O MENU


A primeira coisa que tens que fazer é dar uma olhadela geral no menu para teres uma ideia sobre todas as opções. Foca-te principalmente nas “saladas”, “entradas” e, no caso de comeres alimentos de origem animal, “peixe”.

COME UMA SALADA EM PRIMEIRO LUGAR


Sugiro que comeces por uma salada de vegetais crus, uma vez que dá um aporte extra de enzimas contribuindo para o processo digestivo. Podes escolher a salada que preferires e depois juntar, substituir or retirar qualquer ingrediente que queiras. Por exemplo, se a salada que preferes tiver atum enlatado ou salmão fumado, por exemplo, podes pedir para substituir por abacate, queijo de cabra ou simplesmente retirar esses ingredientes. Uma dica para os molhos: pede para temperar apenas com sumo de limão e sal marinho.

VEGETAIS, VEGETAIS, VEGETAIS


Se te centrares nos pratos de vegetais, estarás no caminho certo. Nas “entradas” há sempre uma opção de vegetais e mesmo que inclua alguma carne ou pão, podes pedir para retirar ou então deixar de parte. De preferência, os vegetais devem ser crus, ao vapor, grelhados ou assados. Se pedires uma salada + entrada de vegetais já deves ficar satisfeita. No caso de ficares com fome, salta para a próxima opção.

PEIXE GRELHADO É UMA BOA OPÇÃO


No caso de achares que uma refeição de vegetais não é suficiente, um prato de peixe é uma boa ideia. Podes começar com uma salada de vegetais e depois pedir um peixe grelhado com um acompanhamento de vegetais ao vapor/assados. Tem em conta que uma posta de peixe de boa qualidade grelhada é bem melhor do que uma opção que contenha pão branco, arroz branco, massa branca ou qualquer outro alimento processado. E com um pouco de sumo de limão por cima…yum!

NÃO CHEGUES AO RESTAURANTE COM FOME


Se chegas a um restaurante com fome, a probabilidade de atacares os aperitivos, pão e manteiga – antes sequer de pedires a comida – é muita. O melhor que tens a fazer é comer alguma coisa antes de sair de casa, como um batido verde, uma sopa de legumes, uma peça de fruta ou uma salada. Desta maneira será mais fácil conseguires comer uma refeição saudável no restaurante.

TRAZ A SOBREMESA CONTIGO


Chocolate, what else?! No caso de te apetecer comer doces após a refeição, o melhor é comer uns quadradinhos de chocolate preto. Deste modo ficas contente e não serás tentada a atacar as sobremesas do restaurante – que, muito provavelmente, estão cheias de açúcar branco, ovos, farinha branca, manteiga, etc. Eu trago sempre uma barra pequena de chocolate preto comigo, apenas por precaução!

Enquanto que há restaurantes que certamente são melhores do que outros, comer saudável em qualquer restaurante é fácil quando vais preparada e sabes o que pedir e o que evitar. Tem em mente que restaurantes italianos, gregos, tailandeses e japoneses são os lugares mais fáceis para comer saudável uma vez que têm imensos pratos à base de legumes e baixos em gordura saturada.

Para concluir, a regra de ouro é: come o mais saudável que conseguires, isto é, comida não processada, sem molhos processados, açúcar, farinhas e, de preferência, que seja grelhada, cozida ou ao vapor.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

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